Visão geral de designadores de referência

No LN, um ou mais designadores de referência podem ser vinculados aos itens em uma lista de material (BOM) ou em uma linha de EBOM para indicar onde os itens devem ser inseridos no item principal.

Designadores de referência e (E)BOM

Para isso, faça o seguinte:

  • Vincule um único designador de referência a uma única linha de (E)BOM.
    Um ou mais itens idênticos na linha de (E)BOM têm o mesmo designador de referência.
  • Vincule vários designadores de referência a uma única linha de (E)BOM.
    Os itens idênticos em uma linha de (E)BOM têm diferentes designadores de referência.
  • Vincule um único designador de referência a várias linhas de (E)BOM.
    Itens diferentes em várias linhas de (E)BOM têm o mesmo designador de referência.
  • Vincule um único designador de referência a várias linhas de (E)BOM que contêm o mesmo item.
    Em outras palavras, os itens idênticos em várias (E)BOMs têm o mesmo designador de referência.

É possível vincular designadores de referência a itens na BOM, bem como a itens de engenharia na EBOM. Os procedimentos a seguir descrevem como vincular designadores de referência no LN:

  • Em EBOMs, é possível usar Alteração maciça de BOM (MBC) para adicionar, excluir ou substituir itens (de engenharia) na EBOM. Se houver designadores de referência vinculados aos itens da EBOM, também é possível adicionar, excluir ou substituir os designadores de referência.
  • É possível visualizar e manter designadores de referência para linhas de material estimado da ordem de produção na sessão Designadores de referência por material estimado (ticst0106m000), que pode ser iniciada na sessão Materiais estimados (ticst0101m000).
  • Se você tiver definido designadores de referência para linhas de (E)BOM, eles estarão automaticamente presentes na sessão Designadores de referência por material estimado (ticst0106m000). Também é possível definir novos designadores de referência para o material estimado.

Os passos da operação, que fazem parte do microrroteiro, são vinculados à operação de roteiro na sessão Passos da operação (tirou1105m000). Um passo da operação pode conter um designador de referência.

É possível vincular informações de passos aos passos da operação, por exemplo, os procedimentos e as instruções de trabalho. Essas informações, que também podem estar relacionadas ao designador de referência, são impressas nas notas de operação e podem ser usadas por operadores na produção por encomenda para executar o seu trabalho. Nas instruções, é possível explicar, por exemplo, como o trabalho deve ser realizado ao montar um item específico no local indicado pelo designador de referência.

Nota

As instruções serão impressas nas notas de operação somente se o campo Imprimir instruções na sessão Centros de trabalho (tirou0101m000) for Sim.

Se houver designadores de referência definidos na (E)BOM de um item (de engenharia) serializado, eles estarão presentes na estrutura as-built da sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000). O ERP cria uma linha de componente as-built separada para cada designador de referência. No caso de designadores de referência, mesmo para um componente não serializado na (E)BOM, são criadas linhas de componentes as-built separadas. É possível visualizar, manter e adicionar designadores de referência.