Resumo da gestão de dados de engenharia

É possível usar o módulo Gestão de dados de engenharia em Fabricação para dar suporte ao registro do processo de design de um produto, lidando com diferentes versões de produtos. Além disso, esse módulo é utilizado para transferir os dados do design para produção.

É fornecida aqui uma visão geral da funcionalidade do módulo Gestão de dados de engenharia. Para obter mais informações, consulte os tópicos mais detalhados relacionados no fim deste tópico ou a Ajuda on-line da sessão apropriada.

Itens de engenharia

Itens de engenharia são aqueles nos quais são feitas alterações de design. Se o processo de design for concluído, será possível transferir as alterações para os itens reais. Um item de engenharia pode existir como várias revisões. Cada revisão é uma versão melhorada do item.

É possível anexar desenhos a revisões de item de engenharia com o módulo Gestão do documento da Gestão de dados.

Listas de material de engenharia

Uma lista de material de engenharia (EBOM) descreve as relações de componentes com seus itens pai da mesma maneira que uma lista de material de produção (PBOM). A principal diferença entre EBOM e PBOM é que as EBOMs usam diferentes revisões de itens de engenharia, em vez de ter um número de sequência para contabilizar itens válidos em datas diferentes. Registre os componentes dos itens de engenharia de uma EBOM com a sessão E-BOM (tiedm1110m000).

É possível usar unidade de efetividade para modelar diferentes configurações de produtos do item de engenharia. Para obter mais informações sobre a unidade de efetividade, consulte Unidade de efetividade em EDM.

É possível usar designadores de referência na EBOM para indicar onde o componente deve ser montado no item principal. Para obter mais informações, consulte Procedimento para vincular designadores de referência na EBOM.

Alterar a EBOM
  • Alterações manuais
    Crie ou altere manualmente uma EBOM para uma revisão específica de item de engenharia. Depois de aprovar a revisão, a EBOM pode ser copiada para uma PBOM. A data de efetividade da revisão está vinculada às linhas da PBOM. A data de vencimento é igual à data de efetividade da próxima revisão. Para obter mais informações, consulte Para alterar EBOMs - procedimento manual.
  • Alterações automáticas
    É possível usar MBCs para executar simultaneamente várias alterações dos dados de engenharia. Para uma MBC, é possível definir várias ações para adicionar, excluir e substituir componentes de uma série de EBOMs. Se suas MBCs estiverem definidas corretamente, será possível processar várias delas juntas na sessão Processar MBC (tiedm3250m000). Para obter mais informações, consulte Para alterar EBOMs - procedimento automático.
  • Alterações semiautomáticas
    Crie ou altere manualmente uma EBOM e depois use uma MBC para aprovar as alterações. Para obter mais informações, consulte Para alterar EBOMs - procedimento semiautomático.
Unidade de efetividade em EDM

Unidade de efetividade pode ser usada para modelar variações no design de itens de engenharia. É possível transferir os dados da efetividade da unidade para o ambiente de produção de modo que as variações sejam modeladas no ambiente de produção.