Para usar calendários de pagamento

Opcionalmente, é possível usar calendários de pagamento para determinar as datas de vencimento para faturas de venda e faturas de compra. No calendário de pagamento, é possível indicar feriados bancários e outros períodos durante os quais sua companhia ou um parceiro de negócios devedor não pode realizar pagamentos.

Se você usar um calendário de pagamento e o dia de vencimento calculado for um dia marcado como Dia indisponível no calendário de pagamento, o LN alterará a data de vencimento para o dia útil anterior ou, em algumas situações, para o dia útil seguinte.

Nota

Para determinar se um calendário de pagamento é usado, o LN verifica se o campo Tipo de disponibilidade na sessão Parâmetros ACR (tfacr0100s000) ou Parâmetros ACP (tfacp0100m000) está preenchido.

Para determinar a data de vencimento no calendário de pagamento

Após calcular a data de vencimento como descrito em Cálculo da data de vencimento, o LN usa o algoritmo a seguir para determinar o dia do pagamento:

  • se não for usado nenhum calendário de pagamento, a data de vencimento real será a data de vencimento calculada.
  • se for usado um calendário de pagamento, verifique se a data de vencimento calculada está disponível para pagamentos. Se for esse o caso, a data de vencimento real será a data de vencimento calculada.
  • se a data de vencimento calculada não estiver disponível para pagamentos, localize o dia anterior no calendário que está disponível para pagamentos. Se o número de dias entre a data de vencimento calculada e o dia encontrado no calendário estiver dentro da tolerância de data de vencimento das condições de pagamento, a data de vencimento real será o dia encontrado no calendário.
  • se o número de dias entre a data de vencimento calculada e o dia encontrado no calendário exceder a tolerância de data de vencimento das condições de pagamento, a data de vencimento real será o primeiro dia no calendário que segue a data de vencimento calculada e está disponível para pagamento.