Programações de segmentoProgramações de segmento são programações que indicam quando as peças de montagem necessárias para o trabalho em um determinado segmento de linha devem ser entregues ao armazém de produção por encomenda. Para cada segmento em uma linha, é definido um intervalo de períodos offline. E, para cada período, é programada uma data em que as peças de montagem são necessárias. Assim, cada variante de produto cuja data de saída solicitada caia dentro de um desses períodos exige suas peças de montagem para o segmento em questão nessa data. A vantagem das programações de segmento é que as necessidades de peças de montagem podem ser determinadas diretamente a partir da programação, se somente a data de saída solicitada da variante do produto e do segmento das peças de montagem for conhecida. Compare isso com o procedimento a seguir, que se aplica se nenhuma programação de segmento for usada:
As programações de segmento são usadas para um planejamento preliminar das necessidades de peças de montagem, especialmente no futuro mais distante, ou seja, o período após o horizonte firme de alocação, mas antes do horizonte firme de demanda. No entanto, as programações cobrem todo o período do horizonte firme de demanda, incluindo o horizonte firme de alocação. As programações de segmento aparecem na sessão Programação de segmentos (tiapl4500m000). As necessidades de peças de montagem para variantes de produto cuja data de saída solicitada esteja dentro no horizonte firme de alocação são alocadas pelo Controle de montagem para cada estação de linha na sessão Criar alocações (servidor) (tiasc7240m001). As necessidades de peças de montagem de variantes de produtos cuja data de saída solicitada caia no horizonte firme de demanda são calculadas pela sessão Calcular necessidades de peça montagem (tiapl2221m000) por segmento e para um intervalo de variantes de produto de uma vez. Esse é um cálculo simplificado com alta performance para grandes volumes. O horizonte firme de alocação é definido nos detalhes da sessão Parâmetros de controle de montagem (tiasc0100m000). O Horizonte de demanda é definido nos detalhes da sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0500m000). As programações de segmento são determinadas como segue:
Exemplo Imagine uma linha de montagem e períodos de planejamento com as seguintes características:
Se os segmentos forem compensados, o tempo de compensação do segmento A será de 5 dias. O tempo compensação do segmento B será de 3 dias. Agora, os tempos de compensação desses segmentos serão adicionados às horas iniciais dos períodos de planejamento. Assim, para o período de planejamento 1 e segmento A, um novo período será criado, começando em 6 de janeiro, à 00:00:00, que é o primeiro momento após o tempo de compensação de 5 dias do segmento A, adicionado a 1° de janeiro, à 00:00:00. O segundo período começa em 13 de janeiro, à 00:00:00, porque esse é o primeiro momento após o tempo de compensação de 5 dias do segmento A, adicionado ao início do período de planejamento 2, em 8 de janeiro, à 00:00:00. Assim, o primeiro período terminou em 12 de janeiro, às 23:59:59. Para o período de planejamento 1 e segmento B, um novo período será criado, começando em 4 de janeiro, à 00:00:00, porque esse é o primeiro momento após o tempo de compensação de 3 dias do segmento B, adicionado a 1° de janeiro, à 00:00:00. O segundo período começa em 11 de janeiro, à 00:00:00, que é o primeiro momento após o tempo de compensação de 3 dias do segmento B, adicionado ao início do período de planejamento 2, em 8 de janeiro, à 00:00:00. Assim, o primeiro período terminou em 10 de janeiro, às 23:59:59. Agora, se você tem uma variante de produto com data de saída solicitada em 12 de janeiro, essa data cai no período I do segmento A, mas no período II do segmento B. Assim, as peças de montagem necessárias no segmento A são exigidas na data inicial do período de planejamento I, que é 1° de janeiro. As peças de montagem necessárias no segmento B são necessárias na data inicial do período de planejamento II, que é 8 de janeiro. Consulte a figura a seguir, em que a data de 12 de janeiro está marcada com um X.
Nota Visto que os períodos dos segmentos começam em algum ponto no futuro, ocorre um problema quando a data de saída solicitada de uma variante do produto é antes do primeiro período de um segmento. No exemplo anterior, quando a data de saída solicitada é, por exemplo, 3 de janeiro. Essa situação, é claro, não é normal, porque implica que você tem um acúmulo, mas é uma situação que pode ocorrer. Para lidar com esse problema, o primeiro período não tem data inicial. Assim, se você visualizar a programação, verá que o campo Data de saída planejada De está vazio quando o registro exibe os dados do primeiro período de um segmento. Assim, a Data programada desse registro se aplica a todas as necessidades de peças de montagem até a Data de saída planejada Até. É importante que a sessão Calcular necessidades de peça montagem (tiapl2221m000) use a programação mais atualizada. Vários tipos de alterações exigem uma atualização. Às vezes, a sessão Calcular necessidades de peça montagem (tiapl2221m000) detecta essas alterações e atualiza a programação automaticamente. No entanto, às vezes, a atualização deve ser realizada manualmente. É possível atualizar a programação manualmente por meio do comando Atualizar no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Programação de segmentos (tiapl4500m000), ou selecionar a caixa de seleção Atualizar programações de segmento na sessão Calcular necessidades de peça montagem (tiapl2221m000) para aplicar uma atualização quando a sessão for executada. A programação deve ser atualizada nos seguintes casos:
| |||