Endossar uma nota promissória

O endosso pode ser feito com recurso e sem recurso. Quando uma nota promissória é endossada com recurso e o cliente não paga, a companhia tem a responsabilidade de pagar o fornecedor. A companhia não tem a responsabilidade de pagar para o fornecedor se a nota promissória está endossada sem recurso.

Importante!

Antes de executar o processo de endosso, selecione a caixa de seleção Descontar/endossar com recurso na sessão Tipos de nota promissória (tfcmg0516m000) e o passo Documento endossado na sessão Método de pagam./recebim. (tfcmg0140s000).

Após criar um aviso de débito automático e gerar a nota promissória a receber, é possível revisar a nota promissória a receber e processar os passos iniciais da nota promissória.

Para endossar uma nota promissória, conclua os seguintes passos:

  1. Processar notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4226m000)
    Selecione o método de recebimento e defina os campos Passo anterior (o passo que já foi processado) e Próximo passo. Por exemplo, é possível selecionar Duplicata recebida no campo Passo anterior e Duplicata endossada em Próximo passo. Clique no botão Processar. A sessão Notas promissórias do Contas a receber selec. para processo (tfcmg4526m000) é aberta.
  2. Notas promissórias do Contas a receber selec. para processo (tfcmg4526m000)
    Selecione a caixa de seleção Atualizar status e clique na opção Endossar do menu Visualizações, Referências o Ações para endossar a nota promissória para um fornecedor. Endossar para parceiro de negócios faturador (tfcmg4528m000) é iniciado.
  3. Endossar para parceiro de negócios faturador (tfcmg4528m000).
    Selecione o parceiro de negócios faturador. Clique no botão OK; a sessão Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000) é aberta.
  4. Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000)
    Clique em Lançar para criar lançamentos contábeis para o passo da nota promissória. A sessão Faturas de compra a serem endossadas (tfcmg4529m000) é aberta.
  5. Faturas de compra a serem endossadas (tfcmg4529m000).
    Revise as faturas de compra que podem ser endossadas para o parceiro de negócios faturador especificado.

    No menu Visualizações, Referências o Ações:

    • clique na opção Atribuição automática para atribuir o valor do recebimento da nota promissória às faturas selecionadas ou
    • clique na opção Atribuição(ões) do processo para processar o valor atribuído.
    É necessário especificar o método de pagamento para continuar o processo. Após a conclusão do processo, revise o status na sessão Notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4525m000).
  6. Notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4525m000)
    Revise o status da nota promissória definida como Endossado. Se as notas promissórias forem endossadas sem recurso, o status será atualizado como Liquidado. Selecione a opção Detalh. das linhas de aviso de pagam. endossado para TNR no menu Visualizações, Referências o Ações; a sessão Detalh. das linhas de aviso de pagam. endossado para TNR (tfcmg4525m200) é aberta.
  7. Detalh. das linhas de aviso de pagam. endossado para TNR (tfcmg4525m200).
    Revise as faturas de compra atribuídas às notas promissórias a receber.

Os Detalhes de endosso podem ser visualizados na guia Detalhes de processo - 1 da sessão Nota promissória do Contas a receber (tfcmg4125s000).