Utilização da estação de linha de montagem

A utilização de uma linha de montagem é a razão entre o número real de ordens para essa linha dividido pelo número máximo de ordens para essa linha. É possível exibir a utilização na sessão Linha de montagem - Utilização da linha (tiasl3500m000). Se você tiver alterado seus dados da ordem, deverá executar a sessão Recriar utilização da linha (tiasl3200m000) para poder ver a utilização.

É possível ler mais detalhes sobre o número de ordens planejadas para uma linha no tópico do manual online Ordens de montagem.

O número máximo de ordens para uma linha (por combinação de opções) é determinado da seguinte forma:

A atribuição de montagem é composta dos seguintes fatores:

  • O tempo do ciclo para cada período (não média) ou para o dia inteiro (média).
  • Recursos de mão de obra e máquina para cada estação de linha.
  • O tempo que a estação de linha leva para processar uma ordem de montagem. Esse tempo é expresso como número de ciclos. Por exemplo, se o tempo de ciclo é de dois minutos, dez minutos são expressos em cinco ciclos.

Defina as atribuições de montagem na sessão Linha de montagem - Atribuição (tiasc5510m000) e vincule-as a determinada estação de linha na sessão Linha de montagem - Atribuições e estações de linha (tiasc5520m000).

Depois de reprogramar manualmente as ordens, a utilização da linha de montagem é alterada.

É possível usar a sessão Utilização por combinação de opções críticas (tiasl3510m000) para visualizar o número de ordens planejadas e o número máximo de ordens em uma linha de montagem para determinada data, em combinações de opções usadas nas regras de mix de linhas (ou seja, combinações de opções críticas). Também é possível visualizar esses dados como gráfico com a sessão Linha de montagem - Utilização da linha - Gráfico (tiasl3700m000).