Variante da estação de linha - Peças de montagem (tiasc2121m000)

Utilize esta sessão para visualizar as peças de montagem alocadas a uma variante de estação de linha (LSV). Se a LSO for específica da ordem, não será possível modificar as peças da montagem.

 

Variante da estação de linha
Mantém operações e materiais idênticos que são usados em uma estação de linha específica para várias ordens de montagem. Dessa maneira, as operações e materiais idênticos são armazenados somente uma vez, em vez de para cada ordem de montagem. Quando as variantes da estação de linha são usadas, é necessário menos armazenamento de dados e a performance é aprimorada.
Exemplo

Você produz carros com várias características, incluindo dois tipos de rodas: largas e estreitas. Na estação de linha da roda, em que as rodas são instaladas, todos os carros com rodas largas são uma variante da estação de linha, e os carros com rodas estreitas são outra variante da estação de linha, independentemente de outras especificações, porque estas não são relevantes para a estação de linha da roda.

Estação de linha
A estação de linha para a qual a LSV se aplica.
Armazém de chão de fábrica
O armazém de chão de fábrica no qual a peça da montagem está armazenada.
Status da ordem est de linha
Se a LSV for específica da ordem, esse campo exibe o status da ordem de estação de linha (LSO) vinculada à LSV.

LSOs podem ter os seguintes status:

  • Planejado
  • Congelado
  • Pronto para iniciar
  • Completada
  • Fechado
Nota

Esse campo é exibido somente se a LSV selecionada for específica da ordem.

Operação
Essa operação será vinculada à LSV. A peça da montagem é utilizada nessa operação.
Processo
Esse campo não está em uso. Ele é reservado para funcionalidade que ainda não está disponível.
Operação original
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a operação não terá sido modificada, tornando a variante de estação de linha específica da ordem.

Essa caixa de seleção é utilizada para determinar resultado da impressão. Quando originais devem ser impressos, as operações para as quais essa caixa de seleção está selecionada são impressas. Quando diferenças devem ser impressas, as operações para as quais essa caixa de seleção está desmarcada são impressas.

Posição
O número de posição exclusivo para a peça da montagem na variante de estação de linha.
Peça da montagem
O componente de montagem.

A peça da montagem é utilizada no processo de montagem. Essa parte é entregue à linha de montagem.

Peça da montagem original
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a peça de montagem não terá sido alterada.

Se esta caixa de controle estiver limpa, um dos campos da peça de montagem terá sido alterado. É possível fazer isso somente se a LSV for específica da ordem.

Essa caixa é utilizada para determinar o resultado impresso. Se originais precisarem ser impressos, as peças da montagem para as quais essa caixa de seleção está selecionada serão impressas. Se diferenças precisarem ser impressas, as peças da montagem para as quais essa caixa de seleção está desmarcada serão impressas.

Qtd de engenharia de produto
A quantidade do item, medida de acordo com a unidade de medida exibida no campo Unidade de estoque.

As quantidades de peças de montagem podem ser calculadas como quantidade de engenharia de produto ou quantidade de engenharia de processo. Esses termos denotam dois métodos de calcular as necessidades de peças da montagem, com base em dois métodos de modelagem do produto na Configuração de linha de montagem (LAC). A engenharia de produto representa o produto final como uma estrutura de peças da montagem, enquanto que a engenharia de processo representa o produto como o resultado de uma sequência de operações, que requerem peças da montagem. Embora possa esperar que os resultados de ambos os cálculos sejam os mesmos, na prática, pode haver alguma diferença. Essa diferença se deve à maneira como esses dois tipos de modelagem são efetivamente realizados.

Como antecipação de funcionalidade que ainda não está disponível, esses termos são diferenciados aqui. Mas atualmente, somente a quantidade de engenharia de produto é utilizada.

Nota

Quando a Qtd de engenharia de processo ou a Qtd de engenharia de produto é modificada, o processo Criar alocação de peças da montagem é executado automaticamente.

Unidade de estoque
A quantidade física em que um item ou mercadoria é gerenciado. Por exemplo, uma quantidade de madeira pode ser expressa como um comprimento usando a unidade de um metro, ou como um volume usando a unidade de um metro cúbico.
Módulo de engenharia
Um módulo de engenharia é um grupo de peças padrão sem roteiros, linhas de montagem, opções etc., para um sistema específico, como o sistema elétrico ou a transmissão. O módulo de engenharia faz parte da variante de estação de linha.

Um módulo de engenharia não é fabricado separadamente e é utilizado somente para fins de desenho e planejamento.

É necessário inserir o módulo de engenharia aqui para que o LN possa imprimi-lo no cabeçalho da estrutura As built.

Unidade de estoque
A unidade de medição da quantidade.
Peça da montagem a ser impressa nas instruções
Se esta caixa de controle estiver selecionada, as peças de montagem serão impressas quando você usar a sessão Imprimir instruções de trabalho (tiasc5450m000).
Estoque do chão de fábrica
Um estoque de material barato, presente na produção por encomenda, que pode ser usado na produção sem registrar cada baixa de material individualmente. O estoque do chão de fábrica não passa por backflushing e não faz parte dos custos estimados.
Dados fixos do fornecedor
Indica sob quais condições é permitido atualizar as configurações de fornecimento de linha.

Consulte a Ajuda da sessão Atual. var. da estação de linha - Dados forn. peças montagem (tiasc2222m000) para obter mais informações.

Armazém de chão de fábrica
Um armazém que armazena estoque intermediário a fim de fornecer aos centros de trabalho. Um armazém de chão de fábrica é vinculado a uma célula de trabalho individual, uma linha de montagem ou um ou mais centros de trabalho. Um armazém de chão de fábrica pode ser abastecido com mercadorias por meio de ordens de reabastecimento ou por fornecimento de material baseado em pull.

Os métodos de fornecimento de material baseado em pull são:

  • Ordem controlada/lote (aplicável somente em Controle de montagem).
  • Ordem controlada/SILS (aplicável somente em Controle de montagem).
  • Ordem controlada/Única (aplicável somente em Controle de produção por encomenda).
  • KANBAN.
  • Ponto de estoque distribuído no tempo.

Os itens armazenados no armazém de chão de fábrica não fazem parte do WIP. Quando os itens saem do armazém de chão de fábrica para uso na produção, seu valor é adicionado ao WIP.

Local do armazém chão de fábrica
Um local distinto em um armazém em que as mercadorias são armazenadas.

Um armazém pode ser dividido em locais para gerenciar o espaço disponível e para localizar as mercadorias armazenadas. Condições de armazenamento e bloqueios podem ser aplicadas a locais individuais.

Sistema do fornecedor
Quatro sistemas de fornecimento estão disponíveis:

Se você usar o sistema de fornecimento em sequência de linha (SILS), o LN gerará transferências de armazém ou programações de expedição sequenciada para assegurar que as peças de montagem cheguem ao armazém de produção por encomenda em sequência com as ordens de estação de linha.

Se você usar o sistema de fornecimento em lote, as peças da montagem serão fornecidas como lotes de peças. Quando uma ordem de estação de linha (LSO) é concluída, geralmente em uma estação de linha diferente, definida no campo Estação acionadora da sessão atual, isso aciona uma transferência do armazém de origem para o armazém de produção por encomenda da estação de linha que necessita das peças. A origem pode ser um armazém ou um fornecedor externo. A próxima transferência ocorre na próxima vez que uma ordem da estação de linha for concluída após o lote ter sido consumido.

Tipo do fornecedor
Você obtém as peças em um armazém em sua própria companhia ou compra as mesmas de um fornecedor externo.
Código do fornecedor
O código do armazém principal ou do fornecedor que fornecerá as peças da montagem ao armazém de chão de fábrica. É possível inserir esse código na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000).
Parceiro de negócios expedidor
Se a peça for obtida de um fornecedor externo, o parceiro de negócios expedidor é aquele que envia a peça.
Kit de montagem
As peças são entregues como kit de montagem quando você usa fornecimento em sequência de linha.

O kit de montagem no qual a peça de montagem é fornecida é definido na sessão Kit de montagem (whwmd4550m000).

Tipo de kit de montagem
O tipo de kit de montagem:

Valores permitidos

  • Est. linha
  • Produto
  • Não aplicável
Estação acionadora
A estação de linha em que um evento é definido como acionador para o fornecimento de peças de montagem ao armazém de produção por encomenda da LSV atual. Por exemplo, se a LSO da ordem de montagem atual na Estação acionadora for relatada como concluída, esse evento aciona o envio de mensagens de fornecimento para as peças necessárias para a LSV atual.

 

Operações
Clique para iniciar a sessão Variante da estação de linha - Operações (tiasc2122m000) para uma Peça de montagem de LSV.