Sucatear

A perda pode ser definida como percentagem ou como quantidade fixa.

Fator de perda

Se a perda for definida como percentagem, esta será chamada de fator de perda. O fator de perda é usado como a seguir para calcular as necessidades brutas de um material:

Necessidades brutas = (fator de perda/100% + 1) x quantidade líquida
Quantidade de perda

Uma perda de quantidade fixa pode ser utilizada, por exemplo, se um material deve ser cortada de uma bobina e uma quantidade é perdida durante o corte. A perda de quantidade fixa é usada como a seguir para calcular as necessidades brutas de um material:

Necessidades brutas = quantidade líquida + quantidade de perda

A perda de quantidade fixa pode ser definida para um material na BOM ou para uma operação. A perda de quantidade fixa é usada principalmente para efeitos de inicialização. Por exemplo, quando uma máquina é inicializada, os primeiros produtos devem ser descartados porque sua qualidade é ruim.

Materiais independentes de quantidade

É possível usar o campo Quantidade de perda da sessão de detalhes Lista de material (tibom1110m000) de forma especial no caso de materiais independentes de quantidade. Por exemplo, você quer incluir um copo de medição em uma caixa de sabão em pó, independentemente da quantidade de sabão (caixa de um ou dois quilos). Crie uma linha da BOM para o material independente da quantidade (nesse caso, o copo de medição) na BOM de sabão em pó. Insira a quantidade necessária, nesse caso um, no campo Quantidade de perda e insira zero (0) no campo Quantidade líquida. Para cada quantidade de sabão em pó, um copo de medição é incluído.

Se quiser adicionar um material independente de quantidade a uma ordem de produção específica, poderá executar o procedimento descrito anteriormente na sessão Materiais estimados (ticst0101m000) para a ordem de produção.