Custos no destino - conciliação de fatura

Pelo fato de ser possível adicionar ou alterar linhas de custo no destino para linhas de ordem de compra, o Conciliar com recebimento de compra é o método de conciliação adequado em Contas a pagar.

Para inserir uma fatura somente com custos no destino, os usuários devem selecionar o tipo de fatura Fatura conciliada aos custos no destino.

Se uma fatura mista for recebida, ela deverá ser inserida usando o tipo de fatura Fatura conciliada a ordens de compra. O usuário pode primeiro conciliar as ordens de compra com ordens, recebimentos ou consumo (no caso de consignação) e depois conciliar os custos no destino com as linhas de recebimento de custo no destino. O procedimento de conciliação se aplica somente à parte da ordem de compra e não à parte do custo no destino, pois os custos no destino estão disponíveis para conciliação somente no nível da linha do recebimento.

As faturas de transferências de armazém podem ser inseridas somente com o tipo de fatura Fatura conciliada aos custos no destino.

Nota
  • É possível alterar o tipo de fatura de Fatura conciliada aos custos no destino para Fatura conciliada a ordens de compra, mesmo se a linha do custo no destino da compra já estiver conciliada. Quando as linhas do custo no destino da transferência de armazém são conciliadas, o tipo de fatura não pode mais ser alterado.
  • Em oposição aos outros processos de conciliação baseados em quantidade, o processo de conciliação de custos no destino é totalmente baseado no valor.
  • Se uma linha da ordem de transferência de armazém ou de compra tiver uma linha de custo no destino vinculada para a qual o método de cálculo é Por Frete, a transportadora não será conciliada e aprovada em relação à linha de custo no destino, mas em relação à linha da ordem de frete. A caixa de seleção Fatura de gestão de frete é selecionada para essa linha de custo no destino na sessão Linhas de custo no destino (tclct2100m000).
Conciliar com linhas de custo no destino registradas

Na sessão Conciliar linhas de custo no destino (tfacp2144m000), os usuários podem selecionar e conciliar uma ou mais linhas. Se uma única linha de custo no destino for selecionada, os usuários poderão iniciar a sessão Conciliar linha de custo no destino ou com diferença de preço (tfacp2254s000). Nessa sessão, os usuários podem escolher qual parte da fatura e o valor do custo no destino que serão conciliados para a linha de custo no destino selecionada.

O parceiro de negócios faturador da fatura deve conciliar o parceiro de negócios na linha de custo no destino. Como as sessões de conciliação permitem que os usuários alterem a ordem, a nota de despacho e o parceiro de negócios, os usuários podem conciliar ordens originadas de parceiros de negócios totalmente diferentes. Os usuários poderão fazer isso somente se a caixa de seleção Relação de parceiro de negócios necessária na sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000) estiver desmarcada.

Se os custos no destino forem parte de uma fatura mista, as linhas de custo no destino provavelmente farão parte das linhas de recebimento (já conciliadas ou ainda a serem conciliadas). Aqui, não é obrigatório conciliar essas linhas de custo no destino e o LN não exibirá avisos.

Conciliar com linhas de custo no destino não registradas

Os usuários podem registrar os custos no destino, especificados na fatura, para os custos que não foram definidos em Aquisição ou Armazenamento. Os usuários sempre podem alterar ou adicionar linhas de custo no destino usando o comando Alterar linhas de custo no destino, que inicia a sessão Linhas de custo no destino por recebimento (tclct2100m100). O recebimento será passado se ele estiver presente para a linha selecionada na sessão de conciliação.

Nota

Os usuários também podem permitir que um funcionário de compras ou de armazenamento crie esses custos no destino ou decida não conciliar e aprovar a fatura com custos no destino, mas gerenciar a fatura como custos adicionais.

Conciliação automática

As faturas que estão registradas como Fatura conciliada aos custos no destino serão conciliadas automaticamente se o seguinte se aplicar:

  • na sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000), Conciliação automática está selecionado.
  • a nota de despacho e/ou o número da ordem está preenchido.

A conciliação automática pode ser realizada nestes níveis:

  • Conciliar com ordem de compra
  • Conciliar com recebimento de compra
  • Conciliar ao consumo de compra.
Nota

Para o processo de conciliação automática, o seguinte se aplica:

  • os objetos de negócios da ordem de armazém e de compra são pesquisados e conciliados.
  • embora os custos no destino possam ser conciliados somente no nível mais baixo, isto é, o nível do recebimento, uma fatura mista pode ser conciliada em todos os níveis.
  • somente os custos no destino que não estão totalmente conciliados são considerados. Consequentemente, o processo de conciliação automática não pode ser reiniciado.
  • como os custos no destino que estão relacionados a uma ordem de compra específica podem ter vários parceiros de negócios faturadores, serão selecionadas somente aquelas linhas de recebimento de custo no destino que possuem exatamente o mesmo parceiro de negócios faturador que o da fatura.
Diferenças de preço

Durante a conciliação, as diferenças de preço no nível do cabeçalho da fatura são calculadas.

Para evitar diferenças de preço incorretas, o LN permite que os usuários:

  • mantenham um “valor da fatura conciliado” para a linha de custo no destino
  • selecionem qual parte do valor da linha do custo no destino pertence à fatura que está sendo conciliada.