Ordem de montagem - Ordens de estação de linha (tiasc2510m000)

Utilize esta sessão para visualizar como uma ordem de montagem é dividida em ordens de estação de linha (LSOs), juntamente com suas variantes de estação de linha (LSVs) (onde aplicável).

Nessa sessão, é possível fazer todas as LSVs específicas da ordem, o que pode ser necessário pelos seguintes motivos: É possível alterar o conteúdo de uma ordem da estação de linha específica. No entanto, o conteúdo (operações e materiais) de uma ordem é armazenado na variante da estação de linha (LSV), que pode ser vinculada a outras ordens de montagem, portanto, alterações em uma ordem podem afetar muitas outras ordens. Para evitar esse efeito, é necessário tornar a LSV (para a ordem alterada) específica da ordem. Quando uma LSV se tornar específica da ordem, a LSV original será copiada para uma LSV exclusiva (não vinculada a outras ordens) existente somente para a ordem da estação de linha alterada. Isso permite alterar o conteúdo da ordem sem afetar outras ordens.

Nota

Usando a opção Variáveis do processo no menu Referência, você pode acessar a sessão Variáveis do processo por ordem de estação de linha (tiasc2113m000), que permite visualizar as variáveis de processo da ordem de montagem para a estação de linha específica e registrar os resultados de inspeção.

 

Ordem de montagem
Ordem para montar um produto em uma linha de montagem ou mais.
Estação de linha
Um centro de trabalho que faz parte de uma linha de montagem. Uma estação de linha é usada na produção de itens FAS (programação de montagem final). Uma estação de linha pode ter várias posições, o que permite que mais de um item esteja presente em uma estação de linha.
Próx. estaç.
A estação de linha após a estação no campo anterior; a próxima estação de linha na linha de montagem atual.
Status da ordem est de linha
O status da ordem da estação de linha.

Existem os seguintes status:

  • Planejado
  • Congelado
  • Pronto para iniciar
  • Completada
  • Fechado

Consulte a seção Tópicos relacionados para obter links que fornecem mais informações sobre o status de LSOs.

Data inicial planejada
A data em que o trabalho na ordem de montagem está planejado para iniciar na estação de linha atual.
Data final planejada
A data em que o trabalho na ordem de montagem está planejado para ser concluído na estação de linha atual.
Data final de transporte planejado
Tempo de transporte
A unidade na qual o tempo de transporte é medido.
Seg de linha sequenciado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o segmento de linha da ordem de estação de linha será sequenciado.
Compensação necessária
Se esta caixa de controle estiver selecionada, as ordens de estação de linha (LSOs) dessa ordem de montagem deverão ser compensadas. Compensação é o cálculo de (novas) hora iniciais e finais. A compensação é necessária assim que ocorre uma alteração nas datas ou horas de uma ordem ou, em outras palavras, assim que as datas e horas reais deixam de conciliar as datas e horas planejadas. É possível compensar LSOs na sessão Compensar ordens de estação de linha (tiasl4230m000). Para mais informações, consulte o Tempo de transporte para linhas de montagem vinculadas.
Variante da estação de linha
Mantém operações e materiais idênticos que são usados em uma estação de linha específica para várias ordens de montagem. Dessa maneira, as operações e materiais idênticos são armazenados somente uma vez, em vez de para cada ordem de montagem. Quando as variantes da estação de linha são usadas, é necessário menos armazenamento de dados e a performance é aprimorada.
Exemplo

Você produz carros com várias características, incluindo dois tipos de rodas: largas e estreitas. Na estação de linha da roda, em que as rodas são instaladas, todos os carros com rodas largas são uma variante da estação de linha, e os carros com rodas estreitas são outra variante da estação de linha, independentemente de outras especificações, porque estas não são relevantes para a estação de linha da roda.

Específda ord.
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a variante de estação de linha (LSV) será específica da ordem. Ou seja, suas operações e componentes podem ser alterados. Quando a LSV for específica da ordem, não será vinculada a outras ordens. Isso significa que é possível alterar o conteúdo da ordem sem afetar outras ordens.
Item
O item genérico ou item fabricado cuja Origem do fornecimento padrão é Montagem.
Real
A data em que o trabalho na ordem de montagem inicia na estação de linha atual.

Isso ocorre quando o trabalho é relatado como concluído na estação de linha anterior ou quando a ordem é retirada do pulmão, nos casos que a estação de linha anterior é um pulmão.

Real
A data em que o trabalho na ordem de montagem foi concluído na estação de linha atual.
Peças de montagem alocadas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, os componentes serão alocados à estação de linha atual para a ordem de montagem atual. É possível alocar peças com a sessão Criar alocação de peças da montagem (tiasc7240m000).
Nota

Essa caixa de seleção também será marcada se a ordem de estação de linha atual não tiver peças de montagem ou se as peças forem somente itens de estoque do chão de fábrica. Somente se houver itens não do estoque do chão de fábrica que ainda precisam ser alocados, a caixa de seleção não será selecionada.

Instruções de trabalho impressas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, serão impressas as instruções de trabalho necessárias para realizar o trabalho da ordem de montagem nessa estação de linha.
Transferência WIP gerada
Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma transferência WIP terá sido gerada.

É possível gerar transferências WIP na sessão Gerar transferência WIP (tiasc7200m000), que pode ser iniciada a partir da sessão Estação de linha - Ordens de montagem (tiasl6510m000). Esse processo é frequentemente executado por meio de fluxo de trabalho acionado pelo processo.

Se você gerar uma transferência WIP para uma estação da linha de montagem principal, uma transferência WIP será gerada para a linha à qual a estação de linha pertence.

Nota
  • ERP seleciona a caixa de seleção Transferência WIP gerada somente na última ordem da estação na linha de montagem, mesmo se a transferência WIP for gerada em outra estação de linha.
  • A funcionalidade WIP em uma situação de vários locais difere da situação em um único local. Em uma situação de vários locais, transferências WIP são tratadas por ordens de venda e de compra entre companhias a as caixas de seleção Transferência WIP baixada e Transferência WIP recebida não são utilizadas.
Transferência WIP baixada
Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma transferência WIP terá sido baixada.

É possível baixar transferências WIP na sessão Executar baixa de WIP (tiasc7201m000). Esse processo é frequentemente executado por meio de fluxo de trabalho acionado pelo processo.

Se você executar uma baixa WIP para uma estação da linha de montagem principal, o WIP da ordem poderá ser baixado da linha de montagem à qual a estação de linha pertence. O processo de baixa é realizado na Armazenamento.

Se você selecionar Automático no campo Gestão de transferência WIP na sessão de detalhes Linhas de montagem (tiasl1530m000), a caixa de seleção Transferência WIP baixada será marcada automaticamente assim que a baixa de WIP for realizada.

Nota
  • ERP seleciona a caixa de seleção Transferência WIP baixada somente na última ordem da estação na linha de montagem, mesmo se a transferência WIP for gerada em outra estação de linha.
  • Essa caixa de seleção é utilizada somente em uma situação de local único, ou seja, quando as linhas de montagem que baixam e recebem WIP pertencem à mesma companhia. Em uma situação de vários locais, transferências WIP são tratadas por ordens de venda e de compra entre companhias.
Posição da transferência WIP
O número de sequência da transferência WIP. O número de sequência é atribuído pela Armazenamento e é utilizado nesse pacote para executar o processo de transferência WIP na sequência correta.
Transferência WIP recebida
Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma transferência WIP terá sido recebida. O processo de recebimento é realizado de uma estação da linha de fornecimento.

É possível receber transferências WIP na sessão Executar recepção de WIP (tiasc7202m000). Esse processo é frequentemente executado por meio de fluxo de trabalho acionado pelo processo. O acionador pode ser configurado de forma que o processo de recebimento seja ativado pela ocorrência de um evento na linha de recebimento.

Se você executar um recebimento WIP para uma estação da linha de montagem principal, o WIP da ordem poderá ser recebido na próxima linha de montagem (de recebimento). O processo de recebimento é realizado na Armazenamento.

Quando você seleciona Automático no campo Gestão de transferência WIP na sessão de detalhes Linhas de montagem (tiasl1530m000), a caixa de seleção Transferência WIP recebida é marcada automaticamente assim que o recebimento WIP é realizado.

Quando o processo de recebimento é realizado, o LN marca a caixa de seleção Transferência WIP recebida.

Nota
  • O ERP selecionará a caixa de seleção Transferência WIP baixada somente na última ordem da estação na linha de montagem, mesmo se a transferência WIP for gerada em outra estação de linha.
  • Essa caixa de seleção é utilizada somente em uma situação de local único, ou seja, quando as linhas de montagem que baixam e recebem WIP pertencem à mesma companhia. Em uma situação de vários locais, transferências WIP são tratadas por ordens de venda e de compra entre companhias.
Backflush de horas processado
Se for efetuado backflush das horas da ordem da estação de linha, essa caixa de seleção será selecionada. O backflushing é executado na sessão Necessidades de backflush (tiasc7241m000).
Nota

O comportamento dessa caixa de seleção depende em alguns casos do cenário de processamento de transação utilizado.

  • Baseada em estação de linha: A caixa de seleção pode ser selecionada mesmo se a ordem da estação de linha não tiver nenhuma variante da estação de linha.
Backflush de peças processado
Se for efetuado backflush dos materiais da ordem da estação de linha, essa caixa de seleção será selecionada. O backflushing é executado na sessão Necessidades de backflush (tiasc7241m000).
Nota

Diferentemente do que poderia ser esperado, o comportamento dessa caixa de seleção não corresponde exatamente ao da caixa de seleção Peças de montagem alocadas. A caixa de seleção será selecionada somente se houver peças da montagem com backflush. A caixa de seleção não será selecionada se não houver peças da montagem para backflush ou se as peças eram somente itens do estoque do chão de fábrica.

 

Peças da montagem
Características e opções
Variantes da estação de linha
Tornar específica ordem
Clique para tornar a LSV específica da ordem, o que permite alterar o conteúdo sem afetar as outras ordens que usam essa LSV.
Operações
Clique para iniciar a sessão Variante da estação de linha - Operações (tiasc2122m000) para uma Peça de montagem de LSV.
Ordens de compra
Gerar nº para peça da montagem...