Transações intercompanhia

Em um ambiente de várias companhias, as transações entre as companhias logísticas e entre as companhias financeiras criam a necessidade de equilibrar as contas através de transações intercompanhias.

As transações intercompanhias ocorrem, por exemplo, se as unidades empresariais do departamento de vendas e do departamento de compras, centro de trabalho ou armazém envolvidas em uma transação logística estão vinculadas a companhias financeiras diferentes ou pertencem a companhias logísticas diferentes.

Existem estes tipos de transações intercompanhias:

Transações intercompanhias multifinanceiras

Transações intercompanhias são transações financeiras que o LN cria automaticamente entre as companhias financeiras que pertencem ao mesmo grupo financeiro. As transações são lançadas em contas contábeis intercompanhias. Para obter detalhes, consulte Exemplo de transações intercompanhias.

É possível configurar transações intercompanhias como descrito em Para configurar transações intercompanhias.

As transações intercompanhias puramente financeiras são:

  • lançamentos contábeis de linha única
  • transações de caixa (débitos automáticos)
  • faturas de custo inseridas manualmente em Contas a pagar
  • faturas de custo inseridas manualmente em Contas a receber.

Para gerar esses tipos de transações financeiras intercompanhias, é necessário definir as relações intercompanhias entre as companhias financeiras. Não é necessário definir as companhias como parceiros de negócios.

As transações financeiras intercompanhias também podem resultar destas transações logísticas:

  • Transferência WIP
  • Transferência de estoque

Para as transações WIP e transferência de estoque, é necessário definir as entidades como parceiros de negócios internos. As transações de compra/venda entre tais parceiros de negócios resultarão em transações intercompanhias se todas estas condições forem atendidas:

  • As entidades estiverem vinculadas a diferentes companhias financeiras
  • você configurar relações intercompanhias entre as companhias financeiras envolvidas
  • você não configurar liquidações intercompanhias para as entidades envolvidas.
Nota

Se você tiver configurado transações intercompanhias, o LN criará automaticamente as transações intercompanhias ao finalizar as transações. Não é necessário executar sessões adicionais.

Transações de liquidação intercompanhias

As transações de liquidação intercompanhias são um tipo específico de transações intercompanhias que se aplicam somente a transações de compra e venda entre companhias logísticas em uma estrutura de companhia financeira única/multilogística.

As transações de liquidação intercompanhias geram menos que a metade da quantidade de lançamentos (10) de um procedimento de faturamento regular (24). Portanto, se não for necessária nenhuma fatura, será possível usar as transações de liquidação intercompanhias para reduzir consideravelmente o número de lançamentos nas suas contas contábeis.

As transações de liquidação intercompanhias em uma estrutura de uma única companhia financeira são transações financeiras lançadas automaticamente em uma companhia financeira para as contas intercompanhia. Em vez de gerar entradas em aberto para transações de vendas e transações de compra entre as companhias logísticas, os valores são lançados contas de faturamento e contas transitórias intercompanhia. Tais contas intercompanhia devem ser do tipo Patrimonial, não do tipo Intercompanhia.

As transações de compra e venda podem se referir a:

  • Transferência WIP
  • Transferência de estoque

Para criar transações de liquidação intercompanhias para transações de compra/venda entre companhias logísticas de uma estrutura de várias companhias, é necessário definir as companhias logísticas como parceiros de negócios da companhia afiliada.

É possível configurar a liquidação intercompanhia como descrito em Transações de liquidação intercompanhias - configuração.

Nota

Se você tiver configurado transações de liquidação intercompanhias, o LN criará automaticamente as transações de liquidação ao finalizar as transações. Não é necessário executar sessões adicionais.

Relatório de reconciliação de liquidação intercompanhias

É possível usar a sessão Relatório de reconciliação de compras/vendas entre companh. (cisli2445m000) para gerar um relatório das transações de liquidação intercompanhias entre as companhias afiliadas. O LN gera o relatório com base nas informações de vendas nas tabelas de faturamento centrais. Para cada linha da ordem de venda, o LN recupera as informações de compra correspondentes para o relatório.

Transações intergrupos

As transações intergrupos ocorrem somente em uma estrutura de várias companhias com mais de um grupo de companhia financeira.

Transações intergrupos são transações financeiras que o LN cria automaticamente entre as companhias financeiras que pertencem a diferentes grupos financeiros. As transações são lançadas em contas contábeis intercompanhias. Para obter detalhes, consulte Exemplo de transações intergrupos.

É possível configurar e processar transações intergrupos como descrito em Para configurar transações intergrupos.

As transações intergrupos podem ser criadas somente para lançamentos contábeis de linha única.

Companhia base

As transações intergrupos são armazenadas temporariamente em uma das companhias do grupo. Para esse fim, é necessário atribuir uma das companhias do grupo como a companhia base. Os dados de lançamento de transações intergrupos são armazenados temporariamente na companhia base.

Para criar transações intergrupos, é necessário processar as transações intergrupos como descrito em Para configurar transações intergrupos.