Visão geral de baixa de material

A entrada de baixas como parte do procedimento de ordem para ordens de produção é necessária para baixar os materiais necessários do armazém para a produção por encomenda. A emissão pode ser feita manualmente ou pelo sistema, enquanto a estimativa está sendo acumulada. Quando o backflushing se aplica, a baixa de estoque é executada automaticamente.

Backflushing

A baixa automática de materiais de estoque, ou a contabilidade das horas gastas na fabricação de um item, com base no uso teórico e na quantidade do item relatado como completo. Para obter mais informações, consulte Backflushing.

Estoque do chão de fábrica

Um estoque de material barato presente na produção por encomenda, que pode ser usado na produção sem registrar cada baixa de material individualmente. O estoque do chão de fábrica não passa por backflushing e não faz parte dos custos estimados. Para contabilizar os materiais de estoque de chão de fábrica, uma sobretaxa é adicionada ao custo padrão do item final. Um Kanban aciona o fornecimento de itens de estoque de chão de fábrica para a produção por encomenda. É possível criar uma ordem de armazém do tipo Produção JSC na qual você determina de qual armazém e para qual centro de trabalho o material deve ser enviado.

Baixa de material controlada

O material é baixado do armazém para a produção por encomenda conforme definido pelo usuário. É possível optar por manter controle estrito sobre o processo de baixa ou controlá-lo mais frouxamente. Em geral, a baixa de material passa pelos seguintes estágios:

  • Alocar material no armazém

    Uma ordem de produção planejada resulta em transações planejadas de estoque. Essas transações são utilizadas para fins de planejamento pelo mecanismo de planejamento MRP. Assim que uma ordem de produção é liberada, são criadas ordens de armazém, o que significa que o material no armazém é alocado para a ordem de produção.

    Todos os materiais especificados na lista de material (BOM) são alocados nos armazéns, o que se reflete na sessão Materiais estimados (ticst0101m000).

    Se você usar armazéns de produção por encomenda, poderá determinar o momento em que o material é alocado no armazém de produção por encomenda.

  • Especificar quantidade a ser baixada

    É preciso especificar a quantidade de material que deseja baixar. Dependendo da configuração da caixa de seleção Baixa manual da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000), o LN especifica automaticamente a quantidade planejada ou é possível especificar manualmente a quantidade de material. Note que a quantidade de material ainda está bloqueada no armazém.

  • Liberar material

    Se você liberar o material no armazém, ele é desbloqueado, o que é um sinal para os funcionários do armazém iniciarem o procedimento de saída do armazém.

  • Executar o procedimento de armazenamento

    É executado um procedimento de saída do armazém definido pelo usuário.

  • Receber material

    A quantidade de material desejada é recebida na produção por encomenda.

Para gerenciar o material do armazém para a produção por encomenda e da produção por encomenda para o armazém, você pode usar a sessão Materiais a dar baixa p/ordens produção (ticst0101m100).

Para gerir material de forma mais detalhada, use a sessão Ordens de armazém de produção (timfc0101m000). Especialmente em caso de itens serializados ou controlados por lote, é recomendado usar essa sessão. Todas as ações relativas a materiais são definidas nas chamadas ordens de armazém de produção, que podem ser visualizadas na sessão Ordens de armazém de produção (timfc0101m000).