Para calcular o tempo de produção das operações

Para compensar os lead times e calcular as datas iniciais, finais e de entrega, o LN deve conhecer, entre outras coisas, o tempo de produção das operações. Esse tópico descreve o método que o LN aplica para calcular o tempo de produção de uma operação.

O método que o LN utiliza para calcular o tempo de produção primeiro de tudo depende de a operação ter ou não uma duração fixa. É possível usar a caixa de seleção Duração fixa da sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000) para fazer a configuração apropriada.

Tempo de produção de uma operação

Se a caixa de seleção Duração fixa não está selecionada na sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000), o LN aplica a seguinte fórmula para calcular o tempo de produção de uma operação:

[...]

A quantidade de ordem (tamanho do lote) nesse cálculo é a quantidade planejada de entrada.

Operação com duração fixa

Se a caixa de seleção Duração fixa está selecionada na sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000), o LN aplica a seguinte fórmula para calcular o tempo de produção de uma operação:

[...]

É possível definir o valor padrão para a duração fixa nas seguintes sessões:

  • Relacionamentos de tarefa (tirou0104m000), que usa como padrão o valor de duração fixa para:
    • Roteiro genérico (tipcf3120m000) (para operações em roteiro genérico).
    • Operações de roteiro (tirou1102m000)

O LN utiliza os dados dessas sessões para obter lead times de operação para planejamento da produção.

Nota

Não é possível selecionar a caixa de seleção Duração fixa para uma operação, se a caixa de seleção Lote de transferência menor que lote de produção está selecionada na sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000) para a operação precedente o que, na prática, é impossível. Por exemplo, se você assa pãezinhos em um forno, todos devem ficar no forno durante todo o tempo de duração fixa.