armazéns de chão de fábrica

Os armazéns de chão de fábrica são um tipo especial de armazém que armazena e controla os materiais necessários para a produção. Um armazém de chão de fábrica é vinculado a um centro de trabalho por meio do qual os materiais necessários para as operações podem ser extraídos do estoque no armazém de chão de fábrica vinculado a essa operação, como uma localização na linha.

Um centro de trabalho pode ter um armazém exclusivo para armazenamento de curto prazo dos materiais utilizados, chamado de armazém de chão de fábrica. A distinção é administrativa: o mesmo processo de baixa de materiais é utilizado em armazéns padrão e de chão de fábrica.

Todos os materiais necessários para uma ordem de produção são alocados aos armazéns especificados na lista de material (BOM) ou na sessão Materiais estimados (ticst0101m000). Se um armazém de chão de fábrica estiver definido para o centro de trabalho de operação e dependendo da configuração da caixa de seleção Mover alocação p/armazém chão de fábrica na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000), os materiais serão transferidos para esse armazém de chão de fábrica durante a geração ou a liberação da ordem de produção.

Após o início da produção, os materiais para as operações são baixados dos armazéns de chão de fábrica vinculados aos centros de trabalho em que as operações são executadas. Isso é feito manualmente ou por backflushing. Os armazéns de chão de fábrica são reabastecidos a partir do armazém especificado na sessão Materiais estimados (ticst0101m000).

Os armazéns de chão de fábrica são reabastecidos a partir do armazém especificado na sessão Materiais estimados (ticst0101m000). Geralmente, esse é o armazém especificado para o material na sessão Lista de material (tibom1110m000). A maneira em que um armazém de chão de fábrica é reabastecido depende do uso de sistema de push ou pull:

Ordens de transferência

Se o sistema de fornecimento de um armazém de chão de fábrica é Ordem controlada/Única, são geradas ordens de transferência durante a liberação de ordem de produção. Para o material fornecido a partir do armazém central para o armazém de chão de fábrica, é gerada uma ordem de transferência para cada linha de custo de material aplicável.

Cada ordem de transferência consiste em duas partes:

  • Uma linha de Baixa (de saída).
  • Uma linha de Recebimento (de entrada).

Se ocorrerem alterações nas necessidades de materiais durante a produção, essas alterações serão refletidas na ordem de transferência. Por exemplo:

  • Se a quantidade de material for alterada, a quantidade na ordem de transferência será atualizada.
  • Se um novo material for usado, uma nova linha de material será adicionada à ordem de transferência.
  • Se um material for, parcial ou totalmente, cancelado, a transferência de armazém pode ser parcial ou totalmente cancelada se a remessa ainda não tiver sido executada. Se o material já tiver sido enviado para a produção por encomenda, será preciso devolvê-lo. A ordem de transferência de devolução é criada para enviar de volta o material para o armazém central.
  • Se houver escassez durante o processo de separação, a quantidade restante será adicionada como uma nova linha de sequência na ordem de transferência. Além disso, se ocorre uma variação de remessa, ou seja, mais material for entregue do que recebido no armazém de chão de fábrica, é adicionada uma nova linha de sequência.
  • Se uma revisão específica, lote ou uma unidade de efetividade de um material for modificado, isso será mencionado na ordem de transferência para que a revisão, lote ou unidade de efetividade correta seja selecionada.

Use a sessão Ordens de armazém de produção (timfc0101m000) para visualizar as ordens de transferência em relação às ordens JSC.

É possível modificar uma ordem de transferência manualmente ajustando as propriedades na linha de Baixa. A linha de Recebimento da transferência é alterada automaticamente. Na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000), é possível usar os campos Correção da quantidade de saída na produção (JSC), até e inclusive: e Correção da data de saída para a produção (JSC), até e inclusive: para indicar até quando você ainda pode modificar uma ordem de transferência.