Autofaturamento

É possível definir se o autofaturamento é usado para cada cabeçalho de ordem de compra.

O autofaturamento normalmente será usado se você tiver:

  • um contrato com o fornecedor para o preço das mercadorias que está comprando
  • um acordo com o fornecedor de que pagará pelas mercadorias sem receber uma fatura para elas.

O fornecedor não precisa enviar uma fatura. Em vez disso, use o procedimento de autofaturamento para gerar faturas automaticamente para essas mercadorias.

Quando o procedimento de autofaturamento é usado, o LN cria, concilia e aprova faturas automaticamente durante o recebimento de mercadorias. Isso tudo é feito no módulo Contas a pagar.

Autofaturas internas

Para a transferência de mercadorias faturadas entre armazéns de companhias financeiras separadas, é importante que uma fatura de compra correspondente esteja disponível para cada fatura de venda. Caso contrário, a reconciliação não será possível.

Para garantir que o LN crie uma fatura de compra interna para cada fatura de venda interna, é possível selecionar a caixa de verificação Gerar faturas com data de fatura inserida manualmente na seção Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000).

Se você selecionar essa caixa de seleção, o LN ignorará os critérios de composição para faturas de venda, configurados em Contas a receber e em Faturamento, e criará uma fatura de compra interna para cada fatura de venda interna.

Procedimento de autofaturamento

O procedimento de autofaturamento é semelhante ao procedimento para faturas de compra criadas manualmente e é composto por estes passos:

  1. Você registra o recebimento das mercadorias na Armazenamento.
  2. Na sessão Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000) de Contas a pagar, os documentos de fatura de compra são gerados. O LN cria uma entrada de fatura em aberto.
  3. LN automatically matches and approves the invoice documents.
  4. O LN cria os lançamentos para a fatura de compra gerada para Contabilidade.
Informações de lançamento

No caso de um documento de autofaturamento, os mesmos lançamentos são criados da mesma forma que para faturas registradas manualmente, relacionadas às ordens que podem ser inseridas na seção Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000). Para cada linha de fatura da fatura gerada, o LN define o nível do cálculo do imposto para Linha de transação.

No caso de uma nota de débito, os mesmos lançamentos são criados d mesma forma que para as notas de crédito registradas relacionadas a ordens de compra. A categoria do tipo de transação é Notas de crédito de compra. Para cada linha da nota de débito gerada, o LN define o nível do cálculo do imposto para Linha de transação.

O lançamento na conta de controle normalmente é um lançamento de crédito para uma fatura de autofaturamento ou um lançamento de débito para uma fatura de nota de débito. Isso depende de dois fatores: se o valor é positivo ou negativo e se o tipo de transação permite o lançamento de valores negativos e valores negativos para notas de crédito.

Regras para a geração de autofaturas

Em Aquisição, o procedimento de autofaturamento é controlado pelos seguintes campos na seção Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000):

Esses campos são padronizados da seguinte forma:

  1. Na seção Termos e condições de faturamento (tctrm1145m000).
  2. Na seção Linhas de contrato de compra (tdpur3101m000).
  3. Na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).
  4. Nas seções Parc. de negócios fornecedor (tccom4120s000)/ Ordens de compra (tdpur4100m000).

Autofaturas que não são de compra

Para os seguintes tipos de faturas internas, que também são criadas pelos processos do módulo Contas a pagar, não é possível gerar autofaturas com a sessão Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000):

  • faturas de frete internas
    As faturas de frete internas são geradas na seção Gerar faturas de frete internas (tfacp2246m000).
  • faturas de comissão.
    A criação de faturas de comissão é totalmente acionada no módulo Comissões e abatimentos em Vendas. Para oferecer suporte a esse processo, o tipo de transação, a série e a descrição do lote das faturas de comissão são armazenados na seção Parâmetros ACP (tfacp0100m000).
Datas da fatura e datas do documento

Na seção Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000), é possível inserir os dados para o lote que contém as autofaturas.

As informações de período financeiro inseridas são usadas para todas as transações no processo. Se você selecionar a caixa de verificação de data Gerar faturas com data de fatura inserida manualmente, será possível inserir a data da fatura, assim como a data de lançamento da transação e os períodos financeiros do lote. A data da fatura deve ser igual ou posterior à Data limite da fatura.

Nota

Se você registrar os recebimentos das ordens de compra, o saldo de provisão da fatura aumentará e, se aprovar a fatura, o saldo de provisão da fatura diminuirá. Se você especificar um período para as autofaturas anterior ao período no qual os recebimentos foram registrados, a conta de provisão da fatura será diminuída antes de ser aumentada. Para evitar esse tipo de discrepância, a Data lançamento trans. e a Data da fatura (se você informar uma data) devem ser iguais ou posteriores à Data limite da fatura.

Ainda é possível alterar manualmente as informações de período, bem como alterar o saldo do período, se isso for necessário. Se você aprovar uma fatura manualmente na seção Conciliar/aprovar faturas de compra (tfacp2107m000), a seção Dados de lançamento para transações de aprovação (tfacp1141s000) será iniciada. Nela, é possível alterar as informações de período.

As regras a seguir se aplicam à data da transação de todas as transações e à data do documento da fatura:

  • se a caixa de verificação Gerar faturas com data de fatura inserida manualmente estiver desmarcada, o LN usará a data do último recebimento que é parte da fatura para a data da transação e data do documento de cada fatura.
  • se a caixa de verificação Gerar faturas com data de fatura inserida manualmente estiver selecionada, o LN usará a data da fatura inserida para a data da transação e a data do documento da fatura. A data da fatura inserida não pode ser anterior à data de término e, portanto, ela é sempre posterior a qualquer uma das datas de recebimento. Se você inserir uma data anterior, o LN exibirá uma mensagem de erro.
Informações da taxa

Para uma transação, o LN determina a taxa de câmbio a ser usada de acordo com as informações de taxa.

As informações de taxa são compostas por estes detalhes:

  • tipo da taxa
  • data da taxa
  • Taxa de câmbio
  • Fator da taxa

Além das informações da taxa, a taxa de câmbio usada para a fatura gerada e para os lançamentos na contabilidade depende do valor do determinador de taxa de câmbio da ordem de compra.

O determinador de taxa é um critério de compactação obrigatório; consequentemente, o determinador de taxa é igual para todas as linhas da ordem combinadas na fatura. Se o valor do determinador de taxa for diferente da Data do documento, cada linha da ordem relacionada será lançada com suas próprias informações de taxa na conta de provisão da fatura. Nesse caso, as informações de taxa da linha da ordem são iguais às informações de taxa no cabeçalho da ordem de compra. Consequentemente, a conta de provisão da fatura envolvida é aumentada pelo recebimento e diminuída pela geração da autofatura com as mesmas informações de taxa. Por isso, não ocorrem lançamentos de diferenças de moeda nas transações de integração. As informações de taxa da fatura e o lançamento da conta de controle são a taxa média de todos os lançamentos de provisão da fatura relacionados.

Se o determinador de taxa for a Data do documento, todos os lançamentos serão feitos com a taxa de câmbio em vigor na data do documento da fatura. Consequentemente, todos os lançamentos de provisão da fatura podem criar uma entrada de Variação cambial nas transações de integração. A entrada de Variação cambial resulta da diferença entre as informações de taxa do cabeçalho da ordem de compra e as informações de taxa em vigor na data do documento da fatura.