Cálculo de custo padrão por projeto

É possível executar:

Cálculo de custo padrão simulado

É possível gerar um custo padrão simulado para todos os Tipos de projeto. Durante uma simulação, o LN calcula e atualiza os custos padrão dos itens personalizados no módulo Cálculo de custo padrão. No módulo Controle de projeto, o estoque não é reavaliado e os preços do projeto e do item personalizado não são atualizados.

Nota

O LN calcula o custo padrão de itens personalizados utilizando o código de cálculo de custo do projeto. Esse código é armazenado na sessão Projetos (tipcs2101m000).

Cálculo de custo padrão estimado

Os seguintes passos serão realizados se for efetuado um cálculo estimado do custo padrão:

Passo 1. 

O LN calcula o custo padrão de todos os itens personalizados. Os custos padrão são atualizados no módulo Cálculo de custo padrão.

Nota O LN calcula o custo padrão de itens personalizados utilizando o código de cálculo de custo do projeto. Esse código é armazenado na sessão Projetos (tipcs2101m000).

Passo 2. 

O LN revalora o estoque para todos os armazéns com o método de valoração de estoque FTP.

Nota Orçamentos não têm estoque.

Passo 3. 

O LN atualiza os custos padrão de todos os itens personalizados do projeto atual no módulo Controle de projeto.

Nota Para orçamentos, o LN usa os dados armazenados na sessão Item - Detalhes de custo padrão (ticpr2505m000). Para outros tipos de projeto, o LN usa os dados armazenados na sessão Item - Detalhes de custo padrão (ticpr3505m000).

Passo 4. 

O LN calcula os custos do projeto estimados. Os custos do projeto estimados consistem nos seguintes custos:

  • Os custos do item para todas as peças do projeto na sessão Partes do projeto (tipcs2111m000). Para peças padrão do projeto, o LN usa o custo padrão válido na data inserida no campo Congelar preço de custo na data da sessão Partes do projeto (tipcs2111m000). Peças padrão são movidas para o projeto nos três componentes de custos agregados. Para peças personalizadas, os custos de item estimados são calculados como descrito acima. Esses dados são armazenados no componente de custo detalhado na sessão Custo padrão por item personalizado (tipcs3550m000).

Nota Os projetos principais não possuem itens atribuídos a eles.

  • Custos da atividade. Os custos da atividade são produzidos se você realizar as atividades como definido na sessão Atividades (tipcs4101m000). O código de taxa operacional vinculado à tarefa ou centro de trabalho da atividade (dependendo do valor do parâmetro Tipo de taxas operacionais na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000)) é usado para determinar os custos da atividade. O LN não levará em conta os custos da atividade se:
    • A caixa de seleção Permitido pela Engenharia da sessão Projetos (tipcs2101m000) não está selecionada.
    • A caixa de seleção Estimativa da atividade da sessão Atividades (tipcs4101m000) não está selecionada.
  • Sobretaxas de projeto estimadas Se nenhuma sobretaxa estimada for definida para um subprojeto, o LN usará as sobretaxas atribuídas ao projeto principal. Quando não for possível localizar taxas de projeto estimadas para um projeto específico, o LN determinará as sobretaxas gerais estimadas para os projetos.

O LN não leva em conta as sobretaxas de projetos quando a caixa de seleção Permitido pela Engenharia da sessão Projetos (tipcs2101m000) não está selecionada.

  • Para um projeto principal, os custos de todos os subprojetos são adicionados aos custos do projeto principal.
Passo 5. 

O LN armazena os custos do projeto estimados na sessão Custo padrão por projeto (tipcs3560m000).

Para projetos principais, únicos e subprojetos, os custos orçados são preenchidos com os custos estimados do orçamento vinculado (a partir do qual o projeto é derivado). Para um orçamento, os custos orçados sempre ficam vazios. Somente os custos estimados são preenchidos.

Passo 6. 

O LN atualiza a data do último cálculo para projetos do tipo Orçamento.

Cálculo de custo real

Nota O LN não calcula o custo padrão para orçamentos. Os seguintes passos serão realizados se o custo padrão for calculado:

Passo 1. 

O LN calcula o custo real de itens personalizados. O custo real por item personalizado será determinado se você usar as transações financeiras da sessão Trans. fin. PCS por origem da transação e transação financ. (tipcs3500m000). Todos os custos reais de um item são recuperados e divididos pela quantidade total desse item. O custo padrão do item real é atualizado, por componente de custo, na sessão Custo padrão por item personalizado (tipcs3550m000). O custo padrão do item real total é atualizado na sessão Itens - Custo (ticpr0107m000).

Nota: Este passo não é executado para projetos principais.

Passo 2. 

O LN determina os custos reais relacionados ao projeto. O LN determina as transações financeiras do projeto atual na sessão Trans. fin. PCS por origem da transação e transação financ. (tipcs3500m000). Todos os custos reais de itens e os custos gerais formam os custos reais básicos do projeto.

Passo 3. 

O LN adiciona as sobretaxas reais do projeto aos custos totais do projeto.

Quando nenhuma sobretaxa real for definida para um subprojeto, o LN usará as sobretaxas atribuídas ao projeto principal. Quando não é possível localizar taxas de projeto reais para um projeto específico, o LN determina as sobretaxas gerais reais para projetos. O LN não leva em conta as sobretaxas de projetos quando a caixa de seleção Permitido pela Engenharia da sessão Projetos (tipcs2101m000) não está selecionada.

Passo 4. 

O LN determina as diferenças por componente de custo.

Se o LN registra as sobretaxas em cálculos anteriores, a diferença por componente de custo é determinada da seguinte forma:

Novas sobretaxas reais - sobretaxas reais antigas (= já registradas). A transação financeira é então feita para a diferença entre o PCS de origem da transação e as sobretaxas de transações financeiras.

Passo 5. 

O LN atualiza os custos reais de projeto na sessão Custo padrão por projeto (tipcs3560m000).

Passo 6. 

O LN determina a percentagem faturada.

Para determinar os custos das mercadorias vendidas, o LN calcula a percentagem faturada. Para calcular a percentagem faturada, a caixa de seleção Receita prevista da sessão Detalhes do projeto (tipcs2130m000) deve ser selecionada. Se a caixa de seleção Receita prevista estiver desmarcada, aplica-se o seguinte:

  • Se não existem ordens de venda ou de armazém para o projeto atual, a percentagem faturada é 100.
  • Se existem ordens de venda ou de armazém e o valor faturado é maior do que zero, a percentagem faturada é 100.
  • Se existem ordens de venda ou de armazém e o valor faturado é zero, o LN verifica se as entregas estão presentes ou não. Se houver entregas presentes, a percentagem é 100. Se não houver entregas presentes, a percentagem é 0.

Nota: Se a caixa de seleção Receita prevista estiver desmarcada, a percentagem faturada é 100 ou zero.

Passo 7. 

Na sessão Detalhes do projeto (tipcs2130m000), o LN atualiza o valor faturado.

Passo 8. 

O LN calcula e registra os custos de mercadorias vendidas para os projetos nos quais a caixa de seleção Projeto de investimento da sessão Detalhes do projeto (tipcs2130m000) não está selecionada.

O LN calcula o valor dos custos de mercadorias vendidas da seguinte forma:

  • Se o projeto deve ser fechado, os custos de mercadorias vendidas são iguais aos custos do projeto.
  • Se o projeto não deve ser fechado, os custos de mercadorias vendidas são iguais aos custos do projeto multiplicados pela percentagem faturada. Os custos do projeto de mercadorias vendidas podem ser baseados em Custos reais ou Custos estimados, dependendo do valor do campo Lançar CPV relacionado ao projeto contra da sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000).

O LN executa duas verificações:

  1. Se o campo Lançar CPV relacionado ao projeto contra é definido como Custos estimados, o LN leva em conta o parâmetro CPV estimado limitado pelo valor do WIP. Se a caixa de seleção CPV estimado limitado pelo valor do WIP estiver selecionada, o custo das mercadorias vendidas não pode ser maior do que os custos reais do projeto. O custo das mercadorias vendidas são limitados pelos custos reais do projeto.
  2. Se o campo Lançar CPV relacionado ao projeto contra lê os Custos reais, o custo das mercadorias vendidas é igual aos custos reais do projeto, desde que o seguinte seja verdadeiro:
Percentagem faturada * custos estimados do projeto > custos reais do projeto
 

Se os custos de mercadorias vendidas forem calculados, o LN os armazenará. Se os custos de mercadorias já estiverem sido registrados durante cálculos anteriores, o LN registrará apenas a diferença.

Passo 9. 

O LN calcula o resultado geral se um projeto é fechado.

Na sessão Fechar projeto (tipcs2250m000), o LN calcula o resultado geral se o projeto é fechado. Se o campo Lançar CPV relacionado ao projeto contra lê os Custos reais, o LN não pode calcular um resultado no nível do projeto. Assim, o LN desfaz os resultados já registrados com o registro do valor oposto. Os resultados antigos existirão somente se o parâmetro Lançar CPV relacionado ao projeto contra for alterado entre o cálculo de custo anterior e o atual.

Suponha que o parâmetro Lançar CPV relacionado ao projeto contra lê os Custos estimados. O resultado de projeto é calculado da seguinte forma:

Resultado = custo de mercadorias vendidas - custos reais do projeto - resultado já registrado.

Nota Os custos reais do projeto são exclusivos dos custos reais do item do projeto. Os resultados em nível de item não devem ser registrados aqui. Eles devem ser registrados ao fechar as ordens de produção, e assim por diante. O resultado é registrado com PCS de origem de transação e Resultado geral de transação financeira.

Itens padrão para ordem

Se um item padrão com o item de política de ordem padrão para ordem (STO) estiver vinculado a um projeto, o programa de cálculo de custo analisará a estrutura completa de padrão para ordem. Essa estrutura completa do padrão para ordem é analisada como se fosse uma estrutura personalizada de produto por item. Essa estrutura de produto é, então, explodida automaticamente no nível de itens Não padrão. Isso significa que os itens padrão feitos por ordem não precisam ser incluídos na estrutura de produto para realizar um cálculo correto dos custos de material e operacionais. Assim, quaisquer vantagens resultantes da produção em lotes, em relação aos custos de configuração, não são visíveis no cálculo estimado do projeto. Isso se aplica se o mesmo item padrão feito por ordem estiver vinculado à estrutura do projeto várias vezes.

Itens fantasma padrão

Os comentários referentes a itens padrão feitos por ordem também se aplicam aos itens fantasma padrão vinculados ao projeto. A estrutura fantasma padrão é analisada automaticamente pelo programa de cálculo de custo. Durante esse processo, os custos operacionais e de material são incluídos no cálculo de custo do projeto para fantasmas. Os comentários feitos a respeito de produção em lotes e a redução dos custos de configuração não se aplicam aos fantasmas.