Cálculo de imposto

Imposto sobre faturas de venda

O imposto sobre faturas de venda, que são criadas na sessão Faturas de venda (tfacr1110s000), pode ser calculado em dois níveis:

  • Nível do cabeçalho da fatura
  • Nível da linha da transação

É possível usar o imposto no nível do cabeçalho da fatura quando somente um tipo de imposto se aplica à fatura. Se houver vários tipos de imposto, será necessário definir o imposto por linha da transação.

É possível definir o nível de cálculo de imposto para cada fatura no campo Nível de cálculo de imposto da sessão Faturas de venda (tfacr1110s000). É possível definir o valor padrão na sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000).

Se você selecionar o cálculo de imposto no nível do cabeçalho da fatura na sessão Faturas de venda (tfacr1110s000), será possível inserir:

  • País do imposto
  • Código do imposto
  • Valor do imposto

O LN calcula um valor de imposto padrão que é baseado no valor total da fatura, no país do imposto, no código de imposto e na data do documento da fatura. Se você não inserir um código de imposto, o valor do imposto automaticamente se tornará zero e não poderá ser alterado.

Se você selecionar o cálculo de imposto no nível da linha da transação na sessão Faturas de venda (tfacr1110s000), será necessário inserir um país do imposto no nível do cabeçalho da fatura. No entanto, não é possível inserir um código de imposto ou um valor de imposto. É necessário inserir um código de imposto e um valor de imposto separadamente para cada linha da transação na sessão Transações (tfgld1102m300). O LN calcula o valor total de imposto da fatura com base nos valores de imposto separados inseridos para as linhas da transação. Após a inserção das transações, é possível visualizar o valor de imposto total no campo Valor do imposto em moeda do pagamento da sessão Faturas de venda (tfacr1110s000).

O valor de imposto padrão é calculado com base em:

  • valor da fatura (esse valor pode ser líquido ou bruto, dependendo do valor do campo Valores inseridos no Finanças do Infor LN na sessão Códigos de imposto por país (tcmcs0136s000))
  • País do imposto
  • Código do imposto
  • Data do documento

Na sessão Códigos de imposto por linha (tfgld1109m000), é possível especificar os valores de imposto. Se um único imposto for usado, somente uma linha será mostrada. Se o imposto múltiplo for usado, será possível especificar os valores de imposto para cada linha da transação.

Imposto transferido

O imposto transferido é mantido à parte e não é incluído no valor total do imposto. O valor de imposto transferido é lançado em uma conta de imposto. Simultaneamente, é gerada uma entrada de estorno em uma conta de contrapartida. Na análise de imposto, o valor é incluído duas vezes:

  • como uma entrada na conta de imposto
  • como uma entrada de estorno na conta de contrapartida de imposto.

O imposto transferido é usado na Holanda e está relacionado à legislação sobre a responsabilidade pelo pagamento de impostos e contribuições de previdência social (faturas de subcontratantes para o contratado principal). O imposto transferido pode ser usado na União Europeia para faturas de compra de outros países da UE. Tais faturas não determinam o imposto, mas durante o lançamento das faturas é necessário calcular um valor de imposto fictício (em relação à alíquota nacional), que é incluído no relatório de impostos como cobrável e a pagar.

Imposto sobre faturas de compra

O imposto sobre faturas de compra, que são criadas na sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000), pode ser calculado em dois níveis:

  • Nível do cabeçalho da fatura
  • Nível da linha da transação

É possível usar o imposto no nível do cabeçalho da fatura quando somente um tipo de imposto se aplica à fatura. Se vários tipos de imposto se aplicarem, será necessário definir o imposto por linha da transação.

É possível definir o nível de cálculo de imposto usando o campo Nível de cálculo de imposto da sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000). O valor padrão desse campo depende das configurações de parâmetro do módulo Contas a pagar.

Se o nível de cálculo de imposto estiver no nível do cabeçalho da fatura, será possível inserir um código de imposto e um valor de imposto na sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000). O LN insere um valor de imposto padrão que tem como base:

  • Valor bruto da fatura
  • país do imposto
  • Código do imposto
  • a data do documento da fatura.

O valor de imposto padrão incorreto aparecerá se:

  • o código de imposto inserido for um imposto único ou múltiplo e
  • uma taxa para valores em excesso tiver sido definida na sessão Alíquotas de imposto único (tcmcs0132m000). O valor inserido no campo Valor é sempre o valor bruto, incluindo o imposto. O imposto é filtrado desse valor com base nas alíquotas de imposto e é exibido no campo Valor do imposto em moeda do pagamento por padrão. Esse valor pode ser alterado se desejado.

Se você não inserir um código de imposto, o valor do imposto automaticamente se tornará zero e não poderá ser alterado.

É necessário inserir o código de imposto e o valor do imposto por linha da transação em uma das seguintes sessões:

  • A sessão Transações (tfgld1102m300), se uma fatura de custo estiver envolvida.
  • a sessão Transações de imposto (tfacp1112m000), se uma fatura relacionada a ordens estiver envolvida. Essa sessão poderá ser ativada somente se a fatura estiver relacionada a ordens e o nível do cálculo de imposto for igual ao nível da linha da transação.

Após você sair de uma dessas sessões, o LN calcula o valor total de imposto, que é exibido na sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000).

Nota

Se o imposto múltiplo for usado, será possível especificar os valores de imposto para cada linha da transação na sessão Códigos de imposto por linha (tfgld1109m000). A sessão Códigos de imposto por linha (tfgld1109m000) poderá ser ativada quando o nível do cálculo de imposto for igual ao cabeçalho.

Se o imposto de despesa for usado, os valores de imposto serão reclassificados durante a aprovação:

  • se houver uma isenção na ordem, o valor do imposto integral será reclassificado para a conta de variação do imposto na sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000).
  • se não houver nenhum código de isenção na ordem, o valor do imposto da ordem será reclassificado para a conta de débito do imposto de despesa de compra da transação de integração (consulte o esquema de mapeamento de integração). A conta de crédito desse imposto de despesa de compra de integração não é usada. A diferença entre a ordem e a fatura é lançada na conta de variação.

Também haverá estornos do imposto que é lançado durante o registro se os códigos de imposto da fatura e da ordem forem diferentes. Em seguida, todo o imposto da fatura será reclassificado no caso de haver somente imposto de despesa. Durante a aprovação, o imposto é lançado novamente, mas agora usando o código de imposto da ordem.

Se houver itens de custo envolvidos e o grupo de itens for igual a um dos grupos de itens especificados na sessão Grupos de itens (tcmcs0123m000), o imposto desse item de custo será reclassificado para a conta inserida na sessão Transações de linha de declaração/fatura de compra conciliadas (tfacp1133s000), que pode ser iniciada com o comando Item de custo do menu Específico da sessão Conciliar linhas de ordem de compra (tfacp2541m000). Portanto, exceto para a conta de débito do imposto sobre despesa de compra do esquema de mapeamento de integração: essa conta de débito é usada somente para itens comprados e para itens de custo sem os grupos de itens especificados na sessão Grupos de itens (tcmcs0123m000) iguais ao grupo de itens do item de custo. E, em outros casos, não para a conta de custo original.

Imposto sobre pagamentos adiantados

Em alguns países, o imposto é cobrado sobre pagamentos/recebimentos adiantados que excedem um determinado valor mínimo. Caso deseje cobrar imposto sobre pagamentos/recebimentos adiantados, será necessário selecionar a caixa de seleção Calc. imp. sobre pgto./receb. adiantado na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000). Também é necessário inserir o valor mínimo no campo Valor mínimo para o cálculo de imposto da sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000).

Se um pagamento adiantado for feito ou recebido, será possível especificar um valor de imposto nestas sessões:

  • Transações bancárias (tfcmg2500m000)
  • Pagamentos antecipados (detalhes) (tfcmg2116s000)
  • Recebimentos antecipados (detalhes) (tfcmg2117s000)

O LN insere o valor de imposto único nas contas contábeis Conta para imposto sobre pagamentos adiantados e Conta para imposto sobre recebimentos adiantados. É possível definir essas contas contábeis na sessão Dados de lançamento para códigos de imposto (tfgld0171s000).

O LN insere o valor de imposto múltiplo nas contas contábeis Conta para imposto sobre pagamentos adiantados e Conta para imposto sobre recebimentos adiantados. É possível definir essas contas contábeis na sessão Dados de lançamento para vários códigos de imposto (tfgld0170s000).

Imposto sobre descontos liquidados

Em alguns países, o imposto cobrado é liquidado, por exemplo, quando um desconto à vista é deduzido de uma fatura. Se você selecionar a caixa de seleção Ajustar imposto para deduções na sessão Parâmetros CMG (tfcmg0100s000), o valor do imposto para pagamentos antecipados será ajustado em caso de:

  • Desconto
  • Pagamento atrasado
  • Diferenças de pagamento

É possível definir o passo em que a liquidação deve ocorrer em caso de pagamentos antecipados na sessão Dados de lançamento por banco/método de pagamento (tfcmg0146s000).