Planos de fundo das classes e estados de configuração no LN

Um meio importante de economizar tempo durante a produção é reduzir o tempo de configuração. A redução dos tempos de configuração reflete a situação real da produção por encomenda. Classes de configuração e estados de configuração são usados no LN para reduzir os tempos de configuração.

As classes de configuração e estados de configuração permitem agrupar itens diferentes de ordens de produção diferentes com base em características que eles têm em comum. A sequência em que as ordens de produção são geridas é influenciada de modo que uma operação em um grupo de itens possa ser realizada sem alterar a configuração da máquina.

Ao definir itens genéricos com características e opções, você pode gerar uma classe de configuração para cada característica e um estado de configuração para cada opção. É possível usar estados de configuração para planejar com blocos de ordem. Os blocos de ordem são conjuntos de ordens de produção com estados de configuração comuns.

Exemplo

Se você desejar pintar com pistola um item de verde durante uma operação específica, precisará configurar a máquina necessária, o que levará algum tempo.

Se posteriormente você usar a mesma máquina para pintar com pistola um item de vermelho, a máquina deverá ser configurada novamente para a tinta vermelha.

Para reduzir os tempos de configuração, é melhor programar todas as ordens de produção em que os itens são pintados de vermelho com pistola sucessivamente e fazer o mesmo com itens verdes.

Talvez a troca da máquina de tinta verde para vermelha demande mais tempo do que a alteração da máquina de vermelho para verde. No caso desse exemplo, é mais eficiente processar primeiro as ordens com pintura vermelha.