Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000)

Utilize esta sessão para realizar a manutenção e exibir os itens finais serializados integrados ao módulo Controle de montagem ou ao módulo Controle de Produção por Encomenda (JSC).

Para cada item serializado individual de uma ordem de montagem ou de produção, uma linha está presente nessa sessão. Por exemplo, para uma quantidade solicitada de seis itens, seis linhas estão presentes nessa sessão, cada linha com um número de série que é uma identificação exclusiva de um único item físico. Um exemplo de um número de série é o Número de identificação veicular (VIN) de um carro.

Se você selecionar um item nessa sessão e clicar em Componentes as-built no menu Visualizações, Referências o Ações, os componentes serializados de cada item final serializado serão exibidos na sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000). O item final serializado e seus componentes serializados juntos formam a estrutura as-built, que permite rastrear dados da ordem e investigar quais componentes estão em cada item final individual.

Controle de produção por encomenda

O momento em que é possível exibir a estrutura as-built de um item serializado produzido no Controle de produção por encomenda depende do campo Gerar números de série na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000). Em vários momentos, é possível ativar o LN para gerar números de série com base em uma máscara. Se a máscara não estiver presente, será necessário inserir números de série manualmente.

Controle de montagem (ASC)

Números de série poderão ser gerados quando você tiver confirmado a sequência da linha no Controle de montagem. Será possível, então, exibir a estrutura as-built do item.

Nota

É possível excluir um item de série as-built somente se o status do nº de série for Criado.

 

Tipo de ordem
Especifique o tipo de ordem.

Valores permitidos

Tipo de ordem

Ordem de produção/montagem
A ordem de produção, ordem de montagem ou programação de produção para a qual o item serializado é produzido.
Posição de programação
O número de posição da linha na programação de produção.
Item
O item pai do qual o item serializado é derivado.
Tipo de item
Uma classificação de itens usada para identificar se o item é, por exemplo, um item comprado, um item fabricado ou um item de equipamento. Dependendo do tipo de item, certas funções irão se aplicar somente a esse item.

Valores permitidos

Tipo de item

Revisão
Versão ou versão revisada de um item de engenharia ou de um item controlado por revisão, ou seja, um item vinculado a um item de engenharia. Podem existir diversas revisões de um item de engenharia.
Exemplo

Item de engenharia: Mountain bike E-MB01

RevisãoDescriçãoStatus
A1Desenho de rascunho da bicicletaNão liberado
A2Desenho da bicicletaNão liberado
A3Item de engenharia pai da bicicleta MB01Liberado
A4Bicicleta obsoletaCancelado

 

Quantidade ordenada
A quantidade da ordem a ser produzida. As estimativas de materiais e horas são baseadas nessa quantidade.

Se nenhum roteiro ou data tiver sido inserido ainda, o calendário será baseado no roteiro padrão e em utilização de 100%.

Se você estiver utilizando distribuição de ordem de produção quando alterar o valor do campo atual, o valor do campo Quantidade ordenada na sessão Materiais estimados (ticst0101m000) para cada uma das unidades de efetividade será alterado de modo que o total seja igual ao valor do campo atual e a quantidade seja distribuída uniformemente entre cada uma das unidades de efetividade.

Quando uma distribuição está presente, a quantidade ordenada é controlada pela soma da quantidade ordenada para as linhas de distribuição.

Operação para rejeições
Especifique a operação para a qual números de série são Rejeit. da ordem de produção quando você clica em Definido para 'Rejeitado'.
Nº de série
A identificação única de um único item físico. O LN usa uma máscara para gerar o número de série. O número de série pode consistir em vários segmentos de dados que representam, por exemplo, uma data, informações de modelo e cor, número de sequência e assim por diante.

Números de série podem ser gerados para itens e ferramentas.

Código de lote
Vários itens produzidos e armazenados juntos que são identificados por um código (de lote). Lotes identificam mercadorias.
Un. de efetivid.
Um número de referência, por exemplo, uma linha de ordem de venda ou uma linha de entrega do projeto, usado para modelar desvios para um item de unidade de efetividade.
Nota

Quando o rastreamento de projeto é implementado, somente zero ou uma unidade de efetividade é permitida nas linhas de distribuição de uma ordem de produção.

Status nº de série
O status do número de série do item final.

Valores permitidos

Status do número de série

Rejeitado na operação
Visualize o número da operação especificada no campo Operação para rejeições em que números de série são removidos da ordem de produção.
Válido
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a estrutura as-built estará concluída. Uma estrutura as-built está concluída quando números de série estão presentes para componentes serializados e números de lote para itens de lote controlado (serializados). O LN verifica automaticamente a integridade da estrutura as-built quando o status do número de série é alterado (manual ou automaticamente) de Criado ou Rejeit. para Atribuído.

Se uma estrutura as-built não for válida, não será possível copiá-la para uma estrutura as-maintained na sessão Criar estrutura de explosão física (tscfg2210m000). Além disso, se o campo Verificar números de série as-built na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000) for Avisar ou Bloquear, o item não poderá ser expedido.

Ordem de retrabalho
Se uma ordem de retrabalho existir para o item serializado, esse campo exibirá o número da ordem de retrabalho.

Tópico relacionados

 

Componentes as-built
O LN inicia a sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000). Nessa sessão, é possível exibir os componentes do item serializado.
Gerar números de série
Se você clicar nesse botão, o LN gerará números de série para os itens produzidos para a ordem de montagem.
Validar
Clique para verificar se a estrutura as-built está concluída. Uma estrutura as-built está concluída quando números de série estão presentes para componentes serializados e números de lote para itens de lote controlado (serializados). Uma estrutura as-built está incompleta quando números de série e/ou números de lote não estão presentes.
Exib. multinível
Inicie a estrutura gráfica do navegador para ver a árvore as-built do item serializado selecionado.
Definir status como 'Atribuído'
Altere o status do número de série para atribuído.
Definido para 'Rejeitado'
Altere o status do número de série para rejeitado.
Interrupção física
Visualize a divisão dos componentes físicos do item serializado.
Imprimir cabeçalho as-built
Inicia a sessão Itens (tcibd0501m000).