Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000)

Utilize esta sessão para definir parâmetros para o Planejamento de montagem.

Nota
  • Se tiver iniciado essa sessão clicando duas vezes em um conjunto de parâmetros existente na sessão de visão geral Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000), você poderá somente visualizar os valores.
  • Você poderá alterar valores nessa sessão se tiver a autorização necessária. Se você alterar e depois salvar o conjunto de parâmetros atual, ele será salvo como um novo conjunto.
  • Alterar parâmetros pode ter efeitos generalizados no módulo Planejamento de montagem. Não altere nenhum valor nessa sessão sem saber quais serão os efeitos.

 

Data de introdução
A data e a hora em que os parâmetros serão válidos. Os parâmetros serão validos até a data de efetividade de uma configuração de parâmetro mais recente.
Engenharia
Ambiente
A identificação do ambiente.

Esse parâmetro é utilizado para distinguir entre as necessidades de peças da montagem de diversos ambientes na mesma companhia.

É companhia mestre
Se esta caixa de controle estiver selecionada, sua companhia atual é definida como companhia mestre. A companhia mestre pode ser uma das companhias da linha de montagem ou uma companhia separada. A companhia mestre é usada para armazenar dados mestres, como, por exemplo, variantes de produto, quantidade da BOM e assim por diante.

Se esta caixa de controle estiver limpa, os campos dessa sessão serão desativados.

Nota
  • Você poderá realizar a manutenção de dados e executar processos somente se trabalhar na companhia mestre. Isso se aplica tanto ao Controle de montagem, onde você define a estrutura de linha de montagem, como ao Planejamento de montagem. No Planejamento de montagem, existe uma exceção: a sessão Item configurável - Linha de montagem (tiapl2500m000).
  • É possível selecionar essa caixa de seleção somente se nenhuma ordem de montagem estiver presente nessa companhia.
  • É possível desmarcar essa caixa de seleção somente se nenhuma variante de produto estiver presente nessa companhia.
Peças e operações de montagem externa
Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma origem externa entregará as operações e peças de montagem aplainadas ao Planejamento de montagem.

Se esta caixa de controle estiver limpa, as peças de montagem e operações serão aplainadas durante o cálculo das necessidades de peças de montagem.

Configuração
Grupo de números para variantes do produto
O grupo de números utilizado para gerar números de variante de produto, que são utilizados no processo Gerar estruturas de variante de produto (tiapl3210m000).

As seguintes condições se aplicam ao grupo de números selecionado:

  • A série ainda não deve estar em uso.
  • O comprimento da série deve ser zero.
  • O grupo de números ainda não deve estar em uso.
  • O grupo de números deve ser dedicado à produção.
  • O primeiro número livre deve ser maior que o número máximo de variantes de produto.
Configurador
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um dos cenários de configuração será implementado. Os itens de montagem podem ser configurados escolhendo opções por meio do Configurador de CPQ ou do configurador de Configuração do produto (PCF).

Se esta caixa de controle estiver limpa, os itens genéricos com sistema de ordem FAS serão configurados no módulo Planejamento de montagem. Você não poderá utilizar opções e recursos para configurar o item, mas poderá usar a unidade de efetividade.

Permitir reconfiguração se as ordens estiverem congeladas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma variante de produto poderá ser reconfigurada quando o Status da ordem montagem for Planejado ou Sequenciado. Os itens configuráveis de compra poderão ser reconfigurados na variante de produto mesmo que o Status da ordem montagem seja Congelado.
Nota

Essa opção estará disponível somente se a caixa de seleção Configurador de produto (PCF) estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).

O item pode ser reconfigurado somente quando as ordens de estação de linha, que têm o item como uma peça da montagem, não estiverem iniciadas.

Vender múltiplos da mesma config.
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível inserir um item de montagem em uma linha de ordem de venda com uma quantidade da ordem maior que um.

A quantidade total da linha de ordem será a mesma que da variante de produto. Se a quantidade da ordem na linha de ordem de venda for maior que um, o LN usará várias ordens de montagem para produzir os itens, porque uma ordem de montagem sempre tem uma quantidade da ordem igual a um (1).

Estrutura da variante de produto externa
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será necessário carregar a BOM genérica com relações entre os itens finais genéricos e o módulo de engenharia para o Planejamento de montagem a partir de uma origem externa.

Se esta caixa de controle estiver limpa, as relações da BOM genérica entre o item final genérico e os módulos de engenharia serão copiadas da sessão Lista genérica de material (tiapl2510m000) para a BOM específica da ordem quando você executar a sessão Gerar estruturas de variante de produto (tiapl3210m000).

Nota

O Configurador de CPQ não é classificado como um aplicativo externo.

A estrutura de variante de produto define dois tipos de relações:

  • A relação entre itens genéricos e subitens genéricos. Essas relações sempre são copiadas quando a estrutura da variante de produto é criada, o que ocorre na entrada da ordem, quando a variante de produto criada é salva. Observe que essas relações podem ocorrer em diversos níveis, não somente diretamente abaixo do item final.
  • A relação entre itens genéricos e módulos de engenharia. Somente essas relações são afetadas pelo parâmetro atual.

Consulte a Ajuda sobre as seguintes sessões para obter mais informações sobre BOM genérica e BOM específica da ordem:

Os procedimentos a seguir também podem resolver as estruturas de variante de produto para módulos de engenharia quando requerem essas estruturas de variante de produto:

Horizonte de demanda
O número de dias para o qual a estrutura da variante de produto está determinada e as necessidades de peças da montagem são calculadas.
Cenário
O cenário que você deseja usar para calcular as necessidades de peças de montagem. Os períodos de planejamento desse cenário são utilizados para criar as programações de segmento e enviar as necessidades de peças de montagem para o LN.

Você pode aplicar zoom nesse campo para acessar a sessão Cenários (cprpd4100m000), na qual é possível selecionar ou criar um cenário.

Nota

É possível selecionar somente um cenário definido na companhia mestre.

Data de referência do cenário
A data de referência do cenário que é utilizada no último cálculo das necessidades de peças da montagem.
Nota
  • Se você selecionar outro cenário, esse campo será esvaziado.
  • Os dados de referência são somente uma data. Nenhuma indicação de tempo é utilizada.
Diretório de solicitação de peças da montagem
O diretório em que são gravados os arquivos resultantes do cálculo das necessidades de peças de montagem para variantes de produto na sessão Companhia - componente do barramento (tiapl0101s000).
Nota

Se estiver trabalhando na nuvem, você não poderá especificar manualmente o caminho de registro do diretório.

Os arquivos armazenados nesse diretório são lidos pelo Planejamento empresarial.

Permitir ord. mont. p/ variações prod. não vend.
Se esta caixa de controle estiver selecionada, e uma ordem de montagem com status diferente de Fechado estiver disponível para uma variante de produto, a variante de produto poderá ser desvinculada na ordem de venda/linha de cotação.

Se esta caixa de controle estiver limpa, e uma ordem de montagem estiver disponível para uma variante de produto, a variante de produto não poderá ser desvinculada na ordem de venda/linha de cotação.

Nota

Se uma variante de produto for desvinculada, somente a referência à ordem de venda/cotação será removida. A variante de produto pode ser reutilizada por outra ordem de venda/cotação.

Tópico relacionados

Diversos
Modo de teste
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o módulo Planejamento de montagem operará em modo de teste. No modo de teste, é possível manter dados que, de outra forma, são mantidos por pacotes externos.

Se a caixa de seleção Peças e operações de montagem externa estiver marcada, os seguintes dados serão mantidos externamente:

  • Operações, exibidas na sessão Operações (tiapl1500m000)
  • Atribuições de operação, exibidas na sessão Atribuições da operação (tiapl1510m000)

Se a caixa de seleção Estrutura da variante de produto externa estiver marcada, os seguintes dados serão mantidos externamente:

Nesses casos, não será possível manter esses dados no LN, a menos que opere no modo de teste.

Além disso, quando a caixa de seleção Modo de teste está marcada: