Procedimento de reconhecimento de receita temporária em Controle de projeto (PCS)

Este tópico descreve os passos para calcular o CPV e a receita temporários para um projeto PCS.

Passo 1.  Detalhes do projeto (tipcs2130m000)

Na sessão de detalhes Detalhes do projeto (tipcs2130m000), é preciso determinar no campo Método POC que método é usado para calcular a Percentagem de conclusão (POC) do projeto PCS. A POC selecionada é usada para calcular o CPV e a receita temporários.

Na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000), também é possível selecionar um método de POC. Esse método é utilizado como valor padrão nos detalhes do projeto PCS gerados a partir de uma linha de ordem de venda, usando a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000).

Passo 2.  Calcular CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3290m000)

Para realmente calcular o CPV e a receita temporários para um ou mais projetos PCS, é preciso executar a sessão Calcular CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3290m000). O LN executa os seguintes passos:

  1. Os custos reais do projeto PCS são calculados até a Data de referência, mas os preços de custo reais não são substituídos.
    • Se a caixa de seleção Efetuar cálculo de custo estimado estiver selecionada, será calculado o preço de custo estimado para o projeto PCS. O preço de custo estimado do projeto PCS é baseado nos preços do custo de itens vinculados ao projeto, levando em conta a quantidade do projeto, as sobretaxas estimadas e o preço de custo estimado das atividades. Os custos estimados para o projeto PCS que já foram calculados são substituídos.
    • Se a caixa de seleção Efetuar cálculo de custo estimado estiver desmarcada, os custos de projeto estimados não serão calculados, mas serão retirados da sessão Custo padrão por projeto (tipcs3560m000).
  2. São calculadas as horas reais. As horas de projeto podem se originar do projeto PCS, atividades de PCS, ordens de produção SFC e ordens de serviço. Se a receita e o CPV temporários de um projeto específico forem determinados pela primeira vez, as horas estimadas precisarão ser inseridas manualmente na sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000). O motivo é que horas para SFC, serviço e PCS não podem ser estimados. Usar somente as horas de atividade estimadas seria enganoso. Se você calcular CPV e receita temporários em períodos subsequentes, será usado o número de horas inserido manualmente pela primeira vez.
  3. Serão determinados o CPV/receita estimado e real. A soma das mais recentes receitas estimadas para vendas, serviço e armazenagem é calculada. Além disso, será determinada a soma das receitas reais, a soma do CPV real para o projeto PCS, as ordens de venda relacionadas, as ordens de serviço e as ordens de armazenagem.
  4. A percentagem de conclusão (POC) para o projeto PCS é calculada com base no método escolhido no campo Método POC, na sessão Detalhes do projeto (tipcs2130m000). Se você selecionar POC (manual) como método de POC na sessão Detalhes do projeto (tipcs2130m000), poderá indicar no campo Etapa de conclusão a percentagem concluída do trabalho no projeto PCS.
  5. São calculados o CPV temporário e a Receita temporária.
Passo 3.  CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000)

É possível visualizar o CPV e as receitas calculados na sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000). Alguns dos valores calculados e a POC podem ser ajustados manualmente. Para cada projeto PCS, é possível relacionar um ou mais CPV/receitas temporários.

No menu Visualizações, Referências o Ações, ou usando os botões, é possível gerir o restante do procedimento de CPV e receita temporários. Isso é descrito nos próximos passos do procedimento.

Passo 4.  CPV por componente de custo (tipcs3191m000)

Se, para um projeto PCS, a caixa de seleção Lançar resultados provisionais por componente de custo da sessão de detalhes Detalhes do projeto (tipcs2130m000) estiver selecionada, será possível visualizar na sessão CPV por componente de custo (tipcs3191m000) como o CPV é distribuído pelos componentes de custo. É preciso iniciar essa sessão no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000) ou clicando em Componentes de custo.

Se o CPV e a receita temporários ainda não estiverem confirmados e/ou lançados, ainda será possível modificar os custos estimados e o CPV temporário confirmado.

Passo 5. Confirmar CPV e receita temporários

Depois de visualizar e ajustar os dados na sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000) e/ou na sessão CPV por componente de custo (tipcs3191m000), será possível confirmar os dados clicando em (des) Confirmar na sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000). Se, depois de confirmar, você ainda quiser fazer alterações, basta clicar em (des) Confirmar novamente para desconfirmar os dados.

Para confirmar o CPV e a receita temporários, também é possível iniciar a sessão Confirmar e lançar CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3291m000), selecionar a caixa de seleção Confirmar CPV e receitas provisionais e executar a sessão. Confirmar e lançar CPV e receitas temporários por projeto (tipcs3291m000)

Passo 6. Lançar CPV e receitas temporários

Depois de confirmar, o CPV e a receita temporários devem ser lançados no módulo Contabilidade do Finanças. Na sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000), inicie a sessão Confirmar e lançar CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3291m000) no menu Visualizações, Referências o Ações ou clique em Confirmar e lançar. Selecione a caixa de seleção Lançar CPV e receitas provisionais e execute a sessão.