O processo de reconciliação

É possível distinguir dois processos de reconciliação e análise financeira:

  • a análise financeira geral de todas as áreas de reconciliação
  • A reconciliação e análise financeira das mercadorias recebidas não faturadas (GRNI), que são representadas pela área de reconciliação Provisão da fatura 3. Consulte O processo de reconciliação GRNI.

É possível executar a análise financeira e a reconciliação por grupo de reconciliação. O processo de análise financeira e reconciliação é composto por estes passos:

  1. Feche o período financeiro para que não seja possível inserir nenhuma transação nova.
  2. Calcule e lance as variações cambiais e diferenças de arredondamento.
  3. Imprima o balancete.
  4. Se necessário, crie um saldo de abertura para reconciliação
  5. Imprima os dados de reconciliação.
  6. Compare os relatórios.
  7. Reestruture o histórico da conta contábil conforme necessário e gere os relatórios novamente.
  8. Aceite as transações de reconciliação que podem ser equilibradas.
  9. Analise os dados.
  10. Exibir os detalhes da transação
  11. Crie as transações de correção necessárias.
  12. Lance as transações de correção.
  13. Aceite os dados de reconciliação.

Abaixo são fornecidas instruções detalhadas para esses passos.

O processo de reconciliação
Passo 1. Fechar períodos

Normalmente a reconciliação é realizada em um período fiscal específico. Antes de iniciar o processo de reconciliação, use a sessão Fechar períodos (tfgld1206m000) para fechar o período de integração para que não seja possível inserir nenhuma transação nova.

No entanto, se você gerar e imprimir os relatórios de reconciliação, o LN não verificará o status do período. É possível imprimir os relatórios sempre que desejar, independentemente do status do período.

Passo 2. Lançar as variações cambiais

Para calcular as variações cambiais causadas por erros de arredondamento e por flutuações das taxas de câmbio e lançá-las nas contas contábeis apropriadas antes de realizar o processo de reconciliação, é possível executar estas sessões:

  • Baixar variações cambiais das contas de integração (tfgld4295m400)
  • Baixar variações cambiais de arredond. das contas de integr. (tfgld4295m500).

Importante!

Para evitar diferenças de arredondamento, será necessário executar a sessão Baixar variações cambiais de arredond. das contas de integr. (tfgld4295m500) se algum dos itens a seguir se aplicar:

  • Se o imposto de despesa for usado, execute essa sessão para o grupo de reconciliação de variação temporária.
  • No caso de ordens de compra rastreadas, execute essa sessão para os grupos de reconciliação de provisão da fatura.

Finalize os lotes das transações de variações cambiais. Para mais informações, consulte o Contas de variações cambiais.

Passo 3. Imprimir o balancete

Use a sessão Imprimir balancete de verificação (tfgld3402m000) para imprimir o balancete das contas contábeis de integração que deseja analisar.

Passo 4. Se necessário, crie um saldo de abertura para reconciliação

Se tiver arquivado transações que ainda contribuem para o grupo de reconciliação (por exemplo, transações de estoque), será possível criar saldos de abertura para eliminar as diferenças nos dados de reconciliação. Use a sessão Saldos em aberto para reconciliação (tfgld4195m000).

Para criar saldos de abertura para elementos de reconciliação e objetos de negócios específicos, é possível selecionar uma transação na sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000) e selecionar Criar saldo de abertura de reconciliação no menu Visualizações, Referências o Ações.

Passo 5. Imprimir os dados de reconciliação

Use a sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000) ou Imprimir dados de reconciliação do projeto (PCS) em curso (tfgld4495m300) para imprimir um relatório de reconciliação.

Neste estágio do processo, é possível imprimir um relatório padrão.

  • Para imprimir os subtotais em um nível alto (por exemplo, por elemento de reconciliação), selecione estas caixas de seleção:

    • Imprimir relatório de resumo
    • Comparar reconciliação com contabilidade finalizada
    • Suprimir saldos zero.
  • Para imprimir os subtotais no nível do elemento de reconciliação, selecione uma das caixas de seleção a seguir, conforme necessário, na seção Grupo especificado por da guia Opções:

    • Elemento reconciliação
    • Conciliação de elementos de reconciliação.

Para mais informações, consulte o Para imprimir os relatórios de reconciliação.

Passo 6. Comparar o balancete e os saldos no relatório de dados de reconciliação

É possível aceitar os dados de reconciliação para as contas contábeis em que os valores são conciliados. Continue no Passo 8 Aceitar os dados de reconciliação.

Passo 7. Reestruturar o histórico

Se os valores no relatório de reconciliação não corresponderem aos valores no balancete, será possível primeiro reestruturar o histórico das contas contábeis sendo analisadas.

Use a sessão Reestruturar saldo de abertura/histórico das transações (tfgld3203m000) e selecione as três caixas de seleção:

  • Saldo abertura
  • Reconstruir histórico de conta pai
  • Reconstruir histórico de dimensão mãe.

Volte para o Passo 4 Imprimir o balancete.

Passo 8. Aceitar os dados de reconciliação

Aceite os dados de reconciliação das contas contábeis para as quais não há nenhum problema. Selecione o grupo de reconciliação na sessão Aceitar dados de reconciliação (tfgld4295m000). Depois, selecione o intervalo de contas contábeis para as quais deseja aceitar os dados de reconciliação.

Nota As contas de estoque e as contas finais devem primeiro ser analisadas antes que seja possível aceitar os dados de reconciliação.

Passo 9. Analisar os saldos no relatório de dados de reconciliação

Se os valores no relatório de reconciliação não corresponderem aos valores no balancete, será possível realizar várias ações dependendo do tipo do problema e das suas necessidades de auditoria.

Use a sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000) para imprimir um relatório das transações que não puderam ser reconciliadas. Nesse estágio, é possível desmarcar a caixa de seleção Comparar reconciliação com contabilidade finalizada porque a relação entre os dados de reconciliação e o balancete já foram examinados.

Se desejar (e para contas que não sejam contas de estoque ou contas finais), é possível selecionar a caixa de seleção Imprimir apenas transações não aceitas. Comece imprimindo um relatório sem muitos detalhes. Para mais informações, consulte o Para imprimir os relatórios de reconciliação.

Se não for possível explicar facilmente as diferenças, selecione estas caixas de seleção na sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000) para imprimir um relatório mais detalhado:

  • Detalhes de logística
  • Detalhes financeiros.
Passo 10. Exibir os detalhes da transação

Na sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000), use as várias opções para exibir os detalhes da transação.

Por exemplo, se você selecionar uma linha, será possível selecionar no menu Visualizações, Referências o Ações:

  • Zoom para a origem da transação para exibir a transação original na Gestão de operações
  • Transações de integração para exibir os detalhes de mapeamento e detalhes de lançamento da transação.

Para referência, também é possível imprimir os relatórios correspondentes dos dados logísticos na Gestão de operações.

Se estiver convencido de que os dados financeiros estão corretos, continue no Passo 13 Aceitar os dados de reconciliação.

Passo 11. Fazer correções

É possível criar manualmente as transações corretivas para lançamentos que estão incorretos. Para mais informações, consulte o Para criar uma transação de correção. Esse tipo de correção resolve as discrepâncias em Finanças. Ele não resolve as diferenças entre o balancete e o relatório de reconciliação. Tais diferenças devem ser resolvidas por um especialista.

Em seguida, repita o processo de reconciliação, começando no Passo 9: Analisar os saldos no relatório de dados de reconciliação. É possível imprimir um relatório de reconciliação que inclui as correções não lançadas.

Passo 12. Lançar correções de reconciliação

Use a sessão Lançar correções de reconciliação (tfgld4295m300) para lançar as transações de correção nas contas de Contabilidade.

Em seguida, volte para o Passo 3, Imprimir o balancete.

Passo 13. Aceitar os dados de reconciliação

Se não for necessária mais nenhuma correção para o grupo de reconciliação, selecione o grupo de reconciliação na sessão Aceitar dados de reconciliação (tfgld4295m000). Depois, selecione o intervalo de contas contábeis para as quais deseja aceitar os dados de reconciliação.

Se desejar, é possível selecionar a caixa de seleção Selecionar objeto comercial específico para aceitar os dados de reconciliação para um objeto de negócios específico ou um intervalo de objetos de negócios.

É possível selecionar a caixa de seleção Apenas débito/crédito equilibrados para aceitar a maioria das transações. É necessário inserir os valores de tolerância em cada uma das moedas locais.

Quando você clica em Processar, o LN verifica várias condições e define o status das transações que atendem às condições como Aceito. Na sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000), é possível visualizar o status da transação e desmarcar a caixa de seleção Aceito se necessário.

Se você realizou o processo de reconciliação para vários grupos de reconciliação, é possível finalizar o processo e preparar os dados de reconciliação para exclusão. Para mais informações, consulte o Para concluir o processo de reconciliação.