Contas de variações cambiais

As variações cambiais podem tornar a análise financeira e a reconciliação mais complexas. Estes tipos de variações cambiais podem ocorrer:

  • Variações cambiais
    Resultado monetário causado por flutuações na taxa de câmbio; por exemplo, se a taxa é diferente entre a data da fatura e a data do pagamento.
  • ganhos e perdas de câmbio
    Resultado monetário causado pelo uso de diferentes tipos de taxas de câmbio (por exemplo, o tipo de taxa de Vendas e o tipo de taxa Interno), ou se você tiver alterado a taxa de câmbio para uma transação durante o processo de gestão de ordem por meio do determinador de taxa.
  • ganhos e perdas de conversão
    Resultado monetário causado pelo uso de diferentes moedas durante o procedimento de gestão da ordem, por exemplo, se a moeda da ordem ou do pagamento for diferente da moeda da fatura.
  • Ganhos e perdas de destino.
    Resultado monetário causado por diferentes resultados quando a moeda da transação é convertida nas várias moedas locais. Os ganhos e perdas de destino podem ocorrer somente em um sistema monetário independente.

Para contemplar as boas possibilidades de reconciliação, as variações cambiais e os ganhos e perdas de câmbio são lançados nestas contas:

  • Ganhos e perdas de câmbio
    Para diferenças entre os valores relacionados (lançamentos de débito e crédito) devido a diferentes tipos de taxa de câmbio ou diferentes taxas monetárias.
  • Conversão de moeda
    Para transações cujos lançamentos de débito e de crédito são feitos em moedas diferentes.
  • Conta de contrapartida de variações cambiais
    Para variações cambiais na conta de provisão da fatura devido a alterações de taxa entre a data de recebimento e a data de aprovação da fatura e calculadas ao fechar um período financeiro.
Conta de ganhos e perdas de câmbio

As diferenças entre os valores relacionados devido a diferentes tipos de taxa de câmbio ou diferentes taxas monetárias são lançadas em uma conta de ganhos e perdas de câmbio. Os ganhos e perdas de câmbio são calculados no momento do lançamento das transações de integração em Contabilidade.

Os valores da diferença são lançados na conta estatutária que pode ser selecionada para cada companhia ou moeda:

  • para uma companhia, no campo Conta de ganho/perda de câmbio da guia Ganho/perda de destino da sessão Parâmetros da companhia (tfgld0503m000)
  • para uma moeda, no campo Conta de ganho/perda de câmbio da sessão Recursos de moeda adicionais (tfgld0129m000).
Exemplo de ganhos e perdas de câmbio

Para uma ordem de compra, estes dados se aplicam:

  • valor da ordem de compra: USD 100
  • moeda local: EUR
  • taxa de câmbio interna: USD 1 = EUR 0,937012
  • taxa de câmbio de compra: USD 1 = EUR 0,936344.

Isso resulta nestes lançamentos para a transação de Ordem de compra/recebimento:

TipoContaValor (débito)Valor (crédito)
Déb.Trânsito temporárioEUR 93,70-
Créd.Provisão da fatura-EUR 93,63
Créd.Ganhos e perdas de câmbio-EUR 0,07

 

Conta de conversão de moeda

Os valores relacionados em diferentes moedas são lançados em uma conta de conversão de moeda. Todas as transações em moedas diferentes na conta de provisão da fatura possuem uma relação de um para um com uma transação na conta de conversão de moeda.

Por exemplo, se o valor de uma ordem de venda é expresso em USD e a moeda da fatura é CAD, o valor da ordem de venda e o da fatura são lançados na conta de conversão de moeda. Quando você aprova a fatura, o valor da fatura é convertido na moeda da ordem com a taxa de câmbio da data e hora da fatura.

Se o valor calculado da ordem for diferente do valor original da ordem, estas regras se aplicarão:

  • Se a diferença ocorrer devido a alterações da taxa de câmbio entre a data da ordem e data da fatura, a diferença será lançada de acordo com o mapeamento definido para o tipo de documento de integração Variações cambiais.
  • se não tiver ocorrido nenhuma alteração na taxa de câmbio, os valores da diferença serão lançados de acordo com o mapeamento definido para o tipo de documento de integração Ordem de compra/variação de preço, usando a conta de conversão de moeda como uma conta temporária.

É possível selecionar as dimensões e contas de conversão de moeda para a companhia financeira na sessão Parâmetros da companhia (tfgld0503m000). Para as contas de conversão de moeda, não defina o campo Análise de moeda como Necessário, Calcular dif. monetária na sessão Plano de contas (tfgld0508m000).

Exemplo de conversão de moeda

A moeda de uma ordem de compra é USD e a moeda da fatura é CAD. Para as transações de integração, são feitos estes lançamentos:

EventoTipoContaMoeda
Recebimento Déb.EstoqueMoeda local convertida de USD, com a taxa da ordem.
Recebimento Créd.Provisão da faturaUSD
Registro da fatura Déb.Faturas registradasCAD
Registro da fatura Créd.Contas de controle ACPCAD
Aprovação da fatura Déb.Provisão da faturaUSD, convertida de CAD, com a taxa da fatura.
Aprovação da fatura Créd.Faturas registradasUSD
Pagamento Déb.Conversão de moedaCAD
Pagamento Créd.Conversão de moedaCAD
Pagamento Déb.Contas de controle ACPCAD
Pagamento Créd.Conta bancáriaCAD

 

Conta de contrapartida de variações cambiais

As variações cambiais são calculadas e lançadas em uma conta de contrapartida de variações cambiais.

Para cada transação de Gestão de operações (para cada área de reconciliação), o LN fornece um tipo de documento de integração separado para o mapeamento das variações cambiais. O tipo de transação usado para lançar as variações cambiais deve ser da categoria Lançamentos Contábeis.

Todos os lançamentos na conta de provisão da fatura são feitos nas moedas da transação. Portanto, se você executar a sessão Baixar variações cambiais (tfgld5201m000) ao fechar um período financeiro, essas transações serão incluídas no processo. As diferenças entre o valor do recebimento e o valor da fatura devido a alterações de taxa entre a data do recebimento e a data da aprovação da fatura são lançadas em uma conta de contrapartida separada para variações cambiais na provisão da fatura.

Estas regras se aplicam às contas de contrapartida de variações cambiais:

  • uma conta de contrapartida única é vinculada a cada conta contábil em que a moeda da transação pode ser diferente das moedas locais. Ao criar tal conta contábil (por exemplo, uma conta de WIP ou uma conta de caixa), é necessário definir a conta de contrapartida de variações cambiais para a conta contábil.
  • a conta de contrapartida de variações cambiais deve ter a mesma conta pai que a conta à qual ela está vinculada.
  • a conta de contrapartida de variações cambiais deve ser uma conta Estatutário do tipo Patrimonial. Como a conta é uma conta de controle, não é possível criar transações manuais nela.
  • na guia Dimensões da sessão Plano de contas (tfgld0508m000), as configurações da conta de contrapartida de variações cambiais devem corresponder às configurações correspondentes da conta contábil recém-criada à qual ela está vinculada. Se elas não se conciliarem, o LN solicitará que você faça com que as configurações correspondam. Contanto que a caixa de seleção Conta de integração esteja indisponível, a mesma conta (nova) poderá ser usada também como a conta de contrapartida. Nesse caso, as opções de dimensão poderão ser selecionadas conforme necessário.

Alguns exemplos de contas que exigem uma conta de contrapartida de variações cambiais são:

  • das integrações: contas de WIP e contas de GDNI
  • internamente em Finanças: contas bancárias, contas de caixa e assim por diante.