Notas promissórias a receber

As notas promissórias a receber (TNR) são documentos recebidos de um cliente com o compromisso de pagar o valor devido após um determinado período de tempo (uma nota promissória). Se você criar uma TNR, a entrada da fatura em aberto será substituída pelo documento de pagamento. Tais TNRs podem ser endossadas ou descontadas.

Substituir uma fatura por uma nota promissória

As notas promissórias são um meio de pagamento como cheques e cheques administrativos. Algumas notas promissórias não são fornecidas com uma garantia. Tais notas promissórias são tratadas como recebimentos antecipados normais.

As notas promissórias que são compostas por obrigações novas, que normalmente são asseguradas, podem substituir as faturas relacionadas. Nesses casos, quando a nota promissória é criada, o saldo da fatura é reduzido pelo valor da nota promissória e uma nova entrada em aberto de um tipo de documento de pagamento é criada para a nota promissória. Quando a nota promissória é processada e o status dela muda, a nova entrada em aberto também é atualizada. Assim, o saldo do parceiro de negócios permanece inalterado.

Descontar notas promissórias

Como uma nota promissória a receber pode substituir uma fatura, para obter financiamento antes da data de vencimento da nota promissória, é possível combinar com seu banco que ele adiante o valor devido na nota promissória. O banco deduz a comissão/juros para a posse restante da nota promissória a receber e remete o saldo para a companhia. Isso é conhecido como descontar a nota promissória.

Da mesma forma que a fatoração de faturas, o desconto de uma nota promissória pode ser com ou sem recurso. Se você descontar uma nota promissória a receber com recurso, será necessário reembolsar o adiantamento para o banco se seu cliente não pagar.

É necessário selecionar a caixa de seleção Permitir descontos em TN na sessão Tipos de nota promissória (tfcmg0516m000) e também os passos relacionados ao desconto no método de recebimento. Para processar o desconto da nota promissória, é necessário executar o passo Documento enviado p/ banco para desconto primeiro e depois executar o passo Duplicata descontada. É necessário especificar os Detalhes de desconto, como Moeda do desconto, Valor desconto ou Percentagem do desconto; Percentagem da comissão ou Valor de comissão.

Passos da nota promissória

O status da nota promissória sempre indica o último passo executado nela.

As notas promissórias a receber podem ter os seguintes status:

  • Em aberto (status inicial)
  • Recebido
  • Enviado ao parceiro de negócios
  • Aceito/enviado
  • Vencido
  • Enviado ao banco
  • Pago ( Liquidado)
  • Anulado
  • Cancelado
  • Bloqueado
  • Descontado
  • Caução
  • Endossado.
[...]

Quando você define um método de recebimento de nota promissória, é possível selecionar os passos a serem realizados na nota promissória. Alguns passos estão disponíveis somente para notas promissórias a pagar e alguns somente para notas promissórias a receber. No caso de alguns passos, a disponibilidade depende da seleção de outros passos. Para alguns passos, é possível indicar que o passo é opcional.

Reconciliação

Quando a nota promissória vence, o caixa é realmente realizado. As notas promissórias podem então ser reconciliadas e liquidadas. Antes do vencimento de uma nota promissória, ela pode ser cancelada. Após o vencimento ou reconciliação, a nota promissória poderá ser bloqueada se o cliente não honrar o pagamento. Para atualizar o saldo antecipado após a reconciliação, selecione a caixa de seleção Atualizar saldo antecipado na reconciliação no método de recebimento.

Para obter detalhes sobre como selecionar os passos para cada tipo de nota promissória, consulte Para configurar e processar notas promissórias a receber.

Caução

Nota promissória garantida com o banco para obter empréstimo. O passo Duplicata para caução deve ser selecionado no método de recebimento. Quando o passo é executado, é necessário especificar os Detalhes de caução, como Banco da caução ou Caução - depositante.

As notas promissórias a receber usadas como caução podem ser enviadas para o banco novamente para reconciliação após o a quitação do empréstimo obtido no banco.

Endosso

O processo de transferir a nota promissória a receber da companhia para o fornecedor quitando o pagamento devido para o fornecedor é conhecido como endosso. Para mais informações, consulte o Endossar uma nota promissória.