Depreciar ativosA depreciação é uma maneira de alocar o custo de um ativo ao longo de sua vida útil para fins de manutenção de registros e de impostos. Ao longo do tempo, o valor de um ativo diminui em virtude do desgaste. Os ativos são depreciados para registrar sua perda periódica de valor. É possível depreciar um ativo a qualquer momento após a capitalização e antes da alienação total ou da remoção da capitalização. Somente ativos de conta de grupo e vintage podem acumular depreciação após terem sido alienados. O LN usa uma frequência para determinar se um ativo é elegível para depreciação e com que frequência a depreciação deve ser calculada; além disso, ele usa um método de depreciação atribuído a cada registro para determinar como a depreciação deve ser calculada. Para obter mais informações sobre os métodos, consulte o tópico Usar os métodos de depreciação. Para depreciar o registro do ADR para ativos que estão em uma conta vintage ou de grupo MACRS, é necessário usar a sessão Depreciar conta de grupo/vintage (tffam7272m000). Para obter mais informações, consulte o tópico Depreciar contas vintage/de grupo. Não é possível depreciar além do final do ano fiscal atual sem antes fechar o último período por meio da sessão Final do período (tffam8205m000). É possível recalcular a depreciação para períodos anteriores. Para obter mais informações sobre como recalcular a depreciação, consulte o tópico Recalcular depreciação para ativos. A depreciação é executada em uma data limite igual a um ano e período específicos. Você indica uma data limite para indicar para o LN até quando a depreciação deve ser executada. Se você especificar uma data anterior à data da última depreciação, nada acontecerá. Ao calcular a depreciação, o LN calcula e compara o novo valor ao valor existente. A diferença é registrada como a transação de depreciação daquele período. Após determinar em quais registros os ativos selecionados são elegíveis para depreciação, o LN realiza estas ações em cada ativo e registro que se qualificar:
Nota Os ativos para os quais a caixa de seleção Depreciar abaixo valor residual está selecionada na sessão Registros de ativos (tffam1510m000) podem depreciar abaixo de seu valor residual até que o custo seja igual a zero. Um ativo deprecia com base na vida útil registrada em seus registros relacionados. A maioria dos ativos mede a vida útil em anos e meses, mas alguns ativos rastreiam sua vida útil em unidades de produção. Antes de depreciar qualquer ativo com vida útil medida em unidades de produção em seus registros relacionados, é necessário indicar as unidades usadas desde a última vez que o LN calculou a depreciação para o ativo e seus registros relacionados. Registre as unidades usadas na sessão Registrar unidades de ativos utilizadas (tffam1245m000). Para obter mais informações, consulte o tópico Calcular unidades de ativo utilizadas. Nota Os ativos sujeitos à depreciação de grupo MACRS ou ADR podem ser depreciados na sessão Depreciar conta de grupo/vintage (tffam7272m000). Para obter mais informações, consulte o tópico Depreciar contas vintage/de grupo. Suspender depreciação É possível suspender a depreciação de duas maneiras:
Depreciação acelerada A depreciação acelerada destina-se a depreciar um ativo em um valor extra em um ano específico. Em alguns países, a depreciação acelerada é permitida até o máximo de 100% do valor de depreciação padrão anual, até o valor do ativo se tornar zero. A depreciação acelerada reduz o tempo de depreciação. As transações de depreciação acelerada devem ser lançadas em contas contábeis específicas. A depreciação acelerada segue as mesmas regras que a depreciação padrão. Se a depreciação padrão for suspensa, a depreciação acelerada também será suspensa. Se o uso real do ativo mudar, é possível reduzir ou suspender a depreciação acelerada de acordo. É possível usar a sessão Depreciação acelerada em massa (tffam1208m000) para depreciar um intervalo de registros de ativos em um valor adicional. É possível fazer isso somente uma vez por ano.
| |||