Notas de crédito

Se um cliente devolver parte das mercadorias ou se você criar correções de fatura, você ou seu parceiro de negócios poderá criar uma nota de crédito para corrigir o valor a pagar de uma fatura. Se você processar as faturas automaticamente, o LN gerará notas de crédito automaticamente e atribuirá notas de crédito a faturas.

É possível criar notas de crédito para tipos de transação de diferentes categorias, como:

  • Notas de crédito de venda
  • Notas de crédito de compra
  • Faturas de venda
  • Faturas de compra.

As notas de crédito são vinculadas a faturas, e não a linhas de fatura. No entanto, se você usar programações de pagamento ou recebimentos contra remessa, será possível atribuir notas de crédito às linhas da programação de pagamento. Para obter detalhes, consulte Notas de crédito para programações de pagamento.

Se você selecionar entradas em aberto para pagamento ou débito automático, o LN pesquisará por notas de crédito que podem ser aplicadas às entradas em aberto antes de executar o procedimento de pagamento ou débito automático.

Criar uma nota de crédito

Para criar uma nota de crédito na sessão Transações (tfgld1101m000), selecione um tipo de transação que tenha uma dessas categorias. Para realmente criar a nota de crédito, agora é possível iniciar uma das seguintes sessões:

  • Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000)
  • Faturas de venda (tfacr1110s000)

Se você usar uma das categorias de transação Faturas de venda ou Faturas de compra, será possível criar uma nota de crédito inserindo um valor de fatura negativo.

Usar uma categoria de Notas de crédito de venda

Se você usar uma das categorias de transação Notas de crédito de venda ou Notas de crédito de compra, será necessário inserir um valor positivo.

O parâmetro Val. negativo para notas crédito na sessão Tipos de transação (tfgld0511m000), em que o tipo de transação é definido, determina se a nota de crédito é lançada como um valor negativo ou positivo. Se esta caixa de controle estiver selecionada, LN salva e considera o valor inserido como um valor negativo.

O valor padrão para o valor da linha da transação na sessão Transações da fatura de venda (tfacr1111s000) é um valor de crédito negativo.

Exemplo

Uma nota de crédito de USD 800 é inserida para um tipo de transação da categoria Nota de crédito. Você insere um valor de fatura positivo de USD 800. São possíveis dois cenários:

  • se a caixa de seleção Val. negativo para notas crédito na sessão Tipos de transação (tfgld0511m000) estiver desmarcada para o tipo de transação usado, um valor de crédito de USD 800 será lançado na conta de controle de ACR. O valor padrão para a linha da transação é um débito de USD 800.
  • Se esta caixa de controle estiver selecionada, um valor de débito de USD -800 é lançado na conta de controle de ACR. O valor padrão para a linha da transação é um crédito de USD -800.
Usar a categoria de transação Faturas de venda ou Faturas de compra

Se você usar um tipo de transação que pertence a uma das categorias Faturas de venda ou Faturas de compra, será possível criar uma nota de crédito inserindo um valor de fatura negativo no cabeçalho da fatura.

Nota

Será possível criar uma nota de crédito dessa forma somente se a caixa de seleção Val. negativo para notas crédito na sessão Tipos de transação (tfgld0511m000) estiver selecionada para o tipo de transação usado. Se esta caixa de controle estiver limpa, não é possível inserir um valor de cabeçalho de fatura negativo.

Exemplo

Uma nota de crédito de USD -800 é inserida para um tipo de transação que pertence à categoria Faturas de venda. Quando a nota de crédito é lançada, o LN debita a conta de controle de ACR em -800. O valor padrão para a entrada das linhas da transação da fatura de venda na sessão Transações da fatura de venda (tfacr1111s000) é um crédito de -800.

Atribuir notas de crédito a faturas originais

É possível atribuir uma nota de crédito a uma ou várias faturas. Também é possível incluir notas de crédito, sem atribuí-las a faturas, como um pagamento no procedimento de pagamento automático.

Essas duas situações são ilustradas abaixo:

É possível vincular uma nota de crédito a uma fatura ao inserir a nota de crédito na sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000). No campo Fatura original, é possível inserir o número do documento da fatura à qual deseja vincular a nota de crédito.

Uma nota de crédito também pode ser relacionada a várias faturas. Para atribuir uma nota de crédito a mais de uma fatura, execute os seguintes passos:

  1. Na sessão Transações (tfgld1101m000), selecione um tipo de transação da categoria Correções de venda ou Correções de compra.
  2. Na sessão Transações (tfgld1101m000), selecione o registro criado e clique em Entrada da transação no menu Visualizações, Referências o Ações. Uma das sessões Atribuir notas de crédito a faturas (tfacp2120m000) ou Parceiro de negócios - notas de crédito (tfacr2120m000) é iniciada.
  3. Selecione a nota de crédito e vincule-a às faturas de compra ou às faturas de venda apropriadas.
  4. No menu Visualizações, Referências o Ações, inicie uma das sessões Atribuir faturas/programações às notas de crédito (tfacp2121s000) ou Atribuir notas de crédito a faturas (tfacr2121m000). Nessas sessões, é possível distribuir o valor total da nota de crédito pelas faturas relacionadas.
Nota
  • Será possível vincular notas de crédito e faturas somente se elas tiverem a mesma moeda da fatura e taxa de câmbio da moeda.
  • No módulo Contas a receber, o LN verifica se a nota de crédito sendo vinculada está marcada como uma fatura duvidosa. Uma nota de crédito duvidosa pode ser vinculada somente a uma fatura de venda duvidosa.
  • As notas de crédito que não estão vinculadas a faturas são incluídas no procedimento de pagamento automático. A nota de crédito é selecionada para pagamento da mesma forma que faturas normais.
  • As notas de crédito que estão vinculadas a faturas são deduzidas do valor total da fatura antes de ela ser paga.
Atribuir notas de crédito a programações de pagamento

Se você vincular uma programação de pagamento a faturas de venda e a faturas de compra, será possível atribuir notas de crédito às linhas da programação de pagamento ou às linhas de programação de recebimento.

Gerar uma visão geral das notas de crédito aplicadas

Se você reduzir pagamentos para um parceiro de negócios credor nos valores de notas de crédito existentes, talvez não fique claro para o parceiro de negócios quais notas de crédito foram usadas para reduzir os valores de pagamento. Isso pode levar a confusões e mal-entendidos.

Para resolver essa situação, é possível criar um relatório das faturas, das notas de crédito vinculadas às faturas e seus valores para uma seleção de parceiros de negócios faturadores. É possível enviar esse relatório para seus fornecedores a título de informação.

Use a sessão Cartas de notas de crédito atribuídas (tfacp4160m000) para gerar e imprimir uma visão geral das notas de crédito e das faturas relacionadas. É possível definir o layout da carta de notas de crédito na sessão Layout de notas de crédito atribuídas (tfacp4161m000).

Notas de crédito em relatórios

O valor de uma nota de crédito é exibido como negativo. Se uma nota de crédito estiver vinculada a uma ou mais faturas, o valor atribuído da nota de crédito será deduzido do valor da fatura em aberto. O valor vinculado é visível como uma linha de pagamento.

O valor da fatura que é exibido para uma fatura à qual uma nota de crédito está vinculada é o valor da fatura original. O valor da fatura em aberto é o valor da fatura menos o valor da nota de crédito vinculada. O valor da nota de crédito vinculada é visível como uma linha de pagamento.