Centros de trabalho compartilhados

Um centro de trabalho compartilhado é aquele que tem uma relação com um centro de trabalho na mesma ou em outra companhia logística. É possível usar essa relação para planejar o trabalho em uma (ou mais) companhias logísticas que é efetivamente realizado em uma companhia diferente. Quando essa relação é definida, não é preciso usar ordens de venda e de compra para subcontratar trabalho entre esses centros de trabalho em companhias diferentes. O centro de trabalho hipotético sem recursos físicos, usado para planejamento de capacidade, é o centro de trabalho primário, e os centros de trabalho operacionais, onde o trabalho é realizado, são os centros de trabalho secundários.

Exemplo

Você produz equipamentos médicos e tem uma grande instalação de autoclave usada para esterilizar equipamentos de várias fábricas, que estão em companhias diferentes. Se você não usar centros de trabalho compartilhados, cada vez que quiser esterilizar alguns produtos, precisará subcontratar o trabalho com ordens de compra. Isso não só cria muita administração extra como dificulta o planejamento de capacidade da autoclave. Em vez disso, é possível definir a autoclave como um centro de trabalho primário e atribuir uma percentagem de sua capacidade a cada uma das outras companhias que precisam usá-la, criando um centro de trabalho secundário em cada uma delas.

Como configurar centros de trabalho compartilhados
Passo 1. Para compartilhar dados

Os dados utilizados pelos centros de trabalho compartilhados devem estar disponíveis para todas as companhias envolvidas. É possível compartilhar as tabelas ou copiar os dados. É possível compartilhar tabelas por meio da sessão Tabelas lógicas (ttaad4120m000).

Em caso de compartilhamento, os seguintes dados devem ser compartilhados entre as companhias envolvidas:

  • Funcionários na sessão Funcionários - Geral (tccom0101m000).
  • Códigos de taxas operacionais na sessão Códigos de taxa oper. (ticpr0150m000).
  • Armazéns na sessão Armazéns (tcemm1112m000).
  • Departamentos na sessão Departamentos (tcemm1124m000).
  • Tipos de disponibilidade nas sessões Tipos de disponibilidade (tcccp0101m000) e Tipos disponibilidade de calendário (tcccp0150m000).
  • Tipos de horas de trabalho na sessão Tipos de horas de trabalho (tcccp0103m000).
  • Tabelas de período na sessão Períodos (tcccp0170m000).
  • Máquinas na sessão Máquinas (tirou0102m000).
  • Tarefas nas sessões Tarefas (tirou0103m000) e Relacionamentos de tarefa (tirou0104m000).
  • Dados do calendário na sessão Código de calendário (tcccp0110m000). Quando o calendário da companhia de um centro de trabalho secundário é diferente daquele no centro de trabalho primário (por exemplo, diferentes feriados em diferentes países), é possível criar um calendário específico do centro de trabalho na companhia do centro de trabalho secundário.

Os seguintes parâmetros devem ser iguais nas companhias envolvidas:

  • Utilização de armazéns de chão de fábrica na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0500m000).
  • Método de atualização de utilização semanal na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0500m000).
  • Método de atualização de utilização diária na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0500m000).
  • Tipo de taxas operacionais na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000).
  • Tipo de calendário utilizado na sessão Parâmetros de roteiro (tirou0100m000).
Passo 2. Para definir centros de trabalho

Na sessão Centros de trabalho (tirou0101m000), defina o centro de trabalho primário e os centros de trabalho secundários. Certifique-se de que está trabalhando na companhia que deseja usar para o centro de trabalho primário. É possível mudar as companhias no menu Ferramentas do seu navegador do menu.

Para o centro de trabalho primário, selecione Primário no campo Companhia principal/tipo de compartilhamento. Para os centros de trabalho secundários, selecione Secundário no campo Companhia principal/tipo de compartilhamento.

Passo 3. Para definir uma relação de centro de trabalho compartilhado

Na sessão Centros de trabalho (tirou0101m000), selecione o centro de trabalho primário e, no menu Visualizações, Referências o Ações, inicie a sessão Relações de C/T compartilhadas (tirou3100m000).

Na sessão Relações de C/T compartilhadas (tirou3100m000), insira um centro de trabalho secundário para cada uma das companhias que você deseja que use uma parte da capacidade do centro de trabalho primário. A soma das capacidades dos centros de trabalho secundários pode ser maior que 100%, mas só permita isso em circunstâncias anormais, como horas extras.

Note que, antes de usar os centros de trabalho compartilhados, é preciso negociar as taxas adequadas, preços, contratos e assim por diante.

Nota

Visto que o centro de trabalho primário é um centro de trabalho virtual, ele não pode ser utilizado em operações de roteiro. Para modelar o centro de trabalho em um roteiro, defina um centro de trabalho secundário compartilhado para ele na companhia primária e vincule-o ao centro de trabalho primário.

Como usar centros de trabalho compartilhados

Depois de configurar os centros de trabalho compartilhados, é possível planejar com os centros de trabalho secundários como se fossem centros de trabalho normais. No entanto, quando quiser visualizar a capacidade planejada para usar nos centros de trabalho compartilhados, é preciso estar trabalhando na companhia do centro primário (porque é ali que as informações são armazenadas e processadas). É possível visualizar os dados de utilização de determinado centro de trabalho secundário enquanto trabalha na companhia desse centro.

É possível visualizar a utilização da capacidade do centro de trabalho compartilhado na sessão Utilização do centro de trabalho compartilhado (tisfc1510m000). Nessa sessão, é possível iniciar outras sessões para exibir e imprimir as necessidades de utilização de capacidade planejada em mais detalhes.

Também é possível usar centros de trabalho compartilhados no pacote Planejamento empresarial para planejamento de necessidades de recurso.