Suspender depreciação

É possível suspender a depreciação de duas maneiras:

  • para suspender a depreciação de forma geral para um método de depreciação relacionado a todos os registros de ativo, é possível usar a sessão Períodos de suspensão (tffam7120m000). Esse método altera o valor da depreciação para os períodos após um período suspenso, e a última data em serviço do ativo não é alterada. Para obter detalhes, consulte Períodos de suspensão (tffam7120m000).
  • É possível usar a sessão Suspender depreciação em massa (tffam1207m000) para suspender a depreciação de um intervalo de registros de ativos para um intervalo de anos e períodos.
Suspender depreciação em massa

Em alguns países, é possível suspender a depreciação por períodos durante os quais o ativo não é usado por qualquer motivo. É possível realizar a depreciação em períodos posteriores.

Antes de o LN suspender a depreciação para um período, o ativo deve ter sido depreciado até o início do primeiro período para o qual a depreciação é suspensa e não deve haver depreciação para períodos posteriores.

Para garantir isso, dependendo da última data de depreciação do registro do ativo, o LN realiza a depreciação normal para os períodos anteriores ou estorna a depreciação conforme necessário para quaisquer períodos posteriores se você executar a sessão Suspender depreciação em massa (tffam1207m000).

O LN cria uma transação de Suspender depreciação para cada período para todos os registros de ativo no intervalo. Esses tipos de transações não são lançados na contabilidade porque o valor da transação é zero. Em uma sessão Consulta de transações do registro de ativos (tffam8501m000), as transações de Suspender depreciação são exibidas com um valor de transação de zero.

Para as transações de depreciação regulares geradas ou transações de depreciação regulares estornadas, o LN cria lançamentos se você desmarcou a caixa de seleção Suprimir lançamento contábil na sessão Suspender depreciação em massa (tffam1207m000).

Se a suspensão da depreciação foi bem-sucedida, o LN define a Última data de depreciação do registro do ativo como o último dia do último período para o qual você suspendeu a depreciação e atualiza a Contagem de períodos suspensos.

Se você suspendeu a depreciação, é possível depreciar o ativo em períodos posteriores. Os períodos para os quais você suspendeu a depreciação não são incluídos na vida útil restante do ativo. Na sessão Registros de ativos (tffam1510m000), o campo Contagem de períodos suspensos exibe o número de períodos para os quais o ativo não foi depreciado em virtude da suspensão da depreciação na sessão Suspender depreciação em massa (tffam1207m000).

Nota

Se você suspendeu a depreciação de um ativo por um período em um local específico e, durante o período suspenso, transferiu o ativo para um novo local, a depreciação do ativo não é automaticamente suspensa no novo local. É necessário usar a sessão Suspender depreciação em massa (tffam1207m000) para suspender a depreciação do ativo novamente no novo local.

O campo Contagem de períodos suspensos na sessão Registros de ativos (tffam1510m000) não é afetado pela depreciação suspensa realizada usando a sessão Períodos de suspensão (tffam7120m000).

Exemplo

Por exemplo, você coloca um ativo em serviço em 1º de janeiro de 2005. A vida útil do ativo é de um ano, que consiste em 12 períodos.

Você não usa o ativo nos períodos 2005/5 e 2005/6 e, durante esses períodos, suspende a depreciação. Para todos os outros períodos em 2005, você realiza a depreciação regular. Em 31 de dezembro de 2005, o ativo não está totalmente depreciado. Ainda é possível depreciar o ativo nos períodos 2006/1 e 2006/2.

Estornar suspensão de depreciação

Se você estornar a suspensão da depreciação, o LN estornará a depreciação suspensa, assim como a depreciação regular de quaisquer períodos após o último período para o qual a depreciação estava suspensa.

Se você estornar a depreciação suspensa para um intervalo de períodos no passado, será necessário realizar manualmente a depreciação regular para os períodos após o último período para o qual você estornou a depreciação suspensa.

Para transações de estorno geradas, o LN criará lançamentos somente se houver lançamentos para as transações originais, independentemente de você selecionar ou desmarcar a caixa de seleção Suprimir lançamento contábil na sessão Suspender depreciação em massa (tffam1207m000).

Se você estornar a suspensão da depreciação, o LN atualizará o campo Contagem de períodos suspensos na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

Exemplo

Você suspende a depreciação para os períodos 2005/1, 2005/2 e 2005/3, realiza a depreciação normal para o período 2005/4 e lança as transações de depreciação na contabilidade.

Em seguida, é necessário estornar a depreciação suspensa, começando no período 2005/2.

Execute os seguintes passos:

  1. Selecione a caixa de seleção Estornar depreciação.
  2. Nos campos Ano/período de, insira 2005/2. Não é possível inserir um valor nos campos Até.

O LN estorna a depreciação suspensa dos períodos 2005/2 e 2005/3, assim como a depreciação regular do período 2005/4.

É necessário realizar manualmente a depreciação para os períodos 2005/2, 2005/3 e 2005/4.