Origem das ordens de produção

Na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000), é possível definir manualmente as ordens de produção. No entanto, as ordens de produção geralmente se originam de um pacote do LN.

As ordens de produção podem ser geradas nos seguintes pacotes:

  • Planejamento empresarial
  • Armazenamento

As ordens originárias desses pacotes do LN são transferidas para a sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) no módulo Controle de produção por encomenda em Fabricação. Também é possível definir manualmente as ordens de produção nessa sessão.

O sistema da ordem definido para o item na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000) determina o pacote de onde se origina a ordem de produção de um item.

Ordens de produção do Planejamento empresarial

Os itens com o sistema de ordem Planejado são processados no módulo Planejamento de ordem do Planejamento empresarial. A política de ordem do item determina como as ordens de produção são geridas no Planejamento empresarial.

  • Se a política de ordem do item for Não, o Planejamento empresarial criará ordens de produção planejadas com base em previsão. As ordens de produção planejadas são geradas na sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000). Também é possível inserir manualmente ordens de produção planejadas na sessão Ordens planejadas (cprrp1100m000).
  • Se a política de ordem do item for Sim, o item será padrão para ordem (STO) ou personalizado. O Planejamento empresarial pode planejar as necessidades para esses tipos de itens. As ordens de produção planejadas são geradas com base nas ordens de cliente inseridas em Vendas.

As ordens de produção planejadas podem ser transferidas para o módulo Controle de produção por encomenda na sessão Transferir planejamento de ordens (cppat1210m000) do módulo Transferência planejada (PAT) do Planejamento empresarial. Nessa sessão, também é possível transferir planos de produção para o módulo Controle de produção por encomenda. O LN converte esses planos em ordens de produção planejadas antes da transferência.

Ordens de produção da Gestão de armazém

Os itens com controle de estoque estatístico do sistema da ordem ( SIC) são processados na Armazenamento. É possível usar a sessão Gerar aconselhamento de ordem (SIC) (whina3200m000) para gerar avisos de ordem de produção.

Contudo, o sistema de fornecimento do item definido na sessão Dados item armaz. (whwmd2510m000) também determina como as ordens de produção são geradas na Armazenamento:

  • Se o sistema do fornecimento for KANBAN, será preciso usar a sessão Gerar ordens (KANBAN) (whinh2200m000).
  • Se o sistema do fornecimento for Ponto de estoque distribuído no tempo, será preciso usar a sessão Gerar ordens (TPOP) (whinh2201m000).

Use a sessão Transferir aconselhamento de ord. de produção (whina3202m000) para transferir avisos de ordem de produção com status Confirmado para o módulo Controle de produção por encomenda.