Estrutura da conta da demonstração para ferramenta de relatório externa

Quando você configura a estrutura da conta da demonstração, é necessário considerar alguns fatores:

Número de níveis

Como em estruturas de contas contábeis, é possível usar relações pai-filho em uma estrutura da conta da demonstração. As estruturas da conta da demonstração são semelhantes às estruturas das contas contábeis: um máximo de 99 níveis, com o nível 0 usado para valores e todos os níveis mais altos usados para a totalização.

No entanto, nas tabelas temporárias de FST, o número máximo de níveis é 15: um nível filho e 14 níveis pai. Em geral, esse número de níveis é suficiente durante a cópia da estrutura da conta da demonstração para as tabelas temporárias de FST. Como na maioria dos casos os níveis pai em Finanças não são totalmente usados, há somente um número limitado de níveis (5, 10, 15 etc.). Assim, as estruturas pai-filho geralmente podem ser copiadas para os 15 níveis nas tabelas temporárias de FST sem problemas. Se houver mais de 15 níveis, será necessário ajustar a estrutura da conta da demonstração de tal forma que ela não tenha mais de 15 níveis.

Usar contas de demonstração simuladas para obter os códigos de nível corretos

Para configurar uma estrutura da conta da demonstração, é possível usar relações pai-filho. Nessa estrutura, um pai pode ter vários filhos. No entanto, o pai não precisa ser o pai direto de todos os filhos. O pai pode estar no nível diretamente acima do filho, mas também pode haver um ou mais níveis adicionais entre o pai e o filho.

No exemplo abaixo, ‘Ativos fixos totais’ é o pai direto de ‘Carros’. ‘Ativos fixos totais’ também é pai de ‘Escritórios’ e ‘Armazéns’. No entanto, há outro pai no meio, chamado ‘Prédios’. Quando a estrutura da conta da demonstração é exportada para as tabelas de relatório de FST, o pai ‘Ativos fixos totais’ está no nível Lv02 para os filhos ‘Escritórios’ e ‘Armazéns’ e no nível Lv01 para o filho ‘Carros’.

[...]

Se você criar um relatório usando um gerador de relatórios externo e desejar usar o pai ‘Ativos fixos totais’ para totalizar os valores financeiros dos filhos ‘Escritórios’, ‘Armazéns’ e ‘Carros’, ocorrerá um problema. Como ‘Ativos fixos totais’ está armazenado com códigos de nível diferentes (Lv01 e Lv02), o gerador de relatório externo não sabe se totaliza Lv01 ou Lv02. Para evitar esse problema, é necessário usar contas de demonstração simuladas ao configurar a estrutura da conta da demonstração.

No exemplo abaixo, uma conta de demonstração simulada ‘Total de carros’ é incluída como um nível extra entre o pai ‘Ativos fixos totais’ e o filho ‘Carros’. Quando a estrutura da conta da demonstração é copiada para as tabelas de relatório de FST, a conta de demonstração simulada garante que o pai ‘Ativos fixos totais’ está no nível correto (Lv02). Se um gerador de relatórios externo usa ‘Ativos fixos totais’ para totalizar os valores financeiros, ‘Escritórios’ e ‘Armazéns’, assim como ‘Carros’, são considerados.

[...]