Analisar os dados de reconciliaçãoA melhor maneira de analisar os dados de reconciliação depende dos seus principais processos de negócios e suas necessidades de informações. A sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000) e as opções de relatório na sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000) permitem criar várias visualizações dos dados de reconciliação em vários níveis de detalhe. Por exemplo, é possível gerar os relatórios:
Para obter mais detalhes sobre como imprimir os relatórios de reconciliação, consulte Para imprimir os relatórios de reconciliação. Este tópico descreve alguns exemplos de tipos de transação de reconciliação e fornece algumas diretrizes gerais sobre como abordar a análise. Tipos de transações de reconciliação Em geral, é possível distinguir os seguintes tipos de transações de reconciliação:
Transações registradas no nível do objeto de negócios (ordem) É possível imprimir um relatório de reconciliação para verificar se o saldo das ordens de produção com status Fechado é zero. É possível analisar esse tipo de transação, como WIP de ordem de produção (SFC) e WIP de projeto (PCS), após o aceite dos dados de reconciliação. Na sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000), selecione as seguintes opções:
Se tudo estiver correto, não haverá diferenças e o relatório ficará vazio. Quando há diferenças, é possível usar a sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000) para investigar a transação e detalhar as transações da Gestão de operações. Transações de mercadorias recebidas não faturadas (GRNI) Para transações de GRNI, é possível imprimir o relatório por ordem de compra fechada para detectar quaisquer diferenças entre o saldo da ordem fechada e os valores de provisão da fatura. É possível analisar o grupo de reconciliação GRNI após o aceite dos dados de reconciliação. É possível imprimir os seguintes relatórios:
Transações em contas de estoque Por sua natureza, as contas de estoque normalmente não se equilibram em nenhum momento específico ao longo do tempo. É possível imprimir os relatórios de reconciliação para obter um relatório do estoque por elemento de reconciliação, como por item, por grupo de itens ou por armazém. É necessário primeiro analisar o grupo de reconciliação Estoque antes de aceitar os dados de reconciliação. Para analisar as contas de estoque, imprima um relatório dos dados de reconciliação com os saldos em um nível superior (por exemplo, por item de armazém). Na sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000), selecione o intervalo completo dos períodos. Se nenhuma transação foi arquivada ou excluída, o relatório resultante listará o estoque por elemento de reconciliação (item). Esse relatório deve estar de acordo com o relatório da sessão Executar avaliação de estoque (whina1210m000). Se as transações de estoque já foram arquivadas ou excluídas, é possível criar manualmente um saldo de abertura para reconciliação. Nota O relatório de reconciliação é criado por companhia financeira. O relatório de avaliação de estoque deve incluir todos os armazéns que estão vinculados à companhia financeira por meio de sua unidade empresarial, e não outros armazéns. Transações de trânsito temporário As contas de trânsito provisional são usadas para as transações de integração cujas entradas de débito e crédito pertencem a diferentes objetos de negócios. As transações são vinculadas por um vínculo de referência. Como as entradas de débito e de crédito em contas temporárias são criadas simultaneamente, o saldo dessas contas normalmente é zero. É possível usar a sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000) para imprimir um relatório de reconciliação e verificar se o saldo é realmente zero. Selecione as seguintes opções:
Se tudo estiver correto, não haverá diferenças e o relatório ficará vazio. Quando há diferenças, é possível usar a sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000) para investigar a transação e detalhar as transações da Gestão de operações. É possível analisar o grupo de reconciliação Trânsito temporário após o aceite dos dados de reconciliação.
| |||