Microrroteiro

Um microrroteiro permite definir as informações passo a passo relacionadas a uma operação de roteiro. As informações de microrroteiro definidas estão disponíveis em documentos de ordem de produção, como notas de operação e folhas de roteiro. Esses documentos fornecem aos operadores na produção por encomenda os procedimentos e instruções de trabalho que dão suporte às suas operações. A disponibilidade de procedimentos e instruções de trabalho garante a consistência e também pode ser importante para questões de normalização (por exemplo, ISO9000).

Um microrroteiro consiste em passos de operação vinculados a operações de roteiro. Os passos da operação permitem determinar a sequência em que as informações são apresentadas ao usuário. Também é possível inserir um designador de referência no passo de operação para indicar onde o item de componente específico deve ser montado no item final.

Para cada passo de operação, é possível definir os seguintes tipos de informações:

  • Instruções
  • Informações de ferramentas
  • Variáveis do processo

As informações que devem ser apresentadas primeiro estão vinculadas ao primeiro passo de operação. As informações que devem ser apresentadas subsequentemente são vinculadas ao segundo passo de operação e assim por diante.

Nota

Também é possível vincular informações a um roteiro no nível de operação sem o uso de passos de operação. No entanto, dessa forma, não é possível determinar a sequência em que as informações são apresentadas.

Instruções

As instruções são referências a documentos externos. Esses documentos podem incluir instruções de container, de ferramentas, de máquina, procedimentos de trabalho e assim por diante. É fornecida integração direta com um aplicativo de documento ( Gestão de dados). Se uma instrução está relacionada a um documento na Gestão de dados, o aplicativo correspondente pode ser iniciado online para visualizar o documento.

Informações de ferramentas

Na produção por encomenda, a disponibilidade de informações sobre ferramentas geralmente pode ser útil. Informações de ferramentas vinculadas a passos de operação podem indicar, por exemplo, as ferramentas necessárias para realizar uma operação específica.

Nota

O módulo Planejamento de necessidades de ferramentas permite planejar ferramentas para uma ordem de produção. É possível até mesmo optar por planejar ferramentas para uma operação específica de ordem de produção. Em um microrroteiro, também é possível vincular ferramentas para fins de instrução em vez de para fins de planejamento. É possível vincular ferramentas a uma operação de ordem de produção específica ou a passos de operação. Não é possível vincular ferramentas a ambas as operações e passos da operação, porque o planejamento de ferramentas pode ser realizado somente em um nível.

Variáveis do processo

Uma variável de processo é uma configuração ou um valor de entrada relacionado com uma máquina, ferramenta ou processo que é útil para realizar uma operação. Exemplos de variáveis de processo são profundidade de corte, velocidade de corte, velocidade de perfuração e temperatura. Informações de variável de processo em um microrroteiro dão suporte ao trabalho de um operador de produção por encomenda no chão de fábrica quanto ao controle de processo. As variáveis do processo podem ser relacionadas a uma operação ou a uma combinação de tarefa e centro de trabalho/máquina. Para cada variável de processo, é definida uma unidade de medida. Além disso, são definidos o valor de destino da variável de processo, e seus limites superior e inferior.