Valores permitidos
Calcular custo padrão (ticpr2210m000)Utilize esta sessão para calcular o preço de valoração e o custo padrão de acordo com um código de cálculo de custo. Aspectos de desempenho As configurações desta sessão podem afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Excluir dados de custo do item.
Seleção Método de cálculo de custo padrão O método especificado, indicando como o LN analisa a estrutura de produto ao calcular o custo padrão. Valores permitidos Dados de cálculo Grupo de item Grupo de itens com características similares. Cada item pertence a um grupo de itens em particular. O grupo de itens é usado em combinação com o tipo de item para configurar os padrões do item. Item As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos. Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto. Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:
Código de cálculo de custo Uma especificação de como um custo padrão, um preço de valoração ou um preço de venda é calculado. O código armazena os dados de cálculo dos custos específicos. O código de cálculo do preço definido na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) determina o custo padrão. Outros códigos de cálculo de custo são usados para fins de simulação. O código de cálculo de preço para itens personalizados é armazenado por projeto. Exemplo
Data de cálculo Essa data é utilizada para simular o cálculo de custo padrão/valoração em uma data que anterior ou posterior à data atual. Com base na data de cálculo de custo padrão, o LN simula automaticamente a estrutura e a composição do produto e do roteiro. Por padrão, o LN mostra a data atual. Opções Somente itens sem custo padrão Se esta caixa de controle estiver selecionada, o custo padrão e os preços de valoração serão calculados para os itens cujo custo padrão ainda não tenha sido calculado. Nota Se essa caixa de seleção estiver marcada, os custos padrão existentes não serão recalculados e, portanto, permanecerão inalterados. No entanto, os custos padrão podem estar errados em razão de alterações posteriores. Quando o custo padrão de um item (configurado) já existe (configurado) e algo é alterado posteriormente, é necessário recalcular o custo padrão utilizando essa sessão. Nesse caso, essa caixa de seleção deve ser desmarcada. Incluir subconjuntos padrão Se esta caixa de controle estiver selecionada, o custo padrão de todas as submontagens padrão será calculado. Quando a caixa de seleção Somente itens sem custo padrão também está marcada, as submontagens sem custo padrão são calculadas. Nota Esse campo é exibido somente quando a caixa de seleção Materiais fornecidos pelo cliente na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) está marcada. Excluir itens padrão configurados Se esta caixa de controle estiver selecionada, os preços de valoração e/ou custos padrão dos itens padrão configurados não serão calculados. Se a sessão Gerar estrutura (projeto) para variante de produto (tipcs2220m000) for executada, um item anônimo que faça parte de uma BOM genérica se tornará um item padrão configurado. Para o item padrão configurado, um novo código de item não personalizado é gerado. Dessa forma, é possível configurar um item sem utilizar um projeto PCS. Atualizar custo padrão e preços de valorização Se esta caixa de controle estiver selecionada, os custos padrão e/ou preços de valoração serão atualizados. O LN altera os valores dos seguintes campos na sessão Itens - Custo (ticpr0107m000): Se a caixa de seleção Preço valoriz. data anterior permitido da sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) e a caixa de seleção Atualizar custo padrão e preços de valorização estiverem selecionadas, será possível especificar uma data no passado para efetivar preços. Portanto, selecione Última data do período anterior ou Data específica como a data de efetividade. Nota
Data de efetividade Você pode especificar a data de efetividade do preço de valoração ou do custo padrão, que pode ser a data atual ou uma data no passado. Se a caixa de seleção Atualizar custo padrão e preços de valorização estiver marcada e a caixa de seleção Preço valoriz. data anterior permitido na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) também estiver marcada, será possível especificar para qual data o preço de valoração ou o custo padrão é calculado ou efetivado. Valores possíveis
Nota Se você selecionar a opção Última data do período anterior, também poderá marcar a caixa de seleção Reverter ao valor original de estoque no início do período atual na guia Valor de mercado. Para obter mais informações, consulte Lower of cost or market value Excluir dados de histórico de custo padrão Se esta caixa de controle estiver selecionada, os dados do histórico de custo padrão serão removidos quando os dados de custo padrão forem efetivados. Os dados do histórico de custo padrão a serem removidos dependem do valor do campo Reter histórico de custo padrão na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000). Para obter mais informações, consulte Remove Standard Cost History Data (ticpr2230m000). Aspectos de desempenho A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Remover dados de custo padrão de item. Imprimir valores horas Se esta caixa de controle estiver selecionada, os valores de horas de produção serão incluídos no relatório. Data específica Se você clicar em Data específica, será possível inserir uma data no passado nesse campo. Preço de mercado Valor de estoque baseado em menor custo ou valor de mercado O valor de estoque pode ser baseado nos preços de compra originais ou nos valores de mercado. Se esta caixa de controle estiver selecionada, e os valores de mercado forem mais baixos do que os preços de compra, os valores de mercado serão utilizados para calcular o valor do estoque. Esse método é chamado de menor entre valor de custo e de mercado (LCMV). Se esta caixa de controle estiver limpa, os preços de compra serão utilizados para determinar o valor de estoque. Reverter ao valor original de estoque no início do período atual O uso do menor entre valor de custo e de mercado (LCMV) para calcular o valor do estoque pode resultar em um valor de estoque diferente do valor de estoque calculado com base nos preços de compra originais. Se a data de efetividade for o último dia do período financeiro anterior (a opção Última data do período anterior está selecionada), você poderá utilizar essa caixa de seleção para determinar se o valor de estoque será baseado no LCMV ou nos preços de compra originais no início do período financeiro atual:
Nota É possível selecionar ou desmarcar essa caixa de seleção somente se:
Preço usado se existirem recibos de compra após a última data de valor de mercado Se existirem novos recibos de compra após a data em que os valores de mercado forem inseridos pela última vez, será necessário selecionar qual preço deverá ser utilizado para calcular o valor de estoque. É possível escolher entre as seguintes opções:
Nota Você poderá selecionar essas opções somente se a caixa de seleção Valor de estoque baseado em menor custo ou valor de mercado estiver marcada. Bshells paralelos Número de Bshells paralelos O número de servidores (bshells) que calculam e atualizam preços de custo e de valorização. Tamanho do lote O número de itens que são enviados a um dos servidores paralelos (bshells) para calcular e atualizar preços de custo e de valorização.
| |||