Planejamento de ordens de produção em JSC

O planejamento de ordem de produção fornece a facilidade de modificar e pré-planejar a ordem de produção. O planejamento é um processo de determinar as datas inicial e final da operação individual e da ordem de produção. Quando a ordem de produção é planejada, o lead time das operações e a ordem de produção são calculados. A carga nas máquinas correspondentes e nos centros de trabalho também é calculada e exibida.

As ordens de produção podem chegar ao módulo Controle de produção por encomenda a partir de uma variedade de Origem das ordens de produção, incluindo:

  • Planejamento empresarial
  • Armazenamento
  • Configurador

Também é possível criar ordens de produção manualmente na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000).

Nota

As ordens geradas pelo Configurador são normalmente utilizadas apenas para linhas de montagem, mas é possível usar as sessões abordadas neste tópico para ajustar o planejamento de operações realizadas em centros de trabalho não de linha de montagem após a linha de montagem. Isso é conhecido como operações de pós-processamento. É possível usá-las, por exemplo, para personalizar os produtos para clientes que necessitam de características extras.

No entanto, talvez você queira modificar o planejamento dessas ordens na produção por encomenda, por exemplo, para lidar com um acúmulo ou uma ordem que recebe prioridade mais alta devido à demanda do cliente pelo item final.

Sessões de visão geral

A sessão Utilização por semana (tisfc1502m000) dá uma visão geral de cada semana da capacidade planejada para uso, incluindo:

  • ordens planejadas
  • centros de trabalho e operações para ordens
  • quantidades planejadas para ordens
  • tempo de produção estimado para concluir as ordens.

Se tiver selecionado a caixa de seleção Método de atualização de utilização diária na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000), será possível usar a sessão Utilização por dia (tisfc1503m000) para fornecer informações similares às da sessão acima.

Também é possível ver uma visão geral semelhante organizada por centro de trabalho ou máquina e por semana ou dia nas seguintes sessões:

  • Utilização de centro de trabalho por semana (tisfc1501m000)
  • Utilização de centro de trabalho por dia (tisfc1506m000)
  • Utilização de máquina por semana (tisfc1504m000)
  • Utilização de máquina por dia (tisfc1505m000)
Edição do planejamento de produção por encomenda

Uma ordem de produção tem uma ou mais operações planejadas. É possível alterar a ordem em que as operações são executadas, na sessão Relacionam. entre operações por ordem (tisfc1102m000). É possível usar a sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000) para modificar o roteiro de rede de uma operação, alterando a Próxima operação e a Tarefa atribuída à operação atual.

Para alterar as datas das operações não concluídas das várias ordens de produção coletivamente, use a sessão Mudar planejamento de produção (tisfc1202m000). Selecione a operação mais antiga que ainda não está concluída e ajuste sua Data inicial restante. O LN ajusta as datas das outras operações nessa ordem de produção e das outras ordens de produção selecionadas para levar em conta a sua alteração.

Se quiser alterar as datas de uma operação individual, você pode usar a sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000). É possível alterar uma série de variáveis, incluindo:

  • Data inicial restante (se isso for alterado, outras datas das operações serão atualizadas pelo LN
  • Tempo de ciclo [mínimo] e Tempoconfig.(Méd.)
  • Tempo da unidade da Taxa de produção

Também é possível ajustar a Data inicial restante iniciando o painel de planejamento gráfico da sessão Planejamento de produção por painel de planejamento (tisfc1120m000). Isso permite reprogramar operações arrastando com o mouse uma representação gráfica delas. É possível ver uma representação gráfica de planejamento de máquina com a sessão Planejamento de máquina por painel de planejamento (tisfc1140m000) e do planejamento do centro de trabalho com a sessão Planejamento do centro de trabalho por painel de planejamento (tisfc1130m000).

Se descobrir que sua perda ou rendimento é diferente do esperado, também pode modificar isso na sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000) e o LN modificará as quantidades planejadas para levar em conta suas alterações.

Depois de fazer alterações na BOM ou no roteiro, é preciso usar a sessão Reprocessar ordens de produção (tisfc1203m000) para fazer novas ordens de produção levarem em conta as alterações feitas.