Usar dimensões

É possível definir dimensões de forma independente e usá-las para preparar análises de transações e saldos de conta contábil. É possível usar até 12 tipos de dimensão. É possível definir um nome e uma estrutura inteira de códigos de dimensão para cada um desses tipos de dimensão. Não há relação entre os tipos de dimensão.

Por exemplo, é possível configurar estas dimensões:

  • tipo de dimensão 1 = centro de custos
  • tipo de dimensão 2 = grupo de itens
  • tipo de dimensão 3 = unidade de negócios
  • tipo de dimensão 4 = área geográfica
  • tipo de dimensão 5 = atividades.

É possível definir separadamente a estrutura de dimensão para cada um desses tipos de dimensão; em outras palavras, é possível configurar uma estrutura de dimensão para os centros de custo, uma estrutura para os grupos de itens, e assim por diante.

É possível definir o número de tipos de dimensão que você usa na sessão Parâmetros do Grupo de Companhias (tfgld0101s000). Se você tiver várias companhias financeiras em um grupo de companhias, os tipos de dimensão usados se aplicarão a todas as companhias no grupo.

É possível nomear os tipos de dimensão e definir objetos vinculados na sessão Descrições de tipo de dimensões (tfgld0102m000). Em seguida, é possível definir códigos de dimensão a serem usados em cada companhia na sessão Dimensões (tfgld0510m000). Também é possível fazer estruturas de dimensão multinível com totais e subtotais. É possível criar uma hierarquia de dimensão de até dez níveis.

Na sessão Dimensões (tfgld0510m000), é possível definir as dimensões para cada tipo de dimensão e vinculá-las a dimensões pai e filho.

As dimensões são sempre usadas em conjunto com contas contábeis. Para cada conta contábil, é possível definir quais tipos de dimensão são vinculados à conta contábil na sessão Plano de contas (tfgld0508m000). Para cada tipo de dimensão, é necessário selecionar se o tipo de dimensão é Necessário, Opcional ou Não-utilizado pela conta contábil.

Ao inserir uma transação, é necessário primeiro indicar a conta contábil. Em seguida, é necessário inserir uma dimensão para cada tipo de dimensão Necessário vinculado à conta contábil, e é possível inserir uma dimensão para cada tipo de dimensão Opcional.

Por exemplo, a conta contábil de receitas de vendas está vinculada ao tipo de dimensão 2 (grupo de itens) e ao tipo de dimensão 4 (área). O tipo de dimensão 1 (centro de custo) e o tipo de dimensão 3 (unidade de negócios) não são usados para a conta contábil. A conta contábil de custos de frete é vinculada somente ao tipo de dimensão 1 (centro de custos). Os outros tipos de dimensão não são usados para a conta contábil.

Para cada tipo de dimensão, é possível definir uma dimensão com código de dimensão vazio. Se o tipo de dimensão for Opcional para uma conta contábil, o LN lançará transações sem nenhuma dimensão especificada nessa dimensão. Dessa forma, as diferenças entre o histórico contábil e o histórico da dimensão podem ser evitadas.

Na sessão Regras de validação cruzada (tfgld0151m000), é possível definir os intervalos de dimensões permitidas por contas contábeis. Não é possível alterar o intervalo de dimensão para uma conta contábil que ocorre em um lote não finalizado.

É possível criar transações para Finanças por meio da integração com outros pacotes do LN. É possível inserir essas transações em contas contábeis e em dimensões. É possível definir a atribuição a contas contábeis na sessão Esquema de mapeamento (tfgld4573m000).

É possível usar as dimensões para dividir as transações nas contas de controle do cliente e do fornecedor por departamentos, pessoas responsáveis pelas receitas, custos, propriedades, débitos e assim por diante.

As dimensões também fornecem a base para a alocação de custo no módulo Contabilidade de custos. No CAT, é possível alocar os custos (e quaisquer receitas) dentro de um tipo de dimensão de um código de dimensão para outro e de um tipo de dimensão para outro.