Para configurar e processar notas promissórias a receber

Para configurar a gestão de notas promissórias a receber, use a sequência de sessões a seguir:

  1. Parâmetros CMG (tfcmg0100s000)

    Na guia Duplicatas, insira os seguintes dados:

    • Selecione a caixa de seleção Notas promissórias.
    • Defina o valor mínimo para o qual é possível gerar as notas promissórias e os grupos de números a serem usados para as notas promissórias a pagar e as notas promissórias a receber geradas e inseridas manualmente.
    • Se desejar gerar um relatório dos saldos de nota promissória por parceiro de negócios e por departamento, selecione a caixa de seleção Departamento de contabilidade para duplicatas.
  2. Parceiro de negócios devedor (tccom4114s000)
    Insira os dados necessários para o processamento das notas promissórias na guia Pagamento. No campo Departamento, é possível inserir o departamento contábil padrão para o qual as notas promissórias do parceiro de negócios devem ser registradas. Se você também selecionar a caixa de seleção Departamento de contabilidade para duplicatas na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000), será possível gerar um relatório dos saldos de nota promissória por parceiro de negócios e por departamento. Nota: Se você não selecionou a caixa de seleção Notas promissórias na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000) no Passo 1, os campos de informações de Duplicatas não ficam visíveis.
  3. Divisão de nota promissória por parceiro de negócios devedor (tfcmg0517m000)
    Se você deseja dividir as notas promissórias a receber em notas promissórias de valores menores, insira os dados de divisão. Consulte Divisão de notas promissórias para obter detalhes.
  4. Parâmetros de nota promissória (tfcmg0512m000)
    Para cada passo da nota promissória, defina o tipo de transação e a série de números. Para o passo Duplicata descontada, é necessário também definir as contas e valores de desconto e comissão.
  5. Tipos de nota promissória (tfcmg0516m000)

    Defina a série e os termos de pagamento. Selecione Código/país do imposto, se aplicável. Além disso, selecione a caixa de seleção Substituir fatura p/duplicata para substituir a fatura pela nota promissória e selecione Esquema lançam. p/grupo de PN para indicar que o esquema de lançamento definido pelo grupo de parceiros de negócios é aplicável à nota promissória.

  6. Método de pagam./recebim. (tfcmg0140s000)
    Defina os métodos de recebimento para notas promissórias a receber.
    • Selecione Nota promissória na caixa de listagem Tipo de pagamento/recebimento. Selecione o tipo de nota promissória definido no passo anterior.
    • Na guia Passos, selecione os passos obrigatórios e opcionais da nota promissória para o método de recebimento.
    • No menu Visualizações, Referências o Ações, selecione Gerar esquema lançamento de duplicatas para gerar os dados de lançamento para o método de recebimento de acordo com o esquema predefinido; caso contrário, clique em Dados de lançamento da nota promissória para iniciar a sessão Dados de lançam. de nota promiss. por mét. de pgto/receb. (tfcmg0514m000).
  7. Dados de lançam. de nota promiss. por mét. de pgto/receb. (tfcmg0514m000)
    Defina e gere os dados de lançamento para notas promissórias. Se você desmarcar a caixa de seleção Esquema lançam. p/grupo de PN para o tipo de nota promissória na sessão Tipos de nota promissória (tfcmg0516m000), será necessário inserir as dimensões e contas contábeis para os passos das notas promissórias para as quais o lançamento é obrigatório. Para cada passo, é necessário definir os dados de lançamento da entrada de débito e da entrada de crédito.
  8. Método de pagam./recebim. (tfcmg0140s000)
    Se você selecionar o tipo de nota promissória para o método de pagamento/recebimento para o qual a caixa de seleção Esquema lançam. p/grupo de PN está selecionada, será possível clicar em Gerar esquema lançamento de duplicatas no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão de detalhes Método de pagam./recebim. (tfcmg0140s000) para gerar o esquema de lançamento do método de pagamento/recebimento de acordo com o esquema predefinido.
  9. Rel. de nota promiss. por método de pgto/receb. por passo (tfcmg0515m000)
    Defina os layouts de arquivo bancário e relatórios e os dispositivos de saída para cada passo da nota promissória para o método de recebimento selecionado.
  10. Motivos (tcmcs0105m000)
    É possível definir os códigos de motivo para indicar a razão pela qual uma nota promissória foi cancelada.
  11. Se for necessário pagar impostos de selo em notas promissórias, será possível definir os impostos de selo como descrito em Imposto de selo.
Para processar notas promissórias a receber

Para processar notas promissórias a receber, use as sessões a seguir:

  1. Aviso de débito automático (tfcmg4609m000)
    Crie um novo lote de débito automático na sessão Avisos de débito automático (tfcmg4509m000), que inicia a sessão Aviso de débito automático (tfcmg4609m000). Defina o campo Tipo de aviso e especifique o número da fatura no campo Documento. Os detalhes do valor são definidos por padrão. Na guia Detalhes do banco da sessão Linhas de avisos de débito automático (tfcmg4101m000) (satélite), selecione o método de pagamento/recebimento. Salve as alterações e aprove o lote.
  2. Gerar notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4225m000)
    Especifique o número do lote criado na sessão Aviso de débito automático (tfcmg4609m000) e clique em Gerar para gerar a nota promissória a receber.
  3. Notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4525m000)
    Revise o número da nota promissória a receber gerado no campo Número TNR; o Status da TNR é definido como Em aberto. Selecione Lançar TNR no menu Visualizações, Referências o Ações para criar lançamentos para o primeiro passo da nota promissória. A sessão Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000) é aberta.
  4. Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000)
    Selecione Lançar para criar o lançamento para o passo da nota promissória. O Status da TNR é atualizado com o status Recebido na sessão Notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4525m000).
  5. Processar notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4226m000)
    Selecione o método de recebimento, defina o Passo anterior (o passo que já foi processado) e o próximo passo da nota promissória no campo Próximo passo e selecione Processar para processar as notas promissórias.
  6. Notas promissórias do Contas a receber selec. para processo (tfcmg4526m000)
    Revise as notas promissórias a receber prontas para processamento. Selecione a caixa de seleção Atualizar status e selecione Processar no menu Visualizações, Referências o Ações para processar a nota promissória a receber selecionada.
  7. Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000)
    Clique em Lançar para criar lançamentos para o passo da nota promissória selecionada. Na sessão Notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4525m000), o Status da TNR é atualizado com o status atual selecionado. Por exemplo, o status muda para Enviado ao banco para desconto.
  8. Repita os passos 5, 6 e 7 acima até o Status da TNR em Notas promissórias do Contas a receber (tfcmg4525m000) ser definido como Liquidado.
  9. Remover notas promissórias a receber liquidadas (tfcmg4225m001)
    Selecione Remover para remover o intervalo selecionado de notas promissórias. As notas promissórias com o Status da TNR definido como Liquidado, Cancelado, Bloqueado ou Anulado são removidas e os documentos vinculados a essas notas promissórias também são removidos.