Atribuição de montagem

O propósito de uma atribuição de montagem é equilibrar os recursos ao longo das estações de linha de maneira a otimizar a performance da linha. O engenheiro de processo define o período e o intervalo para uma atribuição de montagem e vincula características do processo à atribuição.

As atribuições são usadas para definir características de processo, como tempo de ciclo, ocupação da mão de obra e ocupação da máquina. As atribuições são sensíveis à data, de modo que diferentes características de processo podem ser aplicadas à linha de montagem em diferentes períodos (datas) e intervalos de tempo (horas do dia) no mesmo dia.

Características do processo

Várias características do processo podem ser definidas por meio de atribuições. Características de processo aplicáveis a toda a linha de montagem são definidas na atribuição de nível de linha. Características do processo aplicadas ao nível de estação da linha são definidas para outras atribuições, que são definidas por estação da linha e vinculadas às atribuições ao nível de linha. Quando a atribuição de nível de linha está ativa, todas as atribuições de estações de linha vinculadas a ela estão em vigor.

As atribuições são definidas para uma linha de montagem. Para cada atribuição, especifique o tempo de ciclo (médio e não médio) e os intervalos de atividade (o período e os intervalos de tempo nos quais a atribuição está em vigor). Além do tempo de ciclo, é possível definir as seguintes características de processo para uma atribuição:

  • Ocupação de mão de obra e de máquina por estação. Essas são as atribuições de nível de estação da linha.
  • Equipe de trabalho (operação por equipe de trabalho e equipes de trabalho por estação). Essas são as atribuições de nível de estação da linha.

Essas características de processo estão vinculadas a outras atribuições que, por sua vez, estão vinculadas à atribuição de montagem. Quando uma atribuição de montagem é válida, as atribuições vinculadas a ela também estão em vigor.

Atribuições médias e não médias

Existem dois tipos de atribuições, que existem ao mesmo tempo:

  • Atribuições médias
    Usam um tempo de ciclo médio (que você especifica) com base nos tempos de ciclo das atribuições não médias do dia. O módulo Controle de montagem usa a atribuição média no planejamento. O planejamento é baseado no tempo de ciclo, calendário e tipo de disponibilidade. Uma atribuição média é válida por um dia.
  • Atribuições não médias
    Usam tempos de ciclo com base no tempo que são aplicáveis às operações efetuadas na linha. O tempo do ciclo pode variar de acordo com o intervalo de tempo fornecido para a atribuição. A atribuição não média é baseada em horários específicos dentro de um dia.
Nota
  • Um tempo de ciclo médio não é uma média aritmética, mas um valor considerado uma média adequada para os tempos de ciclo não médios ao longo de um dia inteiro.
  • As atribuições não médias para uma linha devem ser definidas para o dia inteiro, mesmo que nenhum trabalho seja realizado em parte do dia. O LN usa as horas do dia útil do calendário.
  • As atribuições não médias são usadas para definir o conteúdo da ordem. Para ordens geradas (não congeladas), o conteúdo da ordem é baseado na primeira atribuição não média ativa do dia. Para ordens congeladas, o conteúdo da ordem é baseado na atribuição não média em vigor no momento em que a ordem é congelada.
  • As atribuições não médias também são utilizadas para compensar o lead time durante o sequenciamento. Quando uma ordem é sequenciada, um lead time é calculado para ela. Esse lead time se baseia nos tempos de ciclo, e o tempo de ciclo aplicável é recuperado das atribuições não médias.