Ordens de produção - visão geral funcional

Uma ordem de produção é constituída da ordem para produzir um item e das condições sob as quais acontece tal fabricação, como o roteiro utilizado, a data de entrega e a quantidade da ordem.

Uma ordem de produção pode ser usada para:

Origem das ordens de produção

Uma ordem de produção normalmente é gerada por um algoritmo de planejamento, como MRP, e transferida subsequentemente para o módulo Controle de produção por encomenda. Também é possível criar ordens de produção manualmente.

Processar novas ordens de produção

Quando uma nova ordem de produção é criada, todos os dados necessários para a execução dela são configurados. Esses dados incluem os materiais estimados, planejamento de operações, ordens de armazém e outros dados.

Duplicar ordens de produção

Clique em Duplicar, no menu ou na barra de ferramentas, para duplicar a ordem de produção, o que significa que as informações do cabeçalho de produção são copiadas. O material original da ordem de produção e as operações não são copiados por vários motivos:

  • Alguns materiais na lista de material (BOM) ou algumas operações talvez sejam inválidos devido a alterações de engenharia.
  • Dados mestres, como armazém, item, custo padrão e assim por diante, podem ser alterados, o que pode resultar em ordens inconsistentes.
  • Informações como textos ou desenhos de operação podem ser vinculadas à ordem de produção. LN não consegue determinar quais dados devem ser copiados, porque isso pode ser diferente em cada ocasião. O LN não consegue distinguir entre dados originais e modificados.
  • O custo da ordem de produção pode ser diferente para a ordem original e a ordem de produção duplicada.
  • Todas as ordens de armazém e dados relacionados devem sempre ser regenerados.
Status da ordem

As ordens de produção passam por uma série de status de ordem, como:

  • Planejado
  • Documentos impressos
  • Liberado

O status da ordem determina que ações podem ser executadas em uma ordem de produção.

Custos reais e estimados

Os custos estimados para uma ordem de produção são baseados na BOM e no roteiro (custo estimado). Durante a produção, as horas efetivamente gastas e os materiais realmente utilizados são lançados (custo real). Quando a ordem de produção é fechada, o resultado da ordem de produção é calculado.