Definição de acionador de processo (tiasl8100m000)

Utilize esta sessão para definir os processos que ocorrem em uma estação de linha específica, ou a sessão que é acionada por esse evento.

 

Processo
É possível utilizar quatro eventos como acionadores no Controle de montagem.

Esses eventos são:

  • Completar ordens de estação de linha
  • Compensar ordens de estação de linha
  • Iniciar ordem de montagem
  • Congelar ordens da estação de linha
Acionado por estação
A estação de linha na qual ocorre o evento que aciona a sessão. Por exemplo, é possível indicar que a sessão deve ser realizada em uma linha montagem principal quando a ordem for concluída em uma linha de montagem de fornecimento.

Defina o acionador no campo Processo.

Estação
A estação de linha para a qual o processo acionado precisa ser executado, como a impressão das instruções de trabalho dessa estação de linha. Pode ser a mesma estação de linha que a responsável por acionar o processo ou outra.
Kit de montagem
O kit de montagem para o qual o processo acionado é executado. Esse kit deve ter o tipo de kit Produto. O kit é aplicável somente em combinação com Sessão/modelo em Reabastecer armazém de chão de fábrica (tiasc8210m000).
Tipo de processo
O nome de um processo utilizado pelo software no pacote Enterprise Modeler.

Nesse campo, há as seguintes opções:

  • Processo de fluxo de trabalho formal Essa opção não está implementada. Portanto, escolha a próxima.
  • Sessão Uma sessão do LN no módulo Controle de montagem.
Dispositivo
Se o processo produzir um relatório, o dispositivo que imprime ou exibe o relatório.
Tipo seq trabalho
A data da necessidade planejada e a hora da necessidade planejada das necessidades de peças de montagem são calculadas com base no que é inserido no campo Tipo seq trabalho da sessão Reabastecer armazém de chão de fábrica (tiasc8210m000).

É possível programar materiais com base na sequência planejada da estação de linha para a qual os materiais estão programados (call-off efetuado), mas essa nem sempre é uma solução realista, pois a sequência planejada pode ser diferente da sequência real. Se as sequências planejada e real forem diferentes, será possível enviar uma mensagem com base na sequência real da estação de linha na qual os acionadores são ativados. Com essa solução, os materiais são programados somente para ordens de montagem que já passaram do ponto de acionamento. LN calcula as datas de chegada dos materiais com base em:

  • O número de estações de linha entre a estação de linha de fornecimento e a estação de linha de acionamento.
  • O tempo do ciclo. Também é possível definir acionadores com base na sequência planejada da estação de fornecimento. Nesse caso, o LN leva em consideração as variações do pulmão de linha, para as quais um lead time de segurança pode ser definido, e o atraso programado.

Nota A data da necessidade planejada dos itens ordenados com controlado por ordem/lote sempre é baseada nas datas iniciais planejadas das ordens de montagem. Portanto, o cálculo da data da necessidade planejada, baseado na sequência real, pode ser utilizado somente por itens controlados por ordem/lote.

O campo pode ter os valores Planejado e Real.

Se a ordem de montagem em Acionado por estação não estiver concluída ou fechada, o Tipo seq trabalho poderá ser definido somente como Planejado, pois nenhum cronograma real estará presente para a ordem nessa estação de linha.

Você poderá definir o Tipo seq trabalho como Planejado ou Real se a ordem de montagem em Acionado por estação estiver concluída ou fechada. Isso porque os tempos reais estarão presentes para a ordem nessa estação de linha. Se você selecionar Planejado, as peças da montagem serão ordenadas em uma sequência de linha de fornecimento com base na hora inicial planejada da ordem da estação de linha. Se você selecionar Real, as peças da montagem serão ordenadas em uma sequência com base na sequência real.

Será possível considerar a próxima ordem de montagem sequenciada na sequência de linha se as seguintes condições forem atendidas:

  • As peças da montagem são de SILS controlado por ordem.
  • As mensagens de fornecimento da ordem de montagem que acionaram o fornecimento são geradas. As próximas ordens sequenciadas são consideradas com base no tamanho do lote definido para o KIT na sessão Itens - armazenamento (whwmd4500m000) em Armazenamento.

Quando o processo de reabastecimento for executado, mensagens de SILS controlado por ordem / de lote são geradas. Essas mensagens não são transferidas automaticamente para Armazenamento e Controle de compra. Para transferir essas mensagens, é necessário executar Transferir mensagens de fornecimento de peça de montagem (tiasc8220m000), que geralmente é executado como um trabalho programado.

O número da ordem de transferência será preenchido somente se as mensagens de SILS controlado por ordem/lote forem transferidas para Armazenamento e Controle de compra, utilizando a sessão Transferir mensagens de fornecimento de peça de montagem (tiasc8220m000). O número da ordem de transferência é preenchido na sessão Est. de linha - Transf. de fornec. peça da montagem (lote) (tiasc8510m000) e na sessão Transf. de fornec. peça montagem (SILS) (tiasc8520m000).