Processo de pagamento automático ou sem interrupção

É possível realizar o processo de pagamento como uma execução de pagamento sem interrupção, sem intervenção do usuário. Isso permite executar o processo de pagamento como um trabalho em lote durante a noite.

Durante o processo de pagamento sem interrupção, o LN executa automaticamente as seguintes ações:

  • Cria os pagamentos, se a sessão Processar pagamentos (tfcmg1240m000) não for executada.
  • atribuir um banco ao lote de pagamento
  • auditar os pagamentos
  • criar ordens de pagamento
  • imprimir cartas de remessa
  • lançar os pagamentos.

As faturas com erro são removidas do lote atual e colocadas em um novo lote.

Para configurar o processo de pagamento sem interrupção

O processo de pagamento sem interrupção

Para configurar pagamentos automáticos, use as seguintes sessões:

  • Processo automático padrão (tfcmg1190m000)
    Defina os valores de processo padrão a serem usados durante o processamento automático. No menu Visualizações, Referências o Ações, selecione Padrões por banco/método pagamento para iniciar a sessão Processo autom. padrão por banco/método de pgto e receb. (tfcmg1191m000).
  • Processo autom. padrão por banco/método de pgto e receb. (tfcmg1191m000)
    Defina os detalhes do banco padrão a serem usados durante o processamento automático para cada conjunto de valores de processo padrão.
  • Parâmetros CMG (tfcmg0100s000)
    Marque a caixa de seleção Invocar processo de pagamento depois da seleção. No campo Identificação padrão do processo de pagamento, selecione o ID do processo padrão na sessão Processo automático padrão (tfcmg1190m000).
  • Autorizações de pagamento (tfcmg1100m000)

    Se você marcar a caixa de seleção Aprovação do lote de pagamento na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000), será necessário autorizar vários usuários a aprovar lotes de pagamentos.

    Se o usuário que inicia o processo de pagamento sem interrupção estiver autorizado a aprovar lotes de pagamentos, o LN aprovará o lote automaticamente.

Para realizar o processo de pagamento sem interrupção

Para iniciar o processo de pagamento sem interrupção, use uma das sessões a seguir:

  • Selecionar faturas para pagamento (tfcmg1220m000)

    Insira os critérios de seleção para as faturas que deseja processar e marque a caixa de seleção Execução de pagamento sem interrupção. No campo ID padrão do processo de pagamento, insira o ID do processo de pagamento ou aceite o valor padrão. Em seguida, clique em Selecionar.

  • Processar pagamentos (tfcmg1240m000)

    Se você desmarcar a caixa de seleção Execução de pagamento sem interrupção na sessão Selecionar faturas para pagamento (tfcmg1220m000), será possível usar essa sessão para criar o lote e inserir uma relação bancária. Se você marcar a caixa de seleção Invocar processo de pagamento depois da seleção na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000), o LN processará automaticamente o lote criado.

Nota

Se for necessário aprovar os lotes de pagamentos antes do processamento, você deverá estar autorizado a aprovar o lote. O LN aprova automaticamente o lote.

Na conclusão do processo, é possível usar a sessão Erros de exceção (tfcmg1592m000) para visualizar as transações que não puderam ser criadas e lançadas durante a execução do pagamento sem interrupção. Após a resolução dos erros, é possível processar o novo lote.

Para evitar que a tabela Erros de exceção (tfcmg192) ocupe muito espaço, é possível executar a sessão Excluir erros de exceção (tfcmg1292m000) regularmente.