Tempos flutuantes

O tempo flutuante é o tempo em dias úteis entre as atividades. Os tempos flutuantes podem variar.

Os tempos flutuantes relacionados a uma atividade:
  • Flutuação total: A extensão permitida para uma atividade em termos de dias úteis.
  • Flutuação livre: O tempo de flutuação livre entre uma atividade e a próxima. O tempo de flutuação livre indica quantos dias a atividade pode ser estendida sem comprometer o progresso de outras atividades relacionadas.

O cálculo é feito da seguinte forma: Se o valor do campo Tipo de relacionamento é igual a ES (Fim-Início) (a próxima atividade inicia quando a anterior termina):

tempo de flutuação livre (ES)=
 mais antiga data inicial da próxima atividade - tempos flutuantes de relação - duração da atividade
 - mais antiga data inicial

Se o valor do campo Tipo de relacionamento é igual a SS (Início-Início) (a próxima atividade e a anterior iniciam simultaneamente):

tempo de flutuação livre (SS)=
 mais antiga data inicial da próxima atividade - tempos flutuantes de relação -
 mais antiga data inicial 

Ambos os tempos flutuantes são calculados depois de executada a sessão Gerar planejamento de rede (tipcs4210m000). Se ambos os tempos flutuantes forem iguais a zero, a atividade pertencerá ao caminho crítico. A flutuação relacional absoluta entre atividades é mantida na sessão Relacionamentos de atividade (tipcs4110m000).

Os tempos flutuantes podem ser inseridos de duas maneiras:

  • Tempo flutuante(dia) O tempo flutuante entre a atividade anterior e seguinte expresso em dias úteis. Esse tempo flutuante é usado para determinar a data inicial da próxima atividade. O tipo de relação é um fator importante: O valor ES (Fim-Início) indica que a data inicial da próxima atividade é igual à data final da atividade anterior, mais o tempo flutuante relativo. O valor SS (Início-Início) indica que a data inicial da próxima atividade é igual à data inicial da atividade anterior, mais o tempo flutuante relativo.
  • Tempo flutuante(em perc) O mesmo tempo flutuante de Tempo flutuante(dia), mas expresso como percentagem da duração da atividade anterior.

Um dos dois tipos de tempos flutuantes pode ser inserido na sessão Relacionamentos de atividade (tipcs4110m000).