Bloquear antedatação de transações

Se você inserir uma data de transação que é anterior à data de lote usada mais recentemente, os documentos com um número de documento alto poderão ter uma data de transação anterior. Nem sempre isso é desejado ou legalmente permitido.

Para garantir que cada documento financeiro do tipo de transação possui uma data de lote igual ou posterior às datas de lote dos documentos com um número de documento menor, é possível selecionar a caixa de verificação Blq. dts. anteriores na seção Tipos de transação (tfgld0511m000). Se você selecionar essa caixa de verificação, o LN automaticamente selecionará a caixa de verificação Documentos em sequência fixa.

Para garantir que não é possível antedatar as transações para o tipo de transação, é necessário usar somente uma série do tipo de transação de cada vez. Para conseguir isso, é possível definir o campo Número de dígitos para a série como zero na seção Séries de tipo de transação (tfgld0114m000).

Se for necessária mais de uma série para o tipo de transação, você não terá autorização para antedatar dentro de uma série.

Não é necessário selecionar a caixa de verificação Blq. dts. anteriores para os tipos de transação selecionados nas seções a seguir:

  • Relações intercompanhia (tfgld0515m000)
    Os números de documento para transações intercompanhia são determinados durante a execução da finalização. Não é desejável que a execução da finalização pare em virtude de erros causados pela funcionalidade de bloqueio de antedatação.
  • Dados por banco/método de pagamento (tfcmg0145s000)
    Os números de documento são criados durante a transferência de pagamentos e recebimentos. Nesse momento, a data da transação não é conhecida e, portanto, o LN não pode verificar se o requisito de bloqueio de antedatação é atendido.