Relatar quantidades como concluídas e rejeitadas

Relatar quantidades concluídas e rejeitadas

Depois que uma quantidade de um item é processada em uma operação, é possível relatar quanto do item foi concluído e quanto deve ser rejeitado.

É possível relatar essas quantidades na sessão Relatar operações concluídas (tisfc0130m000).

As quantidades originais informadas como concluídas ou rejeitadas podem ser ajustadas em Adicional (principal) inserindo a quantidade adicional nos campos Completada ou Rejected, ou ajustando as quantidades em Cumulativo (principal) dos campos relevantes.

Nota
  • O LN arredonda a quantidade inserida de acordo com o método de arredondamento utilizado para a unidade de estoque do item.
  • Se uma ordem de produção tem uma distribuição que contém rastreabilidades de projeto, o processo de relatório concluído calculará a quantidade concluída ou rejeitada e descartada relatada para cada linha de distribuição.
Gestão da qualidade

Em determinadas situações, a quantidade concluída não pode ser determinada antes de a ordem de inspeção da operação ser processada. Isso é explicado no tópico Uso de gestão da qualidade para operações de fabricação.

Operações bloqueadas

Os campos Quantidade completada, Quantidade descartada e Quantidade ainspecionar podem ser bloqueados para entrada de dados. Para obter mais informações, consulte Operações de bloqueio.

Quantidade mínima e máxima

Os cálculos seguem estes princípios:

  • A quantidade concluída de uma operação é a quantidade de entrada para a operação seguinte.
  • O que sai de uma operação não pode ter mais do que aquilo que entrou nela.

Isso resulta nas seguintes regras para as quantidades relatadas:

  • A soma das quantidades concluída, rejeitada e extra não deve ser superior à quantidade concluída da operação anterior.
  • A quantidade concluída deve ser pelo menos a soma das quantidades concluída, rejeitada e extra da operação seguinte.
  • Se uma inspeção usa um teste destrutivo, a quantidade rejeitada deve ser pelo menos a quantidade testada.
Operações anteriores e de acompanhamento

Se as quantidades relatadas forem muito altas em comparação com a quantidade concluída da operação anterior, esta poderá ser atualizada automaticamente. Isso depende do campo Método de apontamento das operações anteriores da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000). Contudo, uma operação de ponto de contagem não pode ser relatada automaticamente por meio de uma operação de acompanhamento. Relate essas operações individualmente.

Se for relatada uma quantidade concluída maior que a planejada, o LN ajustará a quantidade planejada de saída das seguintes operações.

Para diminuir as quantidades de operações concluídas coletivamente

Se as quantidades concluídas relatadas para todas as operações de uma ordem de produção precisarem ser corrigidas para baixo, isso pode ser feito com um único comando, nas seguintes condições:

  • É selecionada a caixa de seleção Permitir correção das operações anteriores na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0500m000).
  • A última operação da ordem de produção não tem o status Completada.
  • O campo Quantidade a entregar na sessão Completar ordens (tisfc0120s000) é zero.
  • O campo Entregue em Quantidades finalizadas na sessão Completar ordens (tisfc0120s000) tem valor inferior ao campo Completada em Quantidades reais na sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000).

Para diminuir as quantidades concluídas definidas nas operações de uma ordem de produção e fazê-las corresponder ao campo Entregue em Quantidades finalizadas na sessão Completar ordens (tisfc0120s000), no menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Diminuir operações de quantidade.

Status da operação

Da primeira vez que você relata uma quantidade para operação, o status da operação muda de Pronto para iniciar para Iniciado.

Backflushing

Ao relatar uma quantidade concluída ou rejeitada, o LN pode iniciar o backflushing da operação. Consulte: Backflushing.