Autorização de diferenças de preço e custos adicionais

As diferenças de preço ocorrem quando o valor da fatura é diferente do valor da ordem ou do valor do recebimento. LN detecta as diferenças de preço quando a fatura é conciliada às ordens de compra ou aos recebimentos.

Diferenças de preço na conciliação automática

Para a conciliação automática, é possível definir as diferenças de preço toleradas nas seguintes sessões:

  • Parâmetros ACP (tfacp0100m000)
    Nessa sessão, é possível definir tolerâncias globais para a conciliação automática.
  • Tolerâncias de conc. autom. para PN faturador (tfacp0107m000)
    Nessa sessão, é possível definir tolerâncias por parceiro de negócios faturador para a conciliação automática. Para parceiros de negócios para os quais você não definir tolerâncias nessa sessão, o LN usará as tolerância definidas na sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000).

É possível definir um valor de diferença de preço máximo tolerado e uma percentagem de diferença máxima ou atribuir a autorização plena. Para obter detalhes, consulte Para usar a autorização plena. Se você não definir tolerâncias em nenhuma dessas sessões, o procedimento de conciliação automática não conciliará as faturas quando uma diferença de preço for encontrada. Um usuário autorizado deve autorizar manualmente a diferença de preço e os custos adicionais.

Durante a conciliação automática das faturas, o LN compara a diferença de preço com as diferenças toleradas. Se a diferença estiver dentro das tolerâncias definidas para o valor e a percentagem da fatura, o LN conciliará a fatura. A diferença de preço é lançada na conta de controle Diferenças de preço e dimensões do grupo de parceiros de negócios financeiros.

Aprovar diferenças de preço

Use a sessão Autorizações de fatura de compra (tfacp0150m000) para autorizar usuários específicos a aprovar diferenças de preço e criar transações de custos adicionais. Para cada usuário, é possível definir a diferença de preço máxima que ele pode aprovar ou atribuir a autorização plena a um usuário.

Na sessão Aprovadores atribuídos (tfacp0130m000), crie aprovadores atribuídos para os usuários autorizados. É possível definir cada usuário autorizado individual como um aprovador atribuído ou criar um único aprovador atribuído para representar os usuários autorizados de uma equipe ou departamento.

Se uma das tolerâncias que se aplicam for excedida durante a conciliação de uma fatura de compra na sessão Conciliar/aprovar faturas de compra (tfacp2107m000), um usuário autorizado poderá aprovar a diferença de preço. Para atribuir a fatura a um usuário autorizado, insira o aprovador atribuído no campo Aprovador atrib. da sessão de detalhes Consulta de fatura de compra (tfacp2600m100). É possível iniciar a sessão de detalhes Consulta de fatura de compra (tfacp2600m100) no menu LN da sessão Autorizar faturas de compra (tfacp1142m000).

Na sessão Autorizar faturas de compra (tfacp1142m000), um usuário autorizado a aprovar o valor de diferença de preço deve marcar a caixa de seleção Fatura aprovada para a fatura. Em seguida, a fatura aprovada deve ser processada novamente no procedimento de conciliação e aprovação automático ou manual.

Aprovar custos adicionais

Para as diferenças entre o valor da fatura e o valor da ordem que não são causadas por uma diferença de preço, os usuários autorizados podem criar transações de custos adicionais. Na sessão Autorizações de fatura de compra (tfacp0150m000), é possível definir um valor máximo para as transações de custos adicionais que um usuário pode criar ou atribuir a autorização plena para um usuário.

Para criar transações de custos adicionais, execute os seguintes passos:

  1. No menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Autorizar faturas de compra (tfacp1142m000), clique em Custo adicional. A sessão Transações de linha de declaração/fatura de compra conciliadas (tfacp1133s000) é iniciada.
  2. Crie a transação de custos adicionais. É necessário inserir a conta contábil e as dimensões para cada transação.
Reatribuir a fatura

Se a diferença de preço ou os custos adicionais excederem as tolerâncias de conciliação, a fatura não será aprovada. É necessário atribuir a fatura a um usuário autorizado. No campo Aprovador atrib. da sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000), selecione um aprovador atribuído para a fatura de compra.

Exemplo

Você solicitou 100 itens a um preço de USD 10,50 a peça. O preço na fatura recebida é de USD 10. Na sessão Autorizações de fatura de compra (tfacp0150m000), você tem a autorização para as seguintes diferenças de preço:

Preço da fatura inferior ao esperadoPreço da fatura superior ao esperado
PercentagemValorPercentagemValor
4%801%15

 

A diferença de preço resultante é positiva. Isso significa que as condições que pertencem à categoria Fatura inferior ao antecipado se aplicam. A diferença de preço é:

Valores absolutos: 10,50 x 100 - 10 x 100 = USD 50

Esse valor é inferior a USD 80. Se a margem registrada para a percentagem não for excedida, será possível aprovar a fatura.

Percentagem: (10,50 - 10) / 10,50 x 100% = 4,76%

Essa percentagem é maior do que a percentagem permitida para esse usuário. Não é possível aprovar a diferença de preço, embora o valor seja inferior ao valor tolerado especificado.

Nota

A percentagem é a percentagem da diferença de preço em relação ao valor da ordem.