Projetos PCS lean

Em um ambiente de produção fabricado por ordem, a produção inicia somente quando um cliente envia uma ordem. Ao contrário de um ambiente de produção por projeto, um produto em um ambiente fabricado por ordem tem, na maior parte, características fixas e especificações que provavelmente não serão alteradas. No LN, o tipo fabricado por ordem sem engenharia também é chamado de padrão para ordem. O produto tem uma BOM e um roteiro padrão, e é, portanto, um produto padrão.

Produtos de padrão para ordem são principalmente aqueles que não se deseja manter em estoque, por exemplo, porque o produto é muito caro ou muito volumoso. Se você produz em padrão para ordem, os produtos acabados podem ser transportados diretamente para o cliente que os ordenou, o que poupa a maioria dos custos de estoque.

Como gerir a produção padrão para ordem no LN

É possível usar Controle de projeto para apoiar a produção para ordem de itens padrão. Você, então, usa os chamados projetos PCS lean. O objetivo de um projeto PCS lean é que as atividades no âmbito do projeto sejam rastreadas a uma ordem de venda específica e que os custos sejam conhecidos pelo projeto PCS. Os itens a serem produzidos são copiados para um projeto PCS, mas sem a BOM e o roteiro, porque esses são padrão. Assim, a engenharia não é possível. Visto que a BOM e o roteiro de um item padrão para ordem não são copiados, a BOM e o roteiro são armazenados apenas uma vez, independentemente do número de projetos PCS gerados, o que impede dados redundantes no LN.

Para usar PCS em produção padrão para ordem, execute os seguintes passos:

Passo 1. Crie uma ordem de venda para o item que deseja produzir em padrão para ordem.

A Personalizar do item na linha de ordem de venda deve ser Sim, o que pode ser definido na sessão Itens - Padrões de ordem (tcibd2101m000) e/ou na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000). Assim, a caixa de seleção Personalizar da sessão de detalhes Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) está selecionada, o que indica que um projeto PCS pode ser gerado.

Passo 2. Acionar a produção de um item padrão para ordem

No LN, é possível acionar a produção de um item padrão para ordem diretamente na ordem de venda. Selecione uma linha de ordem de venda e inicie a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000) no menu Visualizações, Referências o Ações para gerar a estrutura do projeto do item padrão. É preciso selecionar Padrão por ordem no campo Método de geração. O item na linha de ordem de venda é copiado como item personalizado para o projeto PCS. Em outras palavras, um código de projeto é adicionado ao item padrão, o que torna o item um item personalizado. No entanto, a BOM e o roteiro não são copiados para o projeto, de forma que nenhuma BOM ou roteiro personalizados são criados em nenhum nível da estrutura do projeto.

Dependendo das configurações da sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000), o código do projeto para o item personalizado recém-criado é baseado no número de ordem de venda, se a caixa de seleção Igualar Projeto (PCS) com Ordem de venda estiver selecionada, ou em uma série de projeto, se o campo Série do projeto estiver preenchido.

Passo 3. Gerar ordens planejadas

Depois de uma estrutura do projeto ser criada para o item padrão para ordem executando a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000), as ordens planejadas podem ser geradas para todos os itens no projeto PCS da sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000) no Planejamento empresarial. São criadas ordens planejadas para materiais no projeto que são itens padrão para ordem, mas também para materiais que são Não. Para essa finalidade, a BOM é explodida. A BOM utilizada para a explosão de BOM é a BOM padrão do item a partir da qual o item personalizado é originado. O item a partir do qual o item personalizado é originado pode ser encontrado no campo Item derivado de da sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000) para o item personalizado.

A BOM é explodida da seguinte forma: se o material encontrado na BOM é um item Sim, o Planejamento empresarial verifica o estoque do item para determinar o nível de estoque mais baixo no futuro. O cálculo é o seguinte:

estoque disponível + recebimentos futuros - entregas futuras

São excluídos do cálculo:

  • Planos de produção.
  • Planos de compra.
  • Ordens planejadas.

Se estiver disponível estoque suficiente, o Planejamento empresarial cria um item personalizado para o item padrão para ordem e aloca o estoque no item personalizado, em vez de no item padrão. Depois disso, a explosão da BOM é interrompida.

Se o estoque é insuficiente, o Planejamento empresarial cria um item personalizado para o item padrão para ordem e a explosão da BOM continua.

Se o material na linha de BOM é um item anônimo, é criada uma ordem planejada no caso de estoque insuficiente. No entanto, o item não é personalizado.

Em resumo, todo o material na BOM com o sistema de ordem Sim que é encontrado durante a explosão da BOM é alterado pelo Planejamento empresarial em um item personalizado. A explosão da BOM é interrompida quando está disponível estoque suficiente para um material.