Para configurar e processar notas promissórias a pagar

Para configurar a gestão de notas promissórias a pagar, use a sequência de sessões a seguir:

  1. Parâmetros CMG (tfcmg0100s000)

    Na guia Duplicatas, insira os seguintes dados:

    • Selecione a caixa de seleção Notas promissórias.
    • Defina o valor mínimo para o qual é possível gerar as notas promissórias e os grupos de números a serem usados para as notas promissórias a pagar e as notas promissórias a receber geradas e inseridas manualmente.
    • Se desejar gerar um relatório dos saldos de nota promissória por parceiro de negócios e por departamento, selecione a caixa de seleção Departamento de contabilidade para duplicatas.
  2. Parceiro de negócios credor (tccom4124s000)
    Insira os dados necessários para o processamento das notas promissórias na guia Pagamento. No campo Departamento, é possível inserir o departamento contábil padrão para o qual as notas promissórias do parceiro de negócios devem ser registradas. Se você também selecionar a caixa de seleção Departamento de contabilidade para duplicatas na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000), será possível gerar um relatório dos saldos de nota promissória por parceiro de negócios e por departamento. Nota: Se você não tiver selecionado a caixa de seleção Notas promissórias na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000) no Passo 1, os campos de informações de Duplicatas não ficarão visíveis.
  3. Divisão de nota promissória por parceiro de negócios credor (tfcmg0518m000)
    Se você deseja dividir as notas promissórias a pagar em notas promissórias de valores menores, insira os dados de divisão. Consulte Divisão de notas promissórias para obter detalhes.
  4. Parâmetros de nota promissória (tfcmg0512m000)
    Para cada passo da nota promissória, defina os parâmetros da nota promissória.
  5. Tipos de nota promissória (tfcmg0516m000)

    Defina a série e algumas características adicionais para as notas promissórias de um método de pagamento específico. Além disso, nessa sessão é necessário indicar se o esquema de lançamento da nota promissória é definido pelo grupo de parceiros de negócios ou pelo método de pagamento.

    Em alguns países, o número da nota promissória deve conter o número do imposto da companhia e os dois últimos dígitos do ano. Se o número de dígitos do número de série não for suficiente para as informações necessárias, será possível inserir manualmente o número da nota promissória real na sessão Notas promissórias do Contas a pagar (tfcmg1125s000).

  6. Método de pagam./recebim. (tfcmg0140s000)
    Defina os métodos de pagamento para notas promissórias a pagar.
    • Selecione Nota promissória na caixa de listagem Tipo de pagamento/recebimento.
    • Na guia Passos, selecione os passos obrigatórios e opcionais para as notas promissórias desse método de pagamento ou de recebimento.
    • No menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Dados de lançamento da nota promissória para iniciar a sessão Dados de lançam. de nota promiss. por mét. de pgto/receb. (tfcmg0514m000).
  7. Dados de lançam. de nota promiss. por mét. de pgto/receb. (tfcmg0514m000)
    Defina e gere os dados de lançamento para notas promissórias. Se você desmarcar a caixa de seleção Esquema lançam. p/grupo de PN para o tipo de nota promissória na sessão Tipos de nota promissória (tfcmg0516m000), será necessário inserir as dimensões e contas contábeis para os passos das notas promissórias para as quais o lançamento é obrigatório. Para cada passo, é necessário definir os dados de lançamento da entrada de débito e da entrada de crédito.
  8. Método de pagam./recebim. (tfcmg0140s000)
    Se você selecionar o tipo de nota promissória para o método de pagamento/recebimento para o qual a caixa de seleção Esquema lançam. p/grupo de PN está selecionada, será possível clicar em Gerar esquema lançamento de duplicatas no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão de detalhes Método de pagam./recebim. (tfcmg0140s000) para gerar o esquema de lançamento do método de pagamento/recebimento de acordo com o esquema predefinido.
  9. Rel. de nota promiss. por método de pgto/receb. por passo (tfcmg0515m000)
    Defina os layouts de arquivo bancário e relatórios e os dispositivos de saída para cada passo da nota promissória. Para alguns passos, é possível indicar se os relatórios/arquivos são obrigatórios.
  10. Motivos (tcmcs0105m000)
    É possível definir os códigos de motivo para indicar a razão pela qual uma nota promissória foi cancelada.
  11. Se for necessário pagar impostos de selo em notas promissórias, será possível definir os impostos de selo como descrito em Imposto de selo.
Para processar notas promissórias a pagar

Para processar notas promissórias a pagar, use as sessões a seguir:

  1. Aviso de pagamento (tfcmg1609m000)
    Crie um novo lote de aviso de pagamento. Defina o campo Tipo de aviso e especifique o número da fatura no campo Documento; os detalhes do valor são definidos por padrão. Na guia Detalhes do banco/pagamento, selecione o método de pagamento.
  2. Gerar notas promissórias Contas a pagar (tfcmg1225m000)
    Especifique o número do lote criado na sessão Aviso de pagamento (tfcmg1609m000) e selecione Gerar para gerar a nota promissória a pagar.
  3. Notas promissórias do Contas a pagar (tfcmg1525m000)
    Revise o número da nota promissória a pagar gerado no campo Número TNP; o Status nota débito é definido como Em aberto. Selecione Lançar TNP no menu Visualizações, Referências o Ações para criar lançamentos para o primeiro passo da nota promissória. A sessão Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000) é aberta.
  4. Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000)
    Selecione Lançar para criar o lançamento para o passo da nota promissória. O Status nota débito é atualizado com o status Emitido na sessão Notas promissórias do Contas a pagar (tfcmg1525m000).
  5. Processar notas promissórias a pagar (tfcmg1226m000)
    Selecione o método de pagamento, defina o próximo passo da nota promissória no campo Próximo passo e selecione Processar para processar as notas promissórias.
  6. Notas promissórias do Contas a pagar selec. para processo (tfcmg1526m000)
    Use essa sessão para visualizar e selecionar notas promissórias a pagar para processamento. Selecione a caixa de seleção Atualizar status e selecione Processar no menu Visualizações, Referências o Ações para processar a nota promissória a pagar selecionada.
  7. Detalhes de lançamento (tfcmg1258m000)
    Se os lançamentos não forem gerados anteriormente, selecione Lançar para criar o lançamento para o passo da nota promissória. O Status nota débito é atualizado com o status Emitido na sessão Notas promissórias do Contas a pagar (tfcmg1525m000).
  8. Repita os passos acima até o Status nota débito em Notas promissórias do Contas a pagar (tfcmg1525m000) ser definido como Pago.
  9. Remover notas promissórias a pagar liquidadas (tfcmg1225m001)
    Selecione Remover para remover o intervalo selecionado de notas promissórias. As notas promissórias com o Status nota débito definido como Pago, Cancelado, Bloqueado ou Anulado são removidas e os documentos vinculados a essas notas promissórias também são removidos.