Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000)

Utilize esta sessão para realizar a manutenção dos parâmetros do módulo Cálculo de custo padrão (CPR).

 

Data de efetividade
A data e a hora em que os parâmetros foram alterados. Os parâmetros serão validos até a data de efetividade de uma configuração de parâmetro mais recente. O conjunto atual não tem data de efetividade.
Descrição
A descrição do conjunto de parâmetros. O padrão é a descrição do conjunto de parâmetros anterior, portanto, para evitar confusão, é necessário sempre excluir esse e adicionar um novo texto.
Opções de cálculo
Código de cálculo de custo padrão
Uma especificação de como um custo padrão, um preço de valoração ou um preço de venda é calculado. O código armazena os dados de cálculo dos custos específicos.

O código de cálculo do preço definido na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) determina o custo padrão. Outros códigos de cálculo de custo são usados para fins de simulação. O código de cálculo de preço para itens personalizados é armazenado por projeto.

Exemplo
  • Taxas operacionais específicas
  • Taxas de subcontratação
  • Preços de compra simulados
  • Sobretaxas

Tópico relacionados

Tipo de taxas operacionais
Esse parâmetro indica qual tipo de taxa operacional determina o cálculo do custo padrão.
Custo padrão de componente zero permitido
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o cálculo de custo padrão de um item não será interrompido se um dos componentes do item tiver um custo padrão igual a 0 (zero).

Se esta caixa de controle estiver limpa, o cálculo de custo padrão de um item será interrompido se um dos componentes do item tiver um custo padrão igual a 0 (zero).

Incluir custos fixos no preço vendas
Custos podem ser divididos em duas partes, os custos variáveis e os fixos. Os custos variáveis sempre serão adicionados ao preço de venda de um item. Os custos fixos serão adicionados ao preço de venda somente se o campo Incluir custos fixos no preço vendas estiver marcado.
Nota

Esse parâmetro não tem qualquer influência sobre o custo padrão, embora seja possível ver a diferença entre a parte variável e a parte fixa do custo padrão.

Incluir custos fixos preço valorização
Custos podem ser divididos em duas partes, os custos variáveis e os fixos. Os custos variáveis sempre serão adicionados ao preço de valorização de um item. Os custos fixos serão adicionados ao preço de valoração somente se a caixa de seleção Incluir custos fixos preço valorização estiver marcada.
Nota
  • Esse parâmetro será aplicável somente se a valoração do estoque for baseada no custo padrão (Preço de transferência fixo). Se você utilizar um método de valorização real, como UEPS, PEPS ou MAUC, os custos fixos, assim como os variáveis, serão incluídos para valorizar o estoque, independentemente da configuração dessa caixa de seleção.
  • Esse parâmetro não tem qualquer influência sobre o custo padrão, embora seja possível ver a diferença entre a parte variável e a parte fixa do custo padrão.

Tópico relacionados

Incluir sobretaxas no preço de valorização do armazém chão de fábrica
Se esta caixa de controle estiver selecionada, as sobretaxas atribuídas a um item nos armazéns principais também serão incluídas no preço de valoração do item no armazém de produção por encomenda. Assim, o preço de baixa do item do armazém principal será igual ao preço de recebimento do item no armazém de produção por encomenda. Consequentemente, nenhum resultado de transferência e de produção ocorrerá.

Se esta caixa de controle estiver limpa, somente preços de valoração serão armazenados se forem definidas sobretaxas para o item no armazém. Isso significa que quando nenhuma sobretaxa for atribuída a um item no armazém de produção por encomenda, nenhum preço de valoração estará presente para o item no armazém de produção por encomenda.

Nota

Se a caixa de seleção Incluir sobretaxas no preço de valorização do armazém chão de fábrica estiver marcada para um item com um armazém de produção por encomenda e com FTP como método de valoração, você deverá primeiramente remover as seguintes sobretaxas para calcular corretamente o preço de valoração:

  • Sobretaxas na combinação de item/armazém de produção por encomenda.
  • Sobretaxas na combinação de grupo de itens/armazém de produção por encomenda.
Preço valoriz. data anterior permitido
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível calcular e/ou efetivar preços de valoração para uma data no passado. A data no passado pode ser a Última data do período anterior ou uma Data específica.

Se esta caixa de controle estiver limpa, você poderá calcular e/ou efetivar preços de valoração somente para a data atual.

O cálculo e a atualização dos preços de valorização ocorrem nas seguintes sessões:

  • Calcular custo padrão (ticpr2210m000)
  • Atualizar custo padrão e reajustar o estoque (ticpr2220m000)
  • Calcular e atualizar custo padrão e reajustar o estoque (ticpr2225m000), que é iniciada na sessão Itens - Custo (ticpr0107m000)

Esse parâmetro também se aplica à sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000), na qual os preços de valoração para itens personalizados em projetos PCS são calculados.

Nota

Se você desejar usar menor entre valor de custo e de mercado (LCMV), essa caixa de seleção deverá estar marcada.

Tópico relacionados

Calcular e atualizar a partir dos itens - Sessão de custos permitida
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível calcular e efetivar o custo padrão e o preço de valoração de um item diretamente da sessão Itens - Custo (ticpr0107m000).

Para calcular e efetivar o custo padrão e preço de valoração de um item, também é possível utilizar a sessão Calcular custo padrão (ticpr2210m000), independentemente da configuração dessa caixa de seleção.

Número de anos para reter o histórico de custo padrão
O número de anos durante os quais o custo padrão deve ser retido no LN. A sessão Arquivar histórico de custo (ticpr2230m000) leva esse número de anos em consideração ao remover dados do histórico de custo padrão.

Um custo padrão histórico é utilizado, por exemplo, para transportar transações de estoque com uma "data antiga", como pode ser o caso durante a contagem cíclica ou a antecipação no módulo Controle de compra, no módulo Controle de vendas ou em Serviço. O custo padrão histórico também é utilizado para determinar o valor de estoque em uma data passada.

Componentes de custo operacional detalhados
Componente de custo para mão de obra
O valor padrão do campo Comp. de custo na sessão Taxas operacionais (ticpr1150m000) para componentes de custo do tipo Mão de obra.
Componente de custo para máquina
O valor padrão do campo Comp. de custo na sessão Taxas operacionais (ticpr1150m000) para componentes de custo do tipo Máquina.
Compon. de custo para custos gerais nas horas de mão de obra
O valor padrão do campo Comp. de custo na sessão Taxas operacionais (ticpr1150m000) para componentes de custo do tipo Custo geral mao de obra.
Compon. de custo para custos gerais nas horas de máquina
O valor padrão do campo Comp. de custo na sessão Taxas operacionais (ticpr1150m000) para componentes de custo do tipo Custo geral horas-máquina.
Componente de custo para subcontratação
O valor padrão do campo Comp. de custo na sessão Taxas de subcontratação (ticpr1160m000).
Descrição
A descrição do componente de custo correspondente.