Menor entre valor de custo e de mercado

Um estoque pode ser avaliado usando vários métodos de valoração:

Os métodos de valoração resultam em certo valor de estoque na contabilidade. No entanto, o valor de mercado do estoque às vezes pode ser inferior ao valor do estoque na contabilidade, por exemplo, quando os preços de itens caem ou quando os itens estão quase no fim do seu ciclo de vida. Assim, o valor na contabilidade nem sempre representa mais o valor real do estoque.

As Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS) exigem, em alguns casos relatórios do valor de mercado do estoque, em vez do valor de estoque determinado pelos preços de compra originais. O valor de mercado pode fornecer uma ideia melhor sobre o valor real do estoque. O relato do valor de estoque com base nos valores de mercado e não nos preços de compra (mais altos), também é chamado de menor entre valor de custo e de mercado (LCMV).

É possível escolher revalorar ou não o valor de estoque de acordo com o valor de mercado. Assim, existem duas possibilidades:

  • Relatar o valor de estoque sem revaloração
    O valor de estoque é determinado utilizando valores de mercado. No entanto, essa valoração de mercado do estoque é somente temporária. No início do próximo período financeiro, é usado o valor do estoque original (com base nos preços de compra).
  • Relatar o valor de estoque com revaloração
    O valor de estoque é determinado utilizando valores de mercado. Depois disso, o estoque é revalorado com o valor de mercado do estoque. Assim, no início do próximo período financeiro, é usado o valor de mercado do estoque.
Nota

Em Fabricação, somente os itens finais avaliados por FTP são revalorados. Outros itens devem ser revalorados na Armazenamento.

Menor entre valor de custo e de mercado em Fabricação

No LN, é possível usar valores de mercado para valorar o estoque de itens padrão, bem como itens personalizados. Os valores de mercado podem ser inseridos na sessão Valores de mercado (whina1118m000).

Em Fabricação, execute os seguintes passos:

  1. Abra a sessão Calcular custo padrão (ticpr2210m000). Para itens personalizados no PCS, abra a sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000).
  2. Selecione a caixa de seleção Valor de estoque baseado em menor custo ou valor de mercado.
  3. Clique em Calcular.

Se o valor de mercado de um item, inserido em Valores de mercado (whina1118m000), for inferior ao preço de compra original do item, o valor de mercado será usado para calcular o preço de valoração.

Nota

Se a caixa de seleção Atualizar custo padrão e preços de valorização da sessão Calcular custo padrão (ticpr2210m000) estiver selecionada, os preços de valoração serão atualizados. É possível visualizar os preços de valoração por meio da sessão Item - Dados de custo padrão (ticpr3501m000). Nessa sessão, são relacionados dados de custo do item com várias datas de efetividade. Selecione o item para o qual deseja visualizar o preço de valoração e clique em Preços de valoração padrão, no menu Visualizações, Referências o Ações.

Se a caixa de seleção Atualizar custo padrão e preços de valorização na sessão Calcular custo padrão (ticpr2210m000) estiver desmarcada, os preços de valoração não serão atualizados. No entanto, é possível visualizar os preços de valoração por meio da sessão Item - Dados de custo (ticpr2501m000). Selecione o item para o qual deseja visualizar o preço de valoração e clique em Preços de valoração padrão, no menu Visualizações, Referências o Ações.

Para itens personalizados no PCS, é preciso usar a caixa de seleção Executar cálculo de custo real, na sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000), para determinar se os preços de valoração dos itens personalizados estão atualizados. É possível visualizar os preços de valoração na sessão Item - Dados de custo padrão (ticpr3501m000) (se a caixa de seleção estiver selecionada) ou Item - Dados de custo (ticpr2501m000) (se estiver desmarcada).

Revalorar valor de estoque

A data de efetividade do preço de valoração nem sempre é a data atual. A data de efetividade também pode ser uma data no passado. Se a caixa de seleção Preço valoriz. data anterior permitido, na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000), for selecionada, será possível escolher uma das seguintes opções para uma data no passado:

  • Última data do período anterior, de modo que a última data do período financeiro anterior seja determinada automaticamente como data de efetividade do preço de valoração.
  • Data específica, após a qual é possível inserir a data de efetividade desejada para o preço de valoração ou o custo padrão.

Se você marcar a caixa de seleção Atualizar custo padrão e preços de valorização (para itens personalizados, Executar cálculo de custo real), o valor de estoque e o custo padrão serão atualizados. Porém, se você também selecionar a opção Última data do período anterior e a caixa de seleção Reverter ao valor original de estoque no início do período atual, o valor de mercado do estoque será calculado para a última data do período financeiro anterior, mas o valor de estoque original baseado no preço de compra será obtido na data inicial do período atual. Assim, o resultado da revaloração não será mais utilizado no início do próximo período financeiro.

Nota

A possibilidade de utilizar valores de mercado em vez de preços de compra para valorar o estoque é aplicável a itens comprados. Em caso de itens fabricados, é aplicável somente a itens comprados na BOM do item fabricado. Os valores de mercado são recuperados da Armazenamento.