Usar frequências de depreciação

As frequências de depreciação identificam quando a depreciação deve ser executada e registrada para os ativos e seus registros relacionados. Quando a depreciação é executada, o LN usa a frequência para determinar se os registros do ativo são elegíveis para depreciação. Você atribui frequências de depreciação padrão a tipos de registro na sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000). O LN aplica os padrões a todos os registros relacionados a um ativo durante a entrada do ativo. É possível alterar a frequência padrão para um registro de ativo.

O LN verifica as frequências sempre que você executa a depreciação. Por exemplo: você está depreciando um ativo cujo registro relacionado usa uma frequência trimestral. O LN faz uma verificação para assegurar que você está no final do trimestre sempre que executa a depreciação para tal ativo e o registro relacionado. Se você estiver no final de um trimestre, o LN calculará a depreciação para cada período naquele trimestre e registrará uma transação para o total desses valores. Se não estiver, a depreciação não ocorrerá.

Nota

Se você selecionar uma conta vintage/de grupo para o ativo, o LN adotará como padrão a frequência do registro do ADR para a frequência de depreciação da conta, e não será possível alterá-la.

As frequências de depreciação dependem do calendário. Um calendário é definido na sessão Períodos (tfgld0105m000). É necessário indicar se você deseja que o LN registre a depreciação periodicamente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. É necessário ser capaz de dividir igualmente o número de períodos no calendário selecionado pela frequência de registro. As seguintes restrições se aplicam:

  • calendários com um número ímpar de períodos oferecem suporte somente às frequências de registro periódica e anual.
  • calendários com um número par de períodos oferecem suporte às frequências de registro periódica, semestral e anual.
  • calendários com um número de períodos que pode ser dividido igualmente por quatro oferecem suporte a todas as frequências. O período de fechamento não é contado como um período.

Por exemplo:

  • Um calendário de 14 períodos oferece suporte às frequências de registro periódica, semestral e anual.
  • Um calendário de 13 períodos oferece suporte somente às frequências de registro periódica e anual.
  • Um calendário de 12 períodos oferece suporte a todas as frequências de registro.

As frequências de depreciação também indicam quais períodos (se houver algum) estão suspensos para um ativo e seus registros relacionados. Quando um período é suspenso, o LN não acumula a depreciação para nenhum ativo e seus registros relacionados naquele período.

Por exemplo: você deseja que um ativo seja depreciado todos os meses, exceto em junho. A companhia proprietária do ativo usa um calendário de 12 períodos que vai de janeiro a dezembro. Para criar uma frequência de depreciação que usa o mesmo calendário de 12 períodos, selecione Periódico como a frequência de registro e suspenda a depreciação no período 6, junho.

Nota

Os ativos sujeitos à depreciação do grupo MACRS e ADR não estão sujeitos a períodos suspensos ao depreciarem. O LN depreciará cada período para esses ativos mesmo se a frequência indicar que o período está suspenso.