Lançamentos da ordem de produção

O LN lança os seguintes custos para uma ordem de produção:

  1. Custos de materiais
  2. Custos operacionais (custos por hora e de subcontratação)
  3. Transferências WIP (consulte Transferência WIP)
  4. Sobretaxas de produção
  5. Conclusão da produção e recebimento de estoque
  6. Variações de preço, de eficiência e de cálculo (somente para itens avaliados por FTP)
1. Custos materiais

Os materiais são baixados com relação a Preços de valoração. O preço de valoração é armazenado no valor de WIP real em componentes de custo agregados. Os custos são rotulados como não adicionados.

Quando o LN baixa materiais, é registrado um preço MAUC. O preço MAUC na sessão Custos de material estimados vs. reais (ticst0501m000) é o preço de custo real para a linha de material.

Itens de JIT são recebidos diretamente no WIP sem passar por armazém. Existem transações financeiras especiais para esses itens, permitindo o recebimento direto e o faturamento com base no uso. Para esse tipo de transações, o resultado de compra (com item avaliado por FTP) também é inserido no WIP.

Os lançamentos de custos de materiais são feitos para as seguintes transações de origem/financeiras:

  • Produção. Baixa
  • Produção. Recebimento direto de baixa
  • Produção. Recebimento direto de resultado de compra
2. Custos operacionais

O custo operacional pode de ser dividido em duas partes:

  • Custos por hora
  • Custos de subcontratação

Custos por hora

Na sessão Custos por hora estimados vs. reais (ticst0502m000), são exibidos os custos por operação.

Os custos reais por hora são lançados e processados em Pessoal. Se o campo Processar horas usando da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) for Taxas estimadas, os custos por hora serão calculados usando a taxa operacional e o componente de custo do módulo Cálculo de custo padrão.

Se o campo Processar horas usando da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) for taxas de mão de obra e de máquina, os custos por hora serão calculados usando taxas e componentes de custo dos dados de máquina da sessão Máquinas (tirou0102m000) e dos dados de funcionário da sessão Itens (tcibd0501m000).

Os custos por hora são desagregados dos custos de mão de obra, de máquina e gerais. Para lançar os custos gerais, o LN verifica a caixa de seleção Cobrir custos gerais de MdO no dept. do func. da sessão Parâmetros de funcionários (bpmdm0100m000).

Os lançamentos são gerados no momento da contabilidade de horas de processo. O número de horas pode ser:

  • Inserido manualmente
  • Gerado por backflushing

Os custos operacionais são lançados no departamento de cálculo ou na unidade empresarial do centro de trabalho. Os lançamentos de custos operacionais são feitos para as seguintes transações de origem/financeiras:

  • Produção.
  • Custos operacionais

As horas são lançadas com relação aos componentes de custo detalhados definidos nas taxas operacionais. Variações de preço e eficiência são calculadas com base nesses componentes de custo detalhados.

Custos de subcontratação

O LN considera a subcontratação como compra de um item de subcontratação. O preço da ordem de compra do item de subcontratação é calculado usando o método de cálculo de subcontratação e o fator da taxa no módulo Cálculo de custo padrão.

Os lançamentos são gerados no momento em que você recebe os intermediários subcontratados e são lançados no departamento de cálculo SFC ou na unidade empresarial.

O resultado da subcontratação é determinado pela comparação dos preços estimado e subcontratado. Assim, o preço da ordem de compra e o valor real na fatura de compra são comparados. Antes de fechar a ordem de produção, as ordens de compra geradas para as operações de subcontratação devem ser processadas. Se a estimativa de ordem não contém custos relativos à subcontratação, não é possível determinar os resultados da subcontratação.

Tanto as horas de operação como os custos de subcontratação são considerados custos operacionais.

Transferências WIP

Consulte Transferência WIP

4. Sobretaxas de produção

As sobretaxas relacionadas às ordens de produção são as de recebimento de item. As sobretaxas sempre são lançadas no departamento de cálculo e são consideradas WIP de produção. As sobretaxas são lançadas quando a ordem é concluída. As sobretaxas são baseadas nos custos estimados da ordem. Após o fechamento da ordem, os custos reais da ordem e as sobretaxas reais são calculados. As sobretaxas são sempre calculadas e lançadas no nível de ordem de produção por meio de componentes de custo detalhados.

5. Conclusão da produção e recebimento de estoque

As seguintes fases podem ser distinguidas:

  • Relatar uma quantidade como concluída
  • Relatar a ordem como concluída
  • Receber os itens no armazém

Se os itens são relatados como concluídos, o LN ativa uma ordem de armazém. Uma ordem de armazém pode ter determinado procedimento de entrada. Assim, pode haver um lapso de tempo entre o momento de relatar como concluído e o momento em que os itens são lançados no armazém. Esse lapso de tempo reflete os valores de WIP.

Se uma quantidade de itens é relatada como concluída, esses itens são lançados no departamento de cálculo. A transferência WIP é realizada a partir da última operação/centro de trabalho para o departamento de cálculo. A quantidade relatada fica no departamento de cálculo até ser recebida no armazém. Após o recebimento no armazém, o WIP no departamento de cálculo é reduzido com o valor de FTP (menos sobretaxas de recebimento por armazém). Ambos os lançamentos são baseados nos três componentes de custo agregado do item final. Os lançamentos são realizados nas seguintes transações financeiras/de origem: Produção. Produção concluída. Recebimento

Primeiro, o item é lançado no estoque com o valor de FTP. Visto que você não sabe o custo real da ordem de produção, os custos do item real (unidade) não podem ser calculados. Os custos reais da ordem são determinados no fechamento da ordem.

6. Variações de preço, eficiência e cálculo

Consulte o ponto 5 do tópico do manual online Determinação de custo da ordem de produção em JSC